Questões de Pedagogia do ano 2007

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Vygotsky e Piaget assumem posições diferentes em relação aos impactos da aprendizagem sobre o desenvolvimento e, por conseqüência, no papel da intervenção pedagógica. As premissas das teorias de Vygotsky e Piaget são respectivamente:

  • A.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o desenvolvimento segue-se a aprendizagem, enquanto a epistemologia genética de Piaget reconhece que o desenvolvimento subordina-se à aprendizagem.

  • B.

    a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem não tem um impacto decisivo sobre o desenvolvimento, enquanto a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que sucede o desenvolvimento.

  • C.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que a aprendizagem não tem impacto decisivo no desenvolvimento, enquanto a perspectiva histórico-cultural de Piaget propõe a simultaneidade da aprendizagem e do desenvolvimento.

  • D.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky postula que o único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget postula que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

  • E.

    a abordagem sócio-histórica de Vygotsky reconhece que a aprendizagem não tem papel decisivo no desenvolvimento, enquanto a epistemologia genética de Piaget sustenta que a aprendizagem segue-se ao desenvolvimento.

Plano de aula é a proposta de trabalho do professor para determinada aula ou conjunto de aulas. (Vasconcellos, 2006).

Para que os planos sirvam efetivamente como guias orientadores devem apresentar, segundo Libâneo, as seguintes características:

  • A.

    logicidade, unidade, clareza

  • B.

    racionalidade, praticidade, realismo

  • C.

    objetividade, coerência, flexibilidade

  • D.

    racionalidade, funcionalidade, seqüência

  • E.

    interdisciplinaridade, adequação, uniformidade

"(...) No que se refere às funções da avaliação da aprendizagem, importa ter presente que ela permite o julgamento e a conseqüente classificação, mas essa não é a sua função constitutiva. É importante estar atento à sua função ontológica (constitutiva), que é de diagnóstico, e, por isso mesmo, a avaliação cria a base para a tomada de decisão, que é o meio de encaminhar os atos subseqüentes, na perspectiva da busca de maior satisfatoriedade nos resultados." (LUCKESI,1995)

Articuladas com a função ontológica da Avaliação da Aprendizagem estão, segundo Luckesi, as funções, EXCETO:

  • A.

    de disciplinamento da personalidade do educando;

  • B.

    de propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador;

  • C.

    de motivar o crescimento;

  • D.

    de aprofundamento da aprendizagem;

  • E.

    de auxiliar a aprendizagem .

"Ensinar exige disponibilidade para o diálogo." (Paulo Freire, 1997, p. 135). Essa disponibilidade supõe segurança para:

  • A.

    demonstrar os conhecimentos acumulados durante a formação.

  • B.

    manisfestar vergonha por desconhecer determinado conteúdo.

  • C.

    enfrentar alunos indisciplinados e fazê-los reconhecer a hierarquia.

  • D.

    transmitir conhecimentos com neutralidade ideológica.

  • E.

    assumir o que se sabe e o que não se sabe.

Edgar Morin (2000), em "Os sete saberes necessários à educação do futuro", aponta alguns saberes fundamentais que a educação deve assumir e tratar. Observe alguns destes saberes e suas implicações para a educação.

Assinale a opção que associa corretamente as implicações para a educação com os saberes correspondentes.

  • A. P – I      Q– II      R – III      S – V
  • B. P – II      Q– III      R – V      S – I
  • C. P – III      Q – V      R – I      S – II
  • D.

    P – IV      Q – I       R – II       S – III

  • E.

    P – V      Q – IV      R – I       S – V

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Na sociedade da informação, a escola deve servir de bússola para navegar nesse mar do conhecimento, superando a visão utilitarista de só oferecer informações "úteis" para a competitividade, para obter resultados. Deve orientar criticamente, sobretudo as crianças e jovens, na busca de uma informação que os faça crescer e não embrutecer. Hoje vale tudo para aprender. Isso vai além da "reciclagem" e da atualização de conhecimentos e muito mais além da "assimilação" de conhecimentos. A sociedade do conhecimento possui múltiplas oportunidades de aprendizagem: parcerias entre o público e o privado (família, empresa, associações, etc.). Neste contexto de impregnação do conhecimento, cabe à escola:

I - Amar o conhecimento como espaço de realização humana, de alegria e de contentamento cultural.

II - Selecionar e rever criticamente a informação.

III - Formular hipóteses.

IV - Ser criativa e inventiva (inovar).

V - Numa perspectiva emancipadora da educação, a escola tem que fazer tudo isso em favor dos excluídos, não discriminando o pobre. De acordo com o texto, estão corretas

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Ser a favor da aprendizagem do aluno, com função diagnóstica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as características

  • A.

    da avaliação.

  • B.

    da organização numa gestão democrática.

  • C.

    dos métodos e processos escolares.

  • D.

    dos conteúdos de ensino.

  • E.

    das atividades das Classes de Correção.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

O aluno na sociedade da aprendizagem precisa ser capaz de

  • A.

    aprender a ser aprendiz ao longo da vida.

  • B.

    assumir-se como um ser que observa o mundo e a si mesmo, se questiona e procura atribuir sentido aos objetos, aos acontecimentos e às interações.

  • C.

    convencer-se que precisa ir à procura do saber.

  • D.

    colaborar ativamente com o sistema educacional vigente na nossa sociedade.

  • E.

    Todas as afirmativas anteriores estão corretas.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

A noção de competência abrange

  • A.

    a capacidade de utilizar os saberes para agir em situação.

  • B.

    o saber e mobiliza os saberes.

  • C.

    a noção de que ela não existe sem os conhecimentos.

  • D.

    a reorganização dos conhecimentos.

  • E.

    todas as afirmativas anteriores estão corretas.

As questões 46 a 50 referem-se à obra "Seu filho de 0 a 12 anos – Guia para observar o desenvolvimento das crianças de até 12 anos.", de Helena Savastana.

Conhecimento pertinente, quer dizer

  • A.

    conhecimento que vem da escola, que é a detentora do monopólio do saber.

  • B.

    conhecimento capaz de situar qualquer informação em seu contexto.

  • C.

    conhecimento que existe ao nosso redor.

  • D.

    conhecimento que independe da compreensão.

  • E.

    conhecimento que surge como uma capacidade inata do ser humano de perceber os objetos, as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor.

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