Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.
Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.
A professora solicitou a seus alunos que descobrissem, pela tabela, qual a capital mais distante do Rio de Janeiro. Com isso, objetivou:
utilizar a régua como padrão de medida.
trabalhar grandezas de naturezas diferentes.
comparar grandezas da mesma natureza.
descobrir a distância entre as capitais.
analisar as grandezas das regiões brasileiras.
Segundo Ferreiro (2001), as garatujas devem ser interpretadas como escritas verdadeiras porque:
se baseiam em outro sistema diferente do sistema alfabético.
se configuram como rabiscos sem significação no plano representativo.
são desenhos infantis primitivos.
são formas criativas de fácil interpretação.
representam produções, embora desviantes ou desorganizadas.
Segundo Smolka (1998), a questão "Para quem eu escrevo o que escrevo e por quê?" define uma concepção de alfabetização caracterizada pela:
aprendizagem automática de vocábulos isolados.
repetição e reprodução de palavras e frases feitas.
interação com o outro pelo trabalho de escritura.
prontidão para a execução das tarefas escritas.
capacidade de soletrar fluentemente para o grupo.
A professora Glória não abria mão do uso do livro didático em quase todos os momentos do cotidiano escolar. A professora Cibele, sua colega de escola, buscava ser mais criativa, mantendo o livro didático como apoio, sem centrar seu trabalho exclusivamente neste material. Em uma conversa na sala de professores, Cibele incentivou a colega a utilizar recursos didáticos alternativos, afirmando que os livros didáticos:
I - determinam as questões fundamentais de cada componente curricular;
II - costumam selecionar dimensões culturais ignorando manifestações genuínas e comumente marginalizadas;
III - estimulam a pesquisa em outras fontes de informação;
IV - proporcionam articulação entre os diferentes campos do conhecimento;
V - estabelecem a forma e a seqüenciação das tarefas e do conteúdo da avaliação.
Correspondem a uma crítica ao uso excessivo do livro didático as afirmativas:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
II e IV, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e V, apenas.
O professor Marcos aplicou alguns instrumentos de avaliação a seus alunos, como trabalhos, testes e provas. Ao final do bimestre, verificou que a maioria tinha atingido notas muito abaixo do esperado. Sob o ponto de vista de uma avaliação que efetivamente diagnostique o processo de ensino e de aprendizagem, o procedimento que se espera desse professor é que:
elabore instrumentos de avaliação mais fáceis no bimestre seguinte, para que os alunos possam obter notas melhores e atingir uma média aceitável.
considere os resultados como produto de desatenção e indisciplina dos alunos, o que proporcionará mudança de postura e melhor aproveitamento no bimestre seguinte.
desconsidere as notas obtidas e os instrumentos de avaliação aplicados e lance nos boletins dos alunos as notas que julgar que cada aluno mereça.
passe a adotar os trabalhos em grupo como forma exclusiva de avaliação, pois motivam mais os alunos e facilitam a obtenção de boas notas pelos mais fracos.
utilize os resultados para avaliar e redimensionar seu próprio trabalho, retornando aos conteúdos com uma nova abordagem metodológica.
A professora Carla costuma planejar detalhadamente suas aulas. A professora Janaína, contudo, prefere não planejar, agindo muitas vezes de modo improvisado com seus alunos. Conversando a respeito do tema, a professora Carla falou à colega da importância do planejamento escolar que, em um contexto educacional que vise à formação para a democracia e a cidadania, tem como uma função fundamental:
facilitar o controle administrativo exigido pela equipe pedagógica da escola através do preenchimento sistemático de formulários.
explicitar os princípios, objetivos e os procedimentos didáticos para articular as tarefas da escola com as exigências do contexto social.
assegurar a fragmentação própria do trabalho docente, uma vez que objetivos, conteúdos, métodos e processos de avaliação são realidades indissociáveis.
garantir ao docente a comodidade de planificar todo o seu trabalho no início do ano letivo, a fim de que se possa dedicar a outras tarefas importantes no decorrer do ano.
oferecer uma diretriz de ação docente para tornar único e linear o lançamento dos conteúdos, a fixação e a avaliação da aprendizagem.
Uma forma de dar maior qualidade ao trabalho pedagógico, evitando repetência e evasão, é o trabalho em equipe de professores, através do qual todos assumem a responsabilidade pelos alunos de forma conjunta. De acordo com as idéias de Perrenoud (2001), a atuação em equipe traz benefícios à escola porque:
cria grupos dentro do corpo docente, distinguindo os que atuam em equipe e os que preferem a autonomia.
constitui um "contrapoder" diante da direção, no necessário jogo de forças no contexto escolar.
contesta as regras comuns e ameaça a ordem tradicional, pois este tipo de organização é mais forte do que pessoas isoladas.
rompe com o individualismo, flexibiliza as classes, descentraliza a gestão e introduz novas idéias.
estabelece um nicho dentro da escola, interfere nos procedimentos burocráticos e necessita de recursos suplementares.
Analise a situação a seguir e responda às questões 19 e 20.
A professora Vânia costuma circular pela escola com seus alunos distribuídos em duas filas: uma de meninos e outra, de meninas. Em sala de aula, quando realiza um jogo didático, a competição se faz também entre meninas e meninos. Quando precisa dar um exemplo prático sobre algum conteúdo, se for um aspecto que evoque fragilidade e ternura, vale-se de situações da vida das meninas; se evocar vigor e agressividade, utiliza-se de situações que acredita serem do universo dos meninos.
Práticas cotidianas comuns, como as descritas no caso acima, ilustram um tipo de discussão sobre o currículo que questiona a forma como as diferenças de gênero são tratadas na escola. Esta discussão, caracteristicamente crítica, aponta que o currículo escolar vivido desta forma:
desfaz as práticas e concepções sexistas e competitivas, enfatizando a necessária igualdade entre os gêneros.
estimula que os alunos explicitem suas dúvidas acerca da sexualidade e expõe o debate sobre as diferentes opções neste campo.
constrói destinos sociais e produz identidades de gênero marcadas por diferenciação hierárquica, pouco contribuindo para a formação de vínculos de solidariedade.
respeita a pluralidade cultural e evita a exclusão de alunos dos ambientes onde forçosamente seriam discriminados.
demonstra que os problemas sociais advindos das diferenciações de gênero já foram superados no interior da escola, a partir da introdução de um currículo crítico.
Analise a situação a seguir e responda às questões 19 e 20.
A professora Vânia costuma circular pela escola com seus alunos distribuídos em duas filas: uma de meninos e outra, de meninas. Em sala de aula, quando realiza um jogo didático, a competição se faz também entre meninas e meninos. Quando precisa dar um exemplo prático sobre algum conteúdo, se for um aspecto que evoque fragilidade e ternura, vale-se de situações da vida das meninas; se evocar vigor e agressividade, utiliza-se de situações que acredita serem do universo dos meninos.
Os procedimentos utilizados pela professora Vânia fazem parte do currículo escolar?
Sim, pois o currículo envolve o conjunto de conhecimentos, habilidades, valores e hábitos, organizados pedagógica e didaticamente, como também os não explicitados.
Sim, pois o currículo é prioritariamente o resultado de ações espontâneas e não intencionais vivenciadas na escola e sistematizadas ao término de cada ano letivo.
Sim, pois o currículo é a prática didática empreendida pelo professor junto aos alunos, tendo em vista a mudança de atitudes e valores comportamentais.
Não, pois o currículo corresponde ao registro de todas as atividades profissionais realizadas por um indivíduo, visando a apresentar suas competências e habilidades.
Não, pois o currículo é a listagem de matérias a serem transmitidas aos alunos e que são impostas pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais e Municipais.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam uma série de temas transversais, dentre os quais a ética tem lugar de destaque. Em uma determinada escola, a equipe pedagógica definiu que o tema deveria ser trabalhado em aulas de Ensino Religioso. De acordo com as propostas dos PCN, este tipo de abordagem do tema ética:
contempla a orientação oferecida pelo documento, pois é da natureza do ensino religioso a discussão de questões éticas e de valores morais.
é coerente, apesar de o ensino acerca do fenômeno religioso envolver conteúdos próprios e não estar orientado para a formação de condutas morais
cria uma especialidade que o isola do currículo, comprometendo o princípio da transversalidade, e não reconhece sua presença nas experiências que ocorrem na escola e fora dela.
revela que a escola está buscando superar o duplo sistema de valores existentes em seu meio e na sociedade, através de ações que desvelem o Bem e o Mal.
ajuda os alunos a compreender que a ética é um fator aglutinador que está presente em todas as religiões, pois só é possível assumir posturas éticas por meio de uma prática religiosa.
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