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A avaliação da aprendizagem escolar é um elemento do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a avaliação tanto serve para avaliar a aprendizagem dos alunos quanto o ensino desenvolvido pelo professor. Numa perspectiva emancipatória, que parte dos princípios da auto- -avaliação e da formação, podemos afirmar que:
os alunos também devem participar dos critérios que servirão de base para a avaliação de sua aprendizagem.
os professores devem utilizar a avaliação como um mecanismo de seleção para o processo de ensino.
alunos e professores devem compartilhar dos mesmos critérios que possam classificar as aprendizagens corretas.
os alunos também devem registrar o processo de avaliação que servirá para disciplinar o espaço da sala de aula.
alunos e professores devem participar do processo de avaliação para criar mecanismos seletivos e classificatórios.
A visita ao campus de uma universidade, a ser realizada pelos alunos de uma escola de Ensino Médio, faz parte do trabalho de informação profissional. Os representantes de turma estão incumbidos de gerenciar a organização dos grupos de alunos por áreas de interesse na visita aos departamentos, coordenando interesses, disponibilidade de vagas e proximidade nos deslocamentos. As propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,
requerem mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado
examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.
solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.
avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional.
No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre
objetivos e conteúdos.
metodologia e avaliação
teoria e prática.
currículo e programa.
transversalidade e interdisciplinaridade.
Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para
apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.
questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.
ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.
estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.
controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula
Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo
conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.
atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.
procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.
matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal
concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.
Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais especiais e, como tal, está amparado por legislação nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem. I – O atendimento educacional de alunos com necessidades especiais deve se dar nas classes comuns das escolas, no primeiro ciclo da educação fundamental. II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose, assim, qualquer tipo de discriminação. III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento dos aspectos curriculares. IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades especiais do aluno e a modalidade de atendimento escolar oferecida. É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):
IV, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar
a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.
a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.
a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.
a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal
o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.
Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de
conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.
trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.
comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.
busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares
desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.
O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque
cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.
antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.
genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.
transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.
psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.
Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora com as limitações decorrentes de uma turma numerosa. Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem de maneira a criar condições de melhor desempenho dos alunos, a professora deverá: I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento e necessitam "interpretação" do professor; II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo de gestão pedagógica da turma; III - saber que o conhecimento é construído na relação com o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma representação fragmentada, que requer a intervenção moral do professor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
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