Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na análise de sua organicidade, a escola e os processos nela ocorrentes enquadram-se nos parâmetros de um ente biológico, de um organismo natural.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A escola, considerada um subsistema dos sistemas de coordenação municipal, estadual e nacional, é o locus por excelência no qual é realizada a educação formal ou institucionalizada, sendo concebida como um sistema mais ou menos complexo, com objetivos, administração e organização próprios.
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
Enquanto determinadas teorias educacionais concebem a educação como instrumento de superação da marginalidade, outras há que a consideram um fator de marginalização.
Pedagogia - Geral - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto SACI do Movimento de Educação de Base – MEB, colocado em funcionamento por D. Eugênio Sales, em Natal-RN, é um modelo de educação a distância de:
segunda geração;
primeira geração;
terceira geração;
quarta geração.
Dentre as tentativas atuais de conceituação da Etnomatemática apresentadas abaixo, assinale a que melhor representa os propósitos de Ubiratan D'Ambrósio.
No âmbito da compreensão de um problema em termo de sua significação, são feitas três considerações:
I. Um aluno compreende um problema, quando ele compreende a linguagem e as expressões através das quais a sua proposição é expressa.
II. A maioria dos problemas em sua formulação não apresenta um contexto que tenha algum significado para o aluno.
III. A linguagem do nosso cotidiano tem um sentido mais ambíguo e impreciso, enquanto que na matemática o sentido é preciso.
Com respeito a essas considerações, assinale, no que se refere à abordagem de Pozo (1998), a alternativa correta.
Identificar qual alternativa não pode ser considerada como parte integrante de procedimentos que os professores podem utilizar para auxiliar seus alunos na elaboração de seus próprios caminhos, visando à solução de problemas, na abordagem do livro a solução de problemas (Pozo, 1998).
Transformar as informações apresentadas em forma de palavras para a forma escrita, do tipo: símbolos, expressões ou representações matemáticas.
Instruir e orientar na busca de passos ou etapas na resolução de problemas que permitam o treinamento.
Fazer referência e estabelecer uma analogia com algo que já tenha sido visto antes.
Avaliar quais os conhecimentos que o aluno dispõe e que possam ser utilizados na resolução do problema proposto.
Testar e analisar os resultados encontrados, até mesmo os próprios erros detectados.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos blocos de conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática no nível fundamental está centrado:
na transmissão de idéias matemáticas por escrito ou oralmente.
no planejamento de ações e na projeção de soluções.
no tratamento da informação.
na interpretação matemática de situações do dia-a-dia ou do mundo tecnológico e científico.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à adequação didático-metodológica, o livro didático de Matemática deve:
favorecer a integração e a interpretação dos novos conhecimentos no conjunto sistematizado de saberes.
funcionar como veículo de publicidade e difusão de marcas, produtos ou serviços comerciais.
desestimular a manifestação do conhecimento que o aluno detém.
introduzir o conhecimento novo, esquecendo de estabelecer relações com o que o aluno já sabe.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Podemos afirmar que uma das habilidades e competências a serem desenvolvidas em Matemática quanto a investigação e compreensão é:
utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.
exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a terminologia correta.
formular hipóteses e prever resultados.
relacionar etapas da História da Matemática com a evolução da humanidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...