Questões de Pedagogia do ano 2006

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Plano Nacional de Educação tem como objetivos, EXCETO:

  • A. Democratizar a gestão do ensino público
  • B. Melhorar a elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola.
  • C. Melhorar a qualidade do ensino em todos os níveis e modalidades.
  • D. Elevar o nível de escolarização da população.
  • E. Reduzir as desigualdades sociais com relação ao acesso, permanência e sucesso na educação pública.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os autores que discutem a temática da Formação Continuada reconhecem que os saberes sistematizados pelos professores, no cotidiano das salas de aulas devem ser socializados para permitir o aprofundamento e o diálogo reflexivo baseado não somente na experiência individual, por vezes limitada, mas, sobretudo, na discussão coletiva. Isto significa que os professores precisam:

I- reconhecer que os saberes da experiência se referem aos saberes produzidos no exercício da docência; brotam da experiência e são por ela validados; podem se manifestar como crenças explícitas, imagens, metáforas e princípios de atuação.

II- compreender que é no espaço da sala de aula que os saberes docentes se consolidam e se manifestam.

III- conhecer as estratégias de construção do Projeto Pedagógico da escola.

IV- aprofundar o estudo dos saberes dos professores para possibilitar uma melhoria das estratégias do trabalho pedagógico.

O correto está somente em:

  • A. II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II e IV.

Quanto a liderança, julgue os itens a seguir.

A liderança tradicional, que está alicerçada no poder do patrimônio do líder, permitiu a estruturação dos Estados patrimoniais da antiguidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva norte-americana, a gestão de conhecimento engloba quatro processos: socialização, externalização, combinação e internalização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Definição de cargos e salários, clima organizacional e planejamento de carreira são decisões operacionais na formação de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

Recrutamento, seleção, contratação e administração de pessoal são decisões de nível operacional em um processo de gerenciamento de recursos humanos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente à educação, ao treinamento e à formação de recursos humanos, julgue os itens a seguir.

A educação continuada dos recursos humanos que atuam nas instituições de ensino visa ao remanejamento interno da mão-de-obra.

  • C. Certo
  • E. Errado

No início da década de 60 do século passado surgiram diversos movimentos de educação popular no Brasil, preocupados com a promoção do povo a partir da conscientização política. A ênfase desses grupos ora era colocada na alfabetização, ora na educação de base, mas sempre no sentido de difusão e preservação da cultura. Desses movimentos, nasceu uma teoria educacional de alfabetização, original e inovadora, que posteriormente teve repercussão mundial. Com o golpe militar de 1964, essas atividades foram extintas por serem acusadas de subversivas. O educador brasileiro que se destacou nesses movimentos foi

  • A.

    Anísio Teixeira.

  • B.

    Francisco Campos.

  • C.

    Paulo Freire.

  • D.

    Fernando Azevedo.

Assinale a opção correta acerca das concepções de organização e de gestão educacional.

  • A.

    A concepção técnico-científica acentua a divisão técnica do trabalho escolar e a concepção democrático-participativa, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • B.

    A concepção autogestionária enfatiza o poder instituinte da instituição e a concepção técnico-científica, a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão.

  • C.

    A concepção democrático-participativa ressalta o poder instituinte da instituição e a concepção autogestionária, a divisão técnica do trabalho escolar.

  • D.

    A concepção autogestionária destaca a relação orgânica entre direção e participação nos processos de tomada de decisão e a concepção técnico-científica, o poder instituinte da instituição.

Em relação à pedagogia liberal e à progressista, julgue os itens a seguir.

I Segundo a pedagogia liberal, a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais.

II A pedagogia progressista parte da análise crítica das realidades sociais e trabalha com as finalidades sociopolíticas da educação.

III A pedagogia liberal considera relevante a igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições.

IV A pedagogia progressista procura minimizar as diferenças de classes, dando ênfase ao aspecto cultural da sociedade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...