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Um pedagogo comprometido com o seu tempo e com a sociedade brasileira reconhece na prática que não se erradica o analfabetismo se não se erradica a pobreza. Com esta compreensão, em termos de práticas educacionais, é correto afirmar que:
A educação infantil no país deve ser redesenhada e assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
O ensino fundamental no país deve ser redesenhado e a educação infantil assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
A educação infantil no país deve ser redesenhada e o ensino fundamental deve assumir a maior parte das verbas por parte dos órgãos públicos.
Para dar prioridade ao atendimento da educação infantil, é necessário que haja a educação de adultos dos pais de família para que possam colaborar com os professores de seus filhos.
Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:
direitos civis, direitos filosóficos e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos científicos.
direitos civis, direitos sociais e direitos pedagógicos.
Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:
O cotidiano é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem, devendo ser evitado, preferencialmente, em seus locais de trabalho.
O livro didático é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:
Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.
Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.
A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.
O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço com observação permanente, orientando as escolhas das brincadeiras.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão do pedagogo. É o pedagogo que dá sentido aos jogos e às brincadeiras infantis.
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço e impondo as regras necessárias.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão da criança. É a criança que dá sentido aos jogos e às brincadeiras.
A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:
É uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e nem sempre intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade intencional de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:
Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.
Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:
É preciso que os alunos com maior potencial cognitivo sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
É preciso que todos os alunos sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
A escola é ela mesma um local de trabalho, no entanto, não sofre as influências da sociedade em que está inserida.
Apesar de pertencer ao mundo do trabalho, não compete a escola dar condições para que se discuta as relações de trabalho que os educandos estão inseridos.
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