Questões de Pedagogia do ano 2007

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As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".

O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que

I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.

II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.

III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.

IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    I e IV.

  • E.

    I e II.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:

  • A.

    qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.

  • B.

    participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.

  • C.

    quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.

  • D.

    que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.

  • E.

    que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.

As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.

Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é

I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;

II - direitos civis, como segurança e locomoção;

III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.

IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.

 

Estão corretas as afirmativas

  • A.

    I, II, III, IV.

  • B.

    II, III, IV.

  • C.

    I, II, IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem

  • A.

    comportamentalista.

  • B.

    idealista.

  • C.

    mecanicista.

  • D.

    interacionista.

  • E.

    empirista.

Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)

Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá

  • A.

    estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.

  • B.

    obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.

  • C.

    empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.

  • D.

    apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.

  • E.

    buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.

Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe

  • A.

    utilizar sempre métodos inovadores.

  • B.

    improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.

  • C.

    transplantar experiências bem sucedidas.

  • D.

    adequar o contexto aos objetivos propostos.

  • E.

    reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.

Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:

  • A.

    resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;

  • B.

    indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;

  • C.

    refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;

  • D.

    conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;

  • E.

    acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.

O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:

I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II;

  • B.

    IV e V;

  • C.

    III e IV;

  • D.

    II e III;

  • E.

    I e V

Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:

  • A.

    o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;

  • B.

    os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;

  • C.

    a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;

  • D.

    a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;

  • E.

    indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.

Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..

(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)

    Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:

I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.

Assinale as afirmativas corretas:

  • A.

    somente I;

  • B.

    somente I e IV;

  • C.

    somente I e III;

  • D.

    somente II e III;

  • E.

    somente IV.

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