Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raul e Júlio têm 5 anos e estão brincando de polícia e ladrão no pátio de uma instituição de Educação Infantil.
— Polícia e ladrão: mãos para o alto! Você é polícia? (Raul)
— Não. Eu sou ladrão! (Júlio)
— Por quê? (professora)
— Eu acho mais divertido. Ladrão tem carro e é rico! (Júlio)
A partir desse diálogo, que conclusão deve nortear o trabalho da professora?
O espaço/ambiente da Educação Infantil é fundamental para a qualidade da ação educativa. Uma das estratégias é a organização de áreas de atividades diversificadas (cantinhos). Com um espaço semi-aberto de atividades, o educador tem a possibilidade de circular entre as crianças dando atenção individualizada. Esses cantinhos permitem a realização de atividades como a roda de conversa, a hora da história, o teatro espontâneo, a construção com blocos, entre outros, e possibilitam que a criança:
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos educadores de Educação Infantil está relacionada à dificuldade de contato com a família das crianças, pois desconhecem os arranjos familiares e a realidade vivida pelas crianças atendidas pela escola. Por isso, uma justificativa comum aos "insucessos" escolares é a de que a criança vive no seio de uma família "desestruturada". Ao usar este termo, o educador evoca a:
Maria, 5 anos de idade, vai de casa para a escola vendo diversas informações escritas, como as placas de trânsito, outdoors, nomes de lojas, cartazes de ofertas, números de casas, ela quer entender o que se esconde atrás deste misterioso código. A instituição de educação infantil deve assegurar
um alcance homogêneo e simultâneo por parte das crianças, apropriando-se da leitura e da escrita.
a infância, não possibilitando um contato da criança com a leitura e a escrita, pois levam à escolarização precoce.
apenas as práticas discursivas orais, priorizando sempre a realização das rodas de conversas, de leituras orais e silenciosas.
o direito da criança de manter contato com a escrita, mas esse contato não deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
o direito da criança de manter contato com a escrita, e esse contato deve ocorrer pela criação de contextos didáticos artificiais.
Estudos do historiador Philiphe Áries, relatam as diversas transformações ocorridas, através dos séculos, no olhar e na compreensão que se tem acerca da infância. Na sociedade medieval, por exemplo, o alto índice de mortalidade infantil era considerado "normal" e a criança que conseguia sobreviver era imediatamente inserida no mundo adulto, não existindo, portando uma consciência da particularidade infantil, aquela que distingue a criança do adulto. Com isso, pode-se concluir que a concepção de infância é determinada histórica, social e culturalmente. Hoje, a concepção de infância que embasa a ação pedagógica na Educação Infantil entende a criança como:
I - um ser em maturação biológica que se tornará alguém quando deixar de ser criança;
II - um sujeito histórico e social, que se constrói nas relações, produz cultura e é por ela produzido;
III - alguém que tem uma natureza singular, sentindo e pensando o mundo de um jeito muito próprio;
IV - sujeito que necessita de cuidados especiais, pois ainda não desenvolveu uma racionalidade própria.
Está(ão) correta(s), apenas, a(s) afirmativa(s):
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando o pensamento pedagógico existencialista é correto afirmar:
O ensino é meritocrático e conteudista, requerendo disciplina e esforço por parte do aluno.
A tarefa da educação consiste em afirmar a existência concreta da criança, aqui e agora. A existência do ser humano não é igual à de outra coisa qualquer. Sua existência está sendo, se formando; não estática.
O método é o da exposição oral dos conteúdos, pressupondo-se que todos os alunos tenham a capacidade racional de aprendê-los e assimilá-los.
A função política da escola é reproduzir a estrutura social, através da transmissão de conhecimentos e valores estabelecidos historicamente na sociedade.
O Desenvolvimento Organizacional tem seus fundamentos na confluência de conhecimentos oriundos da Psicologia Social, Educação e da Teoria dos Sistemas. Foi influenciado pela orientação sociotécnica do Instituto Tavistock de Relações Humanas.
A respeito de suas características, analise as afirmativas a seguir:
I - visão de mudança como um processo contínuo, a longo prazo, planejado e sustentado por natureza;
II - estímulo à competitividade; educação voltada para os aspectos instrumentais e racionais do trabalho;
III - educação para as exigências do mercado; monitoramento através do controle e da predição;
IV - foco na organização como um todo; utilização de agentes de mudança da organização; melhoria dos processos grupais.
Entre as suas características de intervenção estão somente:
I;
IV;
I e IV;
I, II, III e IV;
nenhuma.
Considerando o impacto das megatendências globais, vemos a substituição de uma economia baseada na manufatura e na exploração de recursos naturais para uma economia baseada no valor do conhecimento, na informação e na inovação. Muitas organizações estão promovendo modificações em sua cultura visando:
maior autonomia, participação e comprometimento das pessoas;
ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina;
departamentalização funcional para assegurar a especialização;
estabelecimento de mecanismos de controle mais eficazes e maior probabilidade de manifestação da criatividade;
ênfase nos meios e procedimentos.
A perspectiva humanista da hierarquia das necessidades de Maslow supõe que a segunda classe de incentivos que sucede a primeira na hierarquia motivacional numa situação de trabalho consiste em necessidades:
fisiológicas;
de sobrevivência material;
de auto-realização;
de reconhecimento social;
de segurança.
Um projeto de desenvolvimento de equipes tomou como referência os aspectos motivacionais do trabalho. A teoria das necessidades socialmente adquiridas de McClelland identificou três necessidades que os trabalhadores desenvolvem:
de auto-estima, de segurança e de afiliação;
de realização, de poder e de afiliação;
de desenvolvimento, de poder e de assumir responsabilidades;
de recompensas, do estabelecimento de metas e de recompensas intrínsecas ao trabalho;
de recompensas simbólicas como prestígio, reconhecimento e respeito.
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