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Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.
a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.
Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).
Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:
logicidade, unidade, clareza
racionalidade, praticidade, realismo
objetividade, coerência, flexibilidade
racionalidade, funcionalidade, seqüência
interdisciplinaridade, adequação, uniformidade
"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)
Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:
de disciplinamento da personalidade do educando;
de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;
de motivar o crescimento;
de aprofundamento da aprendizagem;
de auxiliar a aprendizagem .
"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:
demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação.
manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo.
enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia.
transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica.
assumir o que se sabe e o que não se sabe.
Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.
Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.
P – IV Q – I R – II S – III
P – V Q – IV R – I S – V
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos. A sociedade do conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.). Neste contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola:
I - Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural.
II - Selecionar e rever criticamente a informação.
III - Formular hipóteses.
IV - Ser criativa e inventiva (inovar).
V - Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, não discriminando o pobre. De acordo com o texto, estão corretas
I e III.
I e II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Ser a favor da aprendizagem do aluno, com função diagnóstica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as características
da avaliação.
da organização numa gestão democrática.
dos métodos e processos escolares.
dos conteúdos de ensino.
das atividades das Classes de Correção.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de
aprender a ser aprendiz ao longo da vida.
assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações.
convencer-se que precisa ir à procura do saber.
colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade.
Todas as afirmativas anteriores estão corretas.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
A noção de competência abrange
a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.
o saber e mobiliza os saberes.
a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.
a reorganização dos conhecimentos.
todas as afirmativas anteriores estão corretas.
As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.
Conhecimento pertinente, quer dizer
conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.
conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.
conhecimento que existe ao nosso redor.
conhecimento que independe da compreensão.
conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.
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