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Com a GLOBALIZAÇÃO da sociedade, a categoria "infância" tem sofrido impactos, pois a globalização, ao mesmo tempo em que inclui alguns, permitindo o acesso aos bens culturais, exclui outros que ficam à margem da sociedade, interferindo de maneira direta nos papéis vivenciados pelas crianças. Diante do exposto, reflita sobre os demais aspectos que influenciam nos papéis sociais, atribuídos à infância, assinalando a alternativa correta.
Diferentes variáveis sociais influenciam nos papéis sociais atribuídos à infância, tais como a classe social, a etnia, a religião, a idade, entre outros.
Os papéis sociais atribuídos à infância são influenciados apenas pelo seu desenvolvimento biológico e pelos aspectos psicológicos.
Os papéis sociais atribuídos à infância, são definidos pelo desenvolvimento das ciências e das tecnologias.
No interior da sociedade globalizada, os papéis sociais atribuídos à infância são definidos a partir de aspectos singulares do desenvolvimento infantil.
A dicotomia entre o cuidar/educar, tão amplamente discutido no âmbito da educação infantil, supõe a definição de propostas pedagógicas adequadas que apontem para a superação desse impasse. Das alternativas selecionadas, assinale aquela que aponta para tal superação.
O cuidado e a educação estão inerentes a qualquer proposta pedagógica; estar consciente deste fato, supõe o respeito às aquisições individuais das crianças sem a intervenção de terceiros.
Toda prática pedagógica necessita criar condições para satisfazer as necessidades físicas das crianças. Assisti-las em seu processo de construção é fundamental, dado o seu grau de dependência para a realização de tarefas.
A prática pedagógica com crianças de zero a seis anos necessita da organização de atividades integradas, em que a assistência e a educação não estejam hierarquizadas, contribuindo, dessa forma, para a formação da criança.
Cuidar e educar, implica assistir as carências das criança, suas necessidades físicas, buscando para isso integralizar atividades que influenciem na construção do seu desenvolvimento físico.
Compreender a infância como construção histórica, isto é, compreender as crianças como sujeitos históricos implica:
tomar como ponto de partida o universo em que a criança está inserida, seu processo particular e natural de se relacionar com o mundo, buscando, para isso, o desenvolvimento de práticas adequadas ao seu nível biológico e psicológico.
respeitar os contextos infantis, valorizar a natureza biológica e psicológica de cada criança, a especificidade de seu mundo mágico e suas diferentes formas de adaptação ao meio-ambiente.
considerar a classe social em que a criança está inserida, seu processo de socialização no interior da família e da comunidade, procurando conhecer às interações sociais as quais esta sujeita nesses diferentes contextos.
buscar conhecer o contexto social da criança, considerando sua natureza infantil, seus fatores biológicos e psicológicos como determinantes para a organização da prática pedagógica.
Enumere a coluna B de acordo com a tendência pedagógica descrita na coluna A:
Coluna A
1. Abordagem tradicional.
2. Abordagem comportamentalista.
3. Abordagem humanista.
4. Abordagem cognitivista
5. Abordagem sócio-cultural.
Coluna B
( ) O conhecimento é considerado como uma construção humana. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada pela formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no individuo.
( ) Toda ação educativa para ser valida, deve, necessariamente, ser precedida tanto de uma reflexão sobre o homem como de uma análise do meio de vida desse homem concreto.
( ) A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista: o conhecimento é o resultado direto da experiência.
( ) Todo aluno tem potencialidade para aprender a tendência e realizar essa potencialidade, todo aluno possui capacidade organísmica de valoração e a criatividade é função da autoavaliação.
( ) A realidade é algo que será transmitido ao individuo, principalmente pelo processo de educação formal, além das outras instâncias, como família e Igreja.
A seqüência correta da Coluna B, de cima para baixo é:
5, 3, 4, 1, 2.
4, 5, 2, 3, 1.
1, 2, 5, 4, 3.
4, 2, 3, 1, 5.
Entender as instituições educacionais hoje pressupõe compreendê-las e colocar em relação com novos paradigmas acerca das funções do conhecimento, da relação escola - sociedade e das interações produzidas nestes contextos. Diante da afirmação acima, escreva "C" para as alternativas corretas e "E"para as alternativas erradas.
( ) Edgar Morin na busca do "ser"e do "saber", aponta para um caminho em que as novas descobertas e certezas se elaboram, compreendendo o ser humano ao mesmo tempo sujeito e objeto de sua construção e mundo.
( ) A produção da profissão docente/professor reflexivopesquisador associados com desenvolvimento de habilidades e competências buscam apresentar um perfil docente que de conta das novas dimensões do conhecimento, das relações interpessoais, entre outras, investigando novas análises.
( ) A educação instrumento centrado em si mesma tem como atribuição a única e exclusivamente, assegurar aos indivíduos a transmissão de conteúdos científicos, sistematizados e produzidos ao longo da história da humanidade.
( ) A reflexão do trabalho docente guarda estreita vinculação com o pensamento e a ação nas situações reais e históricas em que os professores se encontram. Não é uma atividade individual, pois pressupõe relações sociais que servem aos interesses humanos.
( ) O professor como sujeito que não reproduz apenas o conhecimento pode fazer do seu próprio trabalho em sala de aula, um espaço de práxis docente e de transformação humana.
A seqüência é:
E, C, E, C, E.
C, C, C, E, C.
E, E, C, E, C.
C, C, E, C, C.
Desenvolver a educação em âmbito municipal, nos remete necessariamente a uma análise da organização dos conteúdos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que os agrupa, em três grandes categorias. Quais sejam:
Conteúdos conceituais, que envolvem conceitos simbólicos, conteúdos reais, que envolvem os conceitos científicos e conteúdos éticos, que envolvem os comportamentos.
Conteúdos científicos, conteúdos não científicos e conteúdos comportamentais.
Conteúdos humanos que envolvem conceitos de História, Geografia, Filosofia, etc., conteúdos científicos, que envolvem conteúdos das Ciências Naturais, da Química, da Física, Matemática, etc. e conteúdos comportamentais que envolvem conceitos de como ser um bom aluno, bom cidadão, etc.
Conteúdos conceituais envolvem fatos e princípios; conteúdos procedimentais e conteúdos atitudinais, que envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
Nos fundamentos que postulam conceitos sobre a formação de professores, estão presentes as concepções: acadêmica, tecnológica e prática. Muito se tem discutido que a prática docente tem que estar alicerçada na concepção do professor reflexivo: Pensando nesta reflexivilidade, enumere correspondentemente as características do professor, quanto:
1 - Reflexividade crítica
2 - Reflexividade neoliberal (linear, dicotômica, pragmática)
( ) Fazer pensar, a relação teoria e prática.
( ) Preocupação com a preensão das contradições.
( ) Agente de uma realidade pronta e acabada.
( ) Reflexividade de cunho sócio-crítico e emancipatório.
( ) Reflexividade cognitiva e mimética.
( ) Atuação dentro da realidade instrumental.
A seqüência é:
1, 2, 1, 2, 1, 1.
1, 1, 1, 2, 2, 2.
1, 1, 2, 1, 2, 2.
2, 1, 2, 2, 1, 1.
Quando falamos em constituição de sujeitos, produzidos pela inserção social num determinado espaço geográfico e momento histórico, é de fundamental importância observarmos que este sujeito pode ser analisado através de algumas categorias: etnia, classe, geração, orientação sexual, gênero, entre outras. Os Parâmetros Curriculares Nacionais tratam as questões de gênero e orientação sexual como temas transversais, propondo os seguintes conteúdos:
Doenças sexualmente transmissíveis, corporeidade espiritual, gênero e o homossexualismo, sexualidade precoce, normalidades e anormalidades no desenvolvimento sexual da criança.
Violências sexuais, corpo e relações de gênero, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, sexualidade na educação básica.
Estigmas sexuais, doenças sexualmente transmissíveis, gênero e avaliação escolar, corpo, orientação sexual.
Sexualidade, manifestações sexuais na escola, corpo, relações de gênero e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
A abordagem sócio-cultural cuja obra referente mais significativa e difundida é a de Paulo Freire percebe a prática educativa a partir dos seguintes pressupostos básicos:
Ensino centrado no aluno, o que implica técnicas de dirigir sem dirigir, ou seja, dirigir o aluno à sua própria experiência para que, dessa forma, ela possa estruturar-se e agir. O professor se abstém de intervir diretamente no campo cognitivo e afetivo do aluno.
É responsabilidade do professor assegurar a aquisição do conhecimento. O ensino corresponde ao arranjo ou à disposição de contingências para uma aprendizagem eficaz. A ênfase da proposta de aprendizagem dessa abordagem se encontra na organização (estruturação) dos elementos para as experiências curriculares.
A ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são instruídos e ensinados pelo professor. A educação está subordinada à instrução, considerando a aprendizagem do aluno como um fim em si mesmo: os conteúdos e as informações têm de ser adquiridos, os modelos imitados.
Educação problematizadora ou conscientizadora. Desenvolvimento da consciência crítica e a liberdade como meios de superar as contradições da educação bancária. A dialogicidade é a essência desta educação. Educador e educando são sujeitos de um processo em que crescem juntos.
Quanto a Pedagogia Brasileira é correto afirmar:
A pedagogia de cunho religioso católico reproduzia, em muitos aspectos os preceitos educacionais do protestantismo, que foi responsável pelo ensino no Brasil por mais de duzentos anos.
A pedagogia tradicional muito deve aos princípios do jesuitismo. A Pedagogia Tradicional compôs-se na verdade das teorias pedagógicas modernas americanas e alemãs, com substrato comum no herbartismo.
Para o pensamento da Pedagogia Libertária, a tríade capitalismo, Estado e Igreja, representavam a sociedade moderna, que deveria se firmar como Estado-nação brasileira.
O movimento Escola Nova enfatizou os métodos tradicionais da Pedagogia Tradicional, dando ênfase ao trabalho pedagógico centrado no professor.
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