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As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
"Na cidade que educa todos os seus habitantes usufruem das mesmas oportunidades de formação, desenvolvimento pessoal e de entretenimento que ela oferece".
O "Manifesto das Cidades Educadoras" aprovado em Barcelona em 1990 e revisto em Bolonha em 1994 afirma que
I - a satisfação das necessidades das crianças e dos jovens, no âmbito das competências do município, pressupõe uma oferta de espaços, equipamentos e serviços adequados ao desenvolvimento social, moral e cultural, a serem partilhados com outras gerações.
II - o município, no processo de tomada de decisões, não levará em contas o impacto das mesmas.
III - a cidade não oferecerá aos pais uma formação que lhes permita ajudar os seus filhos a crescer e utilizar a cidade num espírito de respeito mútuo.
IV - todos os habitantes da cidade têm direito de refletir e participar na criação de programas educativos e culturais, e a dispor dos instrumentos necessários que lhes permitam descobrir um projeto educativo, na estrutura e na gestão da sua cidade, nos valores que esta fomenta, na qualidade de vida que oferece, nas festas, nas campanhas e no interesse que manifeste por eles e na forma de os escutar.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
I e IV.
I e II.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Não se pode falar de Escola Cidadã sem compreendê-la como escola:
qualitativa, onde o que prioriza é a quantidade.
participativa, apropriada pela população como parte da cidade, mecanismos próprios, possibilitam qualificar o entendimento da leitura e escrita do mundo.
quantitativa, garantindo a compreensão do mundo em imediato.
que não compreende de forma analítica e sim reflexiva.
que se preocupa com os problemas do mundo contemporâneo e não com o cotidiano.
As questões 28 a 32 referem-se à obra "Cidade Educadora – Princípios e Experiências", de Moacir Gadotti, Paulo Padilha e Alicia Cabezudo.
Em Cidade Educadora, podemos dizer que cidadania é
I - essencialmente consciência de direitos, deveres e exercício da democracia;
II - direitos civis, como segurança e locomoção;
III - direitos sociais, como trabalho, salário justo, saúde, educação, habitação, etc.
IV - direitos políticos, como liberdade de expressão, de voto, de participação em partidos políticos e sindicatos, etc.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
II e V.
I e II.
Cada indivíduo, dotado de disposições internas, constrói seus esquemas de representação e de atuação a partir dos esquemas de interpretação e ação legitimados em sua comunidade cultural. Esta afirmação condiz com a teoria de aprendizagem
comportamentalista.
idealista.
mecanicista.
interacionista.
empirista.
Mas é preciso, sublinho, que o educador, permanecendo e amorosamente cumprindo o seu dever, não deixe de lutar politicamente, por seus direitos e pelo respeito à dignidade de sua tarefa, assim como pelo zelo devido ao espaço pedagógico em que atua... (Paulo Freire)
Para compreender as dimensões educativas de sua ação e realizá-las com competência, o pedagogo, em seu processo de formação continuada, deverá
estudar as novas teorias do conhecimento e da psicologia do desenvolvimento para que o aprendizado de seus orientandos se realize de forma efetiva.
obter os conhecimentos teóricos necessários para atuar de forma eficiente para que seus orientandos adquiram o maior número de conhecimentos possíveis.
empenhar-se para atualizar seus conhecimentos técnicos e metodológicos para conseguir realizar sua ação educativa de forma mais significativa.
apropriar-se das diferentes formas de interpretação da realidade em que atua e intervir nas práticas no sentido da transformação da realidade.
buscar a troca de experiência entre seus colegas de trabalho e procurar experiências alternativas para planejar suas atividades.
Uma mesma compreensão da prática educativa, uma mesma metodologia de trabalho, não operam necessariamente de forma idêntica em contextos diferentes. (Paulo Freire) Conceber a metodologia nesta perspectiva pressupõe
utilizar sempre métodos inovadores.
improvisar no cotidiano a partir da realidade vivida.
transplantar experiências bem sucedidas.
adequar o contexto aos objetivos propostos.
reinventar as experiências a partir dos desafios do contexto.
Pensar a vida e o que ela representa, qual o seu significado é uma tarefa da Filosofia, como nos ensina Sócrates. Esta também é uma tarefa para a Educação. Assim, o aporte filosófico na Educação busca:
resolver as questões fundamentais referentes aos mitos e as lendas trazidas pelos docentes e o seu papel e função sócio-educativos;
indagar a natureza do processo de desenvolvimento do sujeito desejante como alternativa de tornar-se um cidadão consciente de si mesmo;
refletir as relações entre indivíduos e sua conduta, abrigando sua preocupação ética;
conhecer o caminho da avaliação institucional e os determinantes implicados;
acompanhar os dilemas e as questões dos limites educacionais, orientando para práticas alternativas.
O tema qualidade de ensino pode ser abordado através dos diferentes projetos de sociedade que se pretende atender. Sobre as diferentes formas que se entrelaçam nas tramas educativas, analise as afirmativas a seguir:
I- a construção de identidades monolíticas, cristalizando verdadeiros modelos de cidadãos;
II- a capacidade de a escola absorver e trabalhar as diferenças culturais;
III- a construção de identidades plurais, dinâmicas e híbridas;
IV- a capacidade de a instituição escolar se manter num padrão curricular único;
V- a construção de um processo educativo com uma concepção monocultural.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II;
IV e V;
III e IV;
II e III;
I e V
Um novo momento vem se configurando no quadro da produção teórica que discute a relação escola- sociedade – cultura. Neste aspecto, várias dimensões do fenômeno educativo têm sido alvo de reflexões, principalmente os processos sócio-culturais e a construção da personalidade do sujeito. Pode-se dizer que:
o modo de ver o mundo não tem similaridades teológicas com as diferentes culturas contemporâneas;
os diferentes comportamentos sociais não são produtos de uma herança cultural;
a visão etnocêntrica fornece o conhecimento do modo de viver de outros grupos;
a cultura e a visão antropológica da sociedade favorece e condiciona a visão de mundo do homem moderno;
indivíduo, sociedade e cultura são aspectos indispensáveis para a análise do comportamento humano.
Tem certos dias em que eu penso em minha gente
E sinto assim todo o meu peito apertar
.............................................................
E aí me dá uma tristeza no meu peito
Feito um despeito de eu não ter como lutar
E eu, que não creio, peço a Deus por minha gente,
É gente humilde, que vontade de chorar..
(Francisco Buarque de Holanda- Vinícius de Moraes-Garoto)
Nos versos acima, gente humilde necessita que se olhe por ela e que lhe dê dignidade e trabalho. Só é possível recuperar uma criatura se conseguirmos dignificá-la, através da educação e sua preparação para o trabalho para que se sinta valorizada e respeitada por aquilo que consegue e produz. A partir da educação escolarizada, ela percebe que o trabalho:
I- é dignificante quando se ganha bem, caso contrário escraviza, restringindo o direito ao lazer e a convivência familiar;
II- é capaz de operar "milagres", de preencher o vazio deixado pela carência e não aceitação social;
III- é indispensável ao homem como meio de sua subsistência e como meta para fazer seus planos;
IV- confere dignidade às pessoas desde que sejam educadas para ele a partir de sua inserção na infância.
Assinale as afirmativas corretas:
somente I;
somente I e IV;
somente I e III;
somente II e III;
somente IV.
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