Questões de Pedagogia do ano 2005

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A avaliação da aprendizagem escolar é um elemento do processo de ensino e de aprendizagem. Dessa forma, a avaliação tanto serve para avaliar a aprendizagem dos alunos quanto o ensino desenvolvido pelo professor. Numa perspectiva emancipatória, que parte dos princípios da auto- -avaliação e da formação, podemos afirmar que:

  • A.

    os alunos também devem participar dos critérios que servirão de base para a avaliação de sua aprendizagem.

  • B.

    os professores devem utilizar a avaliação como um mecanismo de seleção para o processo de ensino.

  • C.

    alunos e professores devem compartilhar dos mesmos critérios que possam classificar as aprendizagens corretas.

  • D.

    os alunos também devem registrar o processo de avaliação que servirá para disciplinar o espaço da sala de aula.

  • E.

    alunos e professores devem participar do processo de avaliação para criar mecanismos seletivos e classificatórios.

A visita ao campus de uma universidade, a ser realizada pelos alunos de uma escola de Ensino Médio, faz parte do trabalho de informação profissional. Os representantes de turma estão incumbidos de gerenciar a organização dos grupos de alunos por áreas de interesse na visita aos departamentos, coordenando interesses, disponibilidade de vagas e proximidade nos deslocamentos. As propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,

  • A.

    requerem mobilização de esquemas mentais e processos decisórios em um contexto uniforme, tecnologicamente estruturado

  • B.

    examinam o caráter metacognitivo dos alunos no uso de estratégias psicomotoras.

  • C.

    solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.

  • D.

    supõem saber agir, mobilizar recursos e esquemas cognitivos com seqüências programadas.

  • E.

    avaliam a mobilização de esquemas de pensamento e ação de forma acrítica, priorizando a dimensão relacional.

No Texto I, as "frutas exóticas e saborosas" são o tema a partir do qual se inserem conteúdos das áreas de Ciências Naturais, Saúde, Matemática e Geografia. Trata-se de uma teia de relações que se estabelece entre

  • A.

    objetivos e conteúdos.

  • B.

    metodologia e avaliação

  • C.

    teoria e prática.

  • D.

    currículo e programa.

  • E.

    transversalidade e interdisciplinaridade.

Ao observar a participação dos alunos de uma turma de 2a série durante a leitura do Texto IV, o professor deparou-se com comportamentos diferenciados que implicavam discriminação associada a gênero, explicitados em falas do tipo: "Poesia é coisa de mulherzinha". A intervenção do professor consistiu em destacar e debater o título, identificando as ações desses "meninos poetas" expressas no poema, e em propor uma pesquisa da biografia dos mesmos. Tal procedimento didático objetivou discutir as relações de gênero para

  • A.

    apontar os riscos de contágio e prevenção de DST.

  • B.

    questionar a rigidez dos padrões de conduta estabelecidos.

  • C.

    ensinar as relações entre saúde e defesa natural do corpo.

  • D.

    estudar os órgãos dos aparelhos reprodutores masculino e feminino.

  • E.

    controlar as manifestações acerca da sexualidade na sala de aula

Após encontrar o Texto VI no mural de um dos corredores da escola, um aluno de 4ª série chegou à sala de aula relatando sua descoberta: uma das ações do projeto "Comunidade Presente" obtivera o triplo de implementação em relação a outra ação do mesmo projeto até dezembro de 1998. A professora aproveitou a situação para sair da sala com toda a turma e levá-la até o mural. Lá chegando, promoveu uma discussão, perguntando inicialmente ao aluno que trouxera a informação como havia chegado àquela conclusão. Tal encaminhamento buscou desenvolver um conteúdo

  • A.

    conceitual de apreciação da ordem e correção na elaboração e apresentação de trabalhos.

  • B.

    atitudinal de interesse na leitura e análise dos elementos presentes em uma representação.

  • C.

    procedimental de curiosidade em conhecer a evolução histórica dos instrumentos de cálculo.

  • D.

    matemático, de ordenação de números naturais e racionais, na forma decimal

  • E.

    concreto de respeito e valorização do trabalho cooperativo como fonte de aprendizagem.

Paulo é um aluno que apresenta necessidades educacionais

especiais e, como tal, está amparado por legislação

nacional e estadual. Alguns de seus direitos no interior da

escola estão apresentados nas afirmativas que se seguem.

I – O atendimento educacional de alunos com necessidades

especiais deve se dar nas classes comuns das escolas,

no primeiro ciclo da educação fundamental.

II – O trabalho pedagógico deve envolver os mesmos materiais

didáticos utilizados pelos demais alunos, evitandose,

assim, qualquer tipo de discriminação.

III – Alunos que apresentam altas habilidades devem realizar

atividades que favoreçam o aprofundamento e o enriquecimento

dos aspectos curriculares.

IV – A avaliação deve variar segundo características das necessidades

especiais do aluno e a modalidade de atendimento

escolar oferecida.

É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    IV, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O impacto gerado pela sociedade da informação na escola evidencia nova demanda quanto ao papel social da escola e aos processos de aprendizagem, que devem valorizar

  • A.

    a instrumentalização de professores e alunos para uso de novas tecnologias de informação e conseqüente desenvolvimento das habilidades de leitura de textos descontínuos.

  • B.

    a investigação em fontes oficiais da informação sobre fatos sociais para a compreensão sistêmica do mundo em transformação.

  • C.

    a promoção, pelos professores, da organização e do relacionamento de informações oriundas de diferentes setores da sociedade para assimilação pelos alunos.

  • D.

    a promoção da cidadania planetária, baseada no empoderamento e no acesso às tecnologias avançadas que estimulam o raciocínio lógico-formal

  • E.

    o desenvolvimento de competências e de conhecimentos, capacidades e valores de forma integrada, formando saberes.

Um dos aspectos relevantes para a implementação dos processos de mudança pedagógica refere-se ao desenvolvimento, nos professores, de novas competências, dentre as quais a de

  • A.

    conhecimento e uso de tecnologias de informação como requisito profissional.

  • B.

    trabalho reflexivo em equipe, articulando teoria e prática.

  • C.

    comunicação com as famílias de forma direta e constante, por meio de serviço especializado com profissionais terceirizados.

  • D.

    busca de solução de conflitos, favorecendo a revitalização da autoridade docente e o restabelecimento de medidas disciplinares

  • E.

    desenvolvimento da participação em decisões escolares, estabelecendo conselhos normativos liderados pelos docentes.

O tema do lixo urbano – como se produz, seu destino e o impacto na vida das cidades – constitui um projeto de alunos de 10 anos, na escola X, o qual prevê etapas bem definidas de elaboração de trabalhos de pesquisa. A base curricular em que se apóia esse tema de projeto, com objetivos de desenvolvimento pessoal, afetivo e social, tem enfoque

  • A.

    cognitivo- evolutivo que integra investigação e análise de práticas sociais comunitárias.

  • B.

    antropológico que articula as experiências culturais de grupos sociais mais organizados.

  • C.

    genético que integra entre si os diversos processos cognitivos e evolutivos presentes no desenvolvimento orgânico, universal.

  • D.

    transcultural que destaca a análise e solução de situações sociais, características das cidades em desenvolvimento.

  • E.

    psicológico-social que articula o desenvolvimento individual com fenômenos sociais, mediado pelas experiências culturais.

Diversos alunos de 10 anos da turma B estão apresentando

dificuldades na aprendizagem da Matemática. A professora está

num impasse: prossegue no ensino frontal do programa da disciplina

ou tenta trabalhar com o ensino individualizado, embora

com as limitações decorrentes de uma turma numerosa.

Pensando em reconduzir o processo de ensino e aprendizagem

de maneira a criar condições de melhor desempenho

dos alunos, a professora deverá:

I - compreender que o sentido da aprendizagem se constrói

por meio de diferentes tipos de atividades, nas quais os

alunos interagem, expressam diferentes pautas de conhecimento

e necessitam "interpretação" do professor;

II - desenvolver a cooperação entre os alunos e formas de

ensino mútuo e individualizado, como ampliação do processo

de gestão pedagógica da turma;

III - saber que o conhecimento é construído na relação com

o mundo e que a realidade apreendida pelo aluno é uma

representação fragmentada, que requer a intervenção

moral do professor.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

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