Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Bourdieu chamou a atenção dos educadores sobre a forma do professor manifestar-se, em sala de aula, em relação à exposição pública do erro do aluno. Ele nos fala da "violência simbólica" quando afirma:

  • A.

    o professor deve evitar estabelecer atritos cognoscitivos entre os alunos no ato de avaliação;

  • B.

    a ação pedagógica é um ato harmônico e como tal deve-se evitar a violência em sala de aula;

  • C.

    toda ação pedagógica é objetivamente uma inculcação de um modelo de certo/errado, convencionado pela cultura dominante;

  • D.

    toda ação pedagógica sustenta um modelo paradigmático democrático onde a cultura vigente simboliza o poder;

  • E.

    o erro do aluno deve ser investigado pelo professor a partir de sua posição hierárquica estabelecida pela normatização dos agentes educativos.

Ao postular que todo signo é ideológico, Bakhtin pressupõe que a ideologia

  • A.

    está marcada na linguagem.

  • B.

    é fixa e perene.

  • C.

    pertence ao plano das idéias.

  • D.

    não tem relação com as estruturas sociais.

  • E.

    não resulta de interações sociais.

Segundo teóricos sociais, uma característica central das identidades culturais nas sociedades globalizadas é a

  • A.

    autenticidade.

  • B.

    essencialização.

  • C.

    mutabilidade.

  • D.

    reterritorialização.

  • E.

    homogeneidade.

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

Na concepção progressista crítico-social dos conteúdos, a escola tem o papel fundador de difusão de saberes indissociáveis dos contextos sociais, contribuindo, assim, para a superação da seletividade social e para a concretização de um modelo democrático de sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A Lei n.º 5.692/1971 é considerada um marco na implementação das categorias propostas pela concepção liberal tecnicista, por meio da inserção da escola no modelo de racionalização do sistema de produção capitalista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção progressista libertária, que tem como principal representante o educador brasileiro Paulo Freire, propõe a superação da educação bancária, trabalhando com uma perspectiva crítica, que questiona a realidade da relação dos homens entre si e com a natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A pedagogia liberal, em todas as suas vertentes, propaga a idéia de igualdade de oportunidades e desconsidera a desigualdade de condições, valorizando o desenvolvimento das aptidões individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, quanto a concepções pedagógicas.

A concepção liberal renovada não-diretiva, cuja representante é Maria Montessori, trabalha com a perspectiva do método ativo, que propõe situações de experiência que sejam interessantes por si mesmas e nas quais o problema estimule a reflexão, proporcionando a determinação da sua utilidade para a vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Assenta-se nos modelos de investimento e de demanda a economia da educação, como concepção. Segundo essa teoria, devem-se utilizar de maneira ótima os meios disponíveis, com a maior rentabilidade possível e, ao mesmo tempo, alcançar o equilíbrio da necessidade de mão-de-obra pelo mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, com relação às diversas teorias acerca da relação entre a educação e a sociedade.

Para Althusser, a superação das estruturas capitalistas é decidida nos aparelhos ideológicos do Estado, que são instrumentos de libertação das classes dominadas, e não apenas das instâncias políticas e econômicas.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...