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Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:
incorporar-se na luta coletiva de todos os profissionais da educação pela melhoria da escola.
resgatar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem.
agir corporativamente, preocupando-se apenas como o que lhe é específico.
Redefinir sua atuação na relação escola-famíliacomunidade , enfatizando o aspecto político.
Analise as descrições das políticas públicas a seguir.
I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.
II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.
III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.
IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.
É correto afirmar que a descrição:
I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso.
I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização.
II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação.
III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global.
IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:
comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.
conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.
modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.
tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.
conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.
Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.
Esta afirmação explicita a importância do
saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.
reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.
acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.
diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.
trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.
Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de
realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.
desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.
inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.
implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.
criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.
É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:
responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.
responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.
co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.
gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.
psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.
As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.
"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:
I - Escolham o parceiro ideal;
II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;
III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;
IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):
apenas I.
I, II.
III e IV.
I, III e IV.
I, II, III e IV.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Após a elaboração do projeto político-pedagógico pelos diversos segmentos de determinada escola, foi instalado, na entrada principal, um painel com as ações e metas previstas para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento e fazer as observações sobre o andamento e a qualidade dos resultados alcançados.
Nesse caso, o elemento facilitador do êxito do projeto políticopedagógico por essa ação foi o(a)
Questões de 11 a 20 = Didática.
NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:
uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;
um conjunto de objetivos concretos e realistas;
um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;
a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.
Questões de 11 a 20 = Didática.
O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:
A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;
Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;
um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;
Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.
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