Questões de Pedagogia do ano 2005

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

A educação é equivalente à socialização, mas só alcançará seus objetivos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade define como condições necessárias a sua manutenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da história da educação, julgue o item abaixo.

Há entre o sistema de ensino elementar para crianças e a educação de jovens e adultos uma grande uniformidade, na primeira metade do século XX, em relação aos esforços envidados para a expansão do atendimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A tendência a valorizar a participação do aluno de forma crítica e dinâmica como maneira interativa de proporcionar a construção do conhecimento é muito bem aceita no meio educacional. O "parangolé" de Oiticica e a arte digital constituem expressões da Pedagogia Interativa, que enfatiza a co-autoria entre professor e aluno. Essas experiências pedagógicas se caracterizam pela

  • A.

    disponibilização de domínios de conhecimento a serem modelados de forma dialogada e imprevisível.

  • B.

    imersão sobre um tema apresentado e a construção de representações dialogadas e com um modelo de performance previamente estipulado.

  • C.

    navegação em torno de um tema social e político, reproduzindo aspectos da realidade local e/ou de uma obra já conhecida.

  • D.

    proposição e exploração de conteúdos de forma não previsível, acrescentando informações pesquisadas no mundo digital.

  • E.

    apresentação de elementos de um conhecimento a ser trabalhado coletivamente, com participantes previamente escolhidos pelo professor.

Ao participar do projeto de trabalho "As dietas dos animais", as turmas das séries iniciais do 1º ciclo do Ensino Fundamental confeccionaram um terrário com caracóis, minhocas e pequenas plantas. Fizeram, ainda, visita ao aquário municipal, onde tiveram oportunidade de entrevistar o funcionário por ele responsável. Essas experiências possibilitaram a:

I - formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de alimentação dos seres vivos;

II - organização e registro das formas de sobrevivência dos seres vivos através de desenhos e esquemas;

III - investigação de diversos ambientes naturais e a verificação de que todos apresentam seres vivos, água, luz e calor.

 Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas

  • E.

    I, II e III.

A escola contribui para a superação do preconceito de que a Matemática é um conhecimento produzido exclusivamente para determinados grupos sociais ou sociedades mais desenvolvidas, quando:

I - valoriza o saber matemático, intuitivo e cultural;

II - aproxima o saber escolar do universo cultural em que o aluno está inserido;

III - desenvolve projetos envolvendo questões relevantes, como os direitos dos cidadãos;

 IV - promove campeonatos e competições entre indivíduos talentosos.

Estão corretas as contribuições:

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    II e IV, apenas.

  • C.

    I, II e III, apenas.

  • D.

    I, III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

Segundo os PCN, o trabalho de campo é um recurso indispensável ao desenvolvimento do conhecimento científico. Desse modo, uma professora do 1o ciclo do Ensino Fundamental organizou uma caminhada nos arredores da escola, com o objetivo de observar diretamente a paisagem local.

São procedimentos a serem adotados pela professora para o sucesso da atividade:

 I - conhecer o local;

 II - avaliar as condições de segurança;

III - preparar lista de tarefas para os alunos memorizarem;

IV - selecionar os aspectos a serem observados;

 V - definir o tempo necessário para a atividade.

Estão corretos os procedimentos:

  • A.

    III e IV, apenas.

  • B.

    I, III e IV, apenas.

  • C.

    II, IV e V, apenas.

  • D.

    I, II, III e V, apenas.

  • E.

    I, II, IV e V, apenas.

Em uma turma de 2º ciclo do Ensino Fundamental, a professora, trabalhando o conteúdo de espaço e forma, propôs o desafio:

Ao final, os alunos fizeram as seguintes afirmações sobre o desafio:

I - "Arrumamos os 6 palitos em forma de pirâmide."

II - "Não é possível formar 4 triângulos iguais com 6 palitos."

 III - "É possível formar só 2 triângulos iguais com 5 palitos e sobra 1 palito."

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Uma situação-problema na qual os alunos deverão calcular a receita para 30 porções tem como objetivo:

  • A.

    comparar e organizar coleções pela quantidade de elementos.

  • B.

    identificar as regularidades em séries numéricas.

  • C.

    utilizar a decomposição das escritas numéricas para levantamento de produtos da região.

  • D.

    consolidar e construir significados da multiplicação em situação que envolva números naturais e número racional.

  • E.

    ler e escrever notações numéricas pela compreensão do valor posicional no sistema de numeração decimal.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

Segundo Almeida (2001), "os conhecimentos / habilidades de representação espacial devem ser desenvolvidos e aprofundados desde o 1o até o 4o ciclo [...]; são habilidades ligadas à leitura e à escrita, no sentido amplo de leitura e compreensão do mundo". Nessa concepção, ao realizar o trabalho de leitura de mapas em Geografia, o domínio da linguagem exigido é:

  • A.

    alfabético.

  • B.

    cartográfico.

  • C.

    matemático.

  • D.

    pictórico.

  • E.

    artístico.

Considere a situação abaixo para responder às questões de 33 a 35.

Uma professora do 2º ciclo do Ensino Fundamental, após a leitura de um mapa do Brasil, solicitou a seus alunos que organizassem uma tabela com as distâncias de algumas capitais em relação a Manaus.

As situações didáticas de leitura do mapa e elaboração de uma tabela referem-se a conteúdos conceituais e procedimentais que envolvem:

  • A.

    identificação de objetos no espaço.

  • B.

    reconhecimento de números naturais.

  • C.

    operações com números racionais.

  • D.

    estimativa de tempo e fusos horários.

  • E.

    tratamento da informação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...