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Assinale a opção correta em relação ao projeto políticopedagógico (PPP) em uma perspectiva emancipadora.
Em uma organização, o PPP delineia de forma coletiva a competência principal esperada pelo grupo de atores envolvidos naquele processo e, por ser elaborado e assumido coletivamente, oferece garantia de aperfeiçoamento permanente da qualidade esperada em um processo educativo.
Como o PPP é um processo em construção e seus resultados são gradativos e mediatos, fazem-se necessárias diretrizes de apoio, que devem ser elaboradas por terceiros, ou seja, por especialistas externos à organização.
Em uma organização democrática, na qual a participação é elemento fundante para a consecução dos fins assumidos pelo coletivo, torna-se irrelevante a postura de firmeza da equipe diretiva no sentido de encaminhar e viabilizar decisões, para que sejam efetivamente cumpridas por todos.
Na elaboração e na implementação do PPP, devem-se eliminar totalmente os conflitos organizacionais para não inviabilizar a organização em função de conflitos nas relações interpessoais.
Considerando os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), assinale a opção correta.
Segundo os PCNs, o ensino fundamental pode ser organizado em ciclos ou em sistema seriado, de acordo com as propostas pedagógicas dos sistemas de ensino.
Os temas transversais devem ser trabalhados de forma contínua, sistemática, abrangente e integrada, já que são componentes curriculares.
Os níveis de concretização das ações estabelecidas pelos PCNs envolvem estados e municípios, mas excluem as escolas, visto que estas não podem elaborar suas próprias propostas pedagógicas.
A concepção de PCNs está diretamente relacionada à questão federativa brasileira, considerando-se que o papel da União é emanar referenciais que garantam a soberania do país pela união de suas entidades federadas que, por sua vez, detêm certa autonomia conferida pela Constituição Federal.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da educação continuada dos profissionais da escola, julgue o item seguinte.
A formação continuada de professores deve incluir o exame sistemático das práticas de letramento na comunidade.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens subseqüentes quanto ao processo de ensinoaprendizagem, multimídia educativa e avaliação educacional.
Muitas informações chegam à população por uma via diferente da escolar, utilizando outras linguagens como a áudio-visual, que, hoje em dia, substitui com vantagem a palavra escrita. O domínio da leitura de livros e outros suportes impressos deixa, assim, de ser uma prioridade na educação.
Julgue os itens subseqüentes quanto ao processo de ensinoaprendizagem, multimídia educativa e avaliação educacional.
O foco de uma avaliação jamais deve estar centrado apenas no conteúdo trabalhado, mas na capacidade de contextualização revelada pelo aluno em aplicar os ensinamentos desse conteúdo em outros níveis de pensamento, outras situações e até mesmo outras disciplinas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Com referência à pesquisa participante, julgue o item abaixo.
A pesquisa participante, ou pesquisa participativa, distingue-se da pesquisa-ação porque seus fundamentos não se apóiam, como no caso desta segunda, na teoria crítica.
Pedagogia - Bases Psicológicas da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
As bases psicológicas da teoria de Vygotsky ratificam a idéia de Piaget referente aos períodos de desenvolvimento mental.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.
O professor da escola que recebe e coordena o trabalho dos estagiários, futuros professores, assume o lugar institucional do coordenador pedagógico, contribuindo assim para a melhora da ação de todo o corpo docente da escola.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na proposta de reforma curricular do ensino médio, a interdisciplinaridade é compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos por meio de relações de complementaridade, convergência ou divergência.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Na perspectiva escolar defendida, a interdisciplinaridade visa criar novas disciplinas ou saberes na resolução de problemas concretos de uma sociedade concreta.
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