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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), publicado em um momento de transição política profunda no Brasil, tinha como principal questão:
a relação entre democracia, desenvolvimento econômico e uma educação renovada.
a higienização moral e urbana que a educação moderna deveria promover.
a escola única, federal, confessional e redutora das desigualdades sociais.
o levantamento das necessidades educacionais no Brasil e a criação do Conselho Interamericano de Desenvolvimento Educacional.
pressionar Getúlio Vargas a aceitar a participação d educadores americanos na elaboração do primeiro projet de lei educacional do país.
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Foi no governo Fernando Henrique Cardoso que o ensino fundamental conseguiu absorver 97,4% dos alunos nesta faixa de idade escolar, praticamente resolvendo o problema, neste nível de ensino, da chamada "quantidade". No entanto, luta-se agora pela questão da "qualidade de ensino", entendida como:
o domínio dos conteúdos elementares: ler, escrever e contar.
o apropriar-se de competências intelectuais, morais e profissionais.
a reprodução do modelo da escola privada.
a aquisição de competências técnicas e profissionais
a exigência de qualificação do professor.
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A presença jesuítica na educação brasileira ocupa quase todo o período colonial, salvo um pequeno interregno quando foram expulsos pelo Marquês de Pombal. Seu método educacional estava ainda baseado na antiga disputatio escolástica e ficou conhecido como:
Ratio Studiorum.
Bobeatus quid dansatus est.
Ratio Disputatio.
Virtus Impávida.
Ratio Cognoscendi.
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A chamada Educação Popular, iniciada pelos anos 60, tinha como principal característica:
a tentativa do Estado de controlar os movimentos sociais, bastante ativos à época.
a utilização das cartilhas tradicionais como forma pedagógica de introduzir o "povo" numa "alfabetização conscientizadora"
a criação dos "Cursos Stálin de Formação Política" que, aqui em Pernambuco, tiveram como incentivador o governador Moura Cavalcanti.
a utilização da cultura popular nas escolas privadas como forma de valorização de nosso patrimônio cultural.
a alfabetização de adultos utilizando elementos da cultura popular como forma de conscientização política e "desvelamento" do real.
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"A escola não constrói a partir do zero, nem o aprendiz é uma tabula rasa, uma mente vazia; ele sabe, ao contrário, 'muitas coisas'. Por causa disso, muitas vezes, o ensino choca-se de frente com as concepções dos aprendizes" (Ph. Perrenoud). A respeito dessa frase do educador suíço, podemos concluir:
que a relação ensino-aprendizagem que parte do saber do aluno precisa de mais tempo para transmitir o conteúdo.
que a realidade cultural do aluno, que precisa ser confrontada com o saber de tipo escolar, é a base de uma aprendizagem significativa (para o educando) e uma das modernas competências requeridas para o professor.
que a afirmação já havia sido feita por Paulo Freire, quando ele defendia a educação bancária, que parte da 'poupança acumulada' do educando
que todo trabalho que leva em conta as representações do aluno termina por fragilizar a autoridade pedagógica do professor, como mostrou Saviani.
que, embora a escola não construa do zero, a maioria dos alunos de nossas escola públicas está próxima de um 'zero cultural', o que torna a frase dificilmente aplicável a nossa realidade educacional.
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O movimento da Escola Nova no Brasil, iniciado nos anos 20, teve o seu maior divulgador entre nós na figura de Anísio Teixeira. Sobre este movimento, podemos afirmar que:
na verdade o enunciado está incorreto, pois o grande divulgador do movimento no Brasil foi Fernando de Azevedo.
teve seu maior momento com a publicação do Libelo Contra a Educação Bancária, co-assinado por Paulo Freire.
tinha suas raízes no pensamento de John Dewey e pensava a educação como instrumento da democracia, através da difusão da ciência e do espírito crítico e cuja relação pedagógica estava centrada no aluno.
o Movimento nunca se implantou no Brasil por causa das sucessivas ditaduras políticas e após a ditadura militar implantada em 64, ele foi rapidamente ultrapassado pedagogicamente pelo sócio-construtivismo.
este movimento não exerceu nenhuma influência no pensamento de Paulo Freire, que sempre o combateu em nome da Pedagogia do Oprimido.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
É preciso que os educadores se assumam como intelectuais e, conscientes de sua responsabilidade ética, política e profissional, tenham, por um lado, o dever de estar em permanente formação, formação esta decorrente da análise crítica de nossa prática docente e, por outro lado, reconhecer a natureza ética da prática educativa, que faz parte da tarefa docente.
Essa idéia nos revela que teoria e prática estão em constante tensão e não são desvinculadas da
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A escola precisa articular sua capacidade de receber e interpretar informação com a de produzi-la, a partir do aluno como sujeito do seu próprio conhecimento.
A escola assim pensada é:
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Quando se convive com o cotidiano de diferentes escolas, chama a atenção como são homogêneos os rituais, os símbolos, a organização do espaço e do tempo, as comemorações cívicas, as festas, as expressões corporais, etc. Mudam as culturas sociais de referência, mas a cultura escolar parece gozar de uma capacidade de se autoconstruir independentemente e sem interagir com estes universos. É possível detectar um "congelamento" da cultura da escola que, na maioria dos casos, a torna "estranha" aos seus habitantes.
De acordo com as constatações acima, exige-se, hoje, uma organização curricular que
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A problemática da repetência e da evasão vem permeando, historicamente, o sistema escolar, numa demonstração de que o Estado,
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