Questões de Pedagogia do ano 2007

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Como um especialista em relações, o Orientador Educacional exercerá uma ação globalizadora na Escola e na Comunidade, EXCETO quando:

  • A.

    incorporar-se na luta coletiva de todos os profissionais da educação pela melhoria da escola.

  • B.

    resgatar a importância da relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem.

  • C.

    agir corporativamente, preocupando-se apenas como o que lhe é específico.

  • D. preocupar-se mais com as semelhanças do que com as diferenças entre sua atuação e a dos demais profissionais.
  • E.

    Redefinir sua atuação na relação escola-famíliacomunidade , enfatizando o aspecto político.

Analise as descrições das políticas públicas a seguir.

I – Em matéria de organização e administração educacional, houve sustento em poderosos movimentos internacionais da administração para o desenvolvimento da economia da educação, das teorias do capital humano e do investimento econômico no ser humano.

II – A avaliação tornou-se um tema popular nas organizações intergovernamentais de cooperação técnica.

III – O histórico debate entre os defensores da educação pública e os que defendiam a educação privada aprofundou-se.

IV – Deu-se uma crescente produção científica no campo da educação, com um rico processo de aprendizagem e amadurecimento para estudiosos e especialistas, gerando um profícuo debate sobre os fundamentos epistemológicos de teorias e práticas de gestão.

É correto afirmar que a descrição:

  • A.

    I corresponde ao momento da economia da educação e a II diz respeito ao momento da ordem e do progresso.

  • B.

    I descreve o momento da ordem e do progresso e a III, o momento da colonização.

  • C.

    II refere-se ao momento da construção democrática e a III, ao momento dos Pioneiros da Educação.

  • D.

    III está ligada ao momento da economia da educação e a IV, ao momento da aldeia global.

  • E.

    IV diz respeito ao momento da construção democrática e a II, ao momento da aldeia global.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Tal diferença é explicada pela compreensão do que vem a ser cultura organizacional, definida como:

  • A.

    comportamento que cada indivíduo assume nos diferentes lugares em que atua, de acordo com sua história de vida e suas experiências.

  • B.

    conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização e o comportamento das pessoas em particular.

  • C.

    modelo de gestão, baseado em pressupostos antropológicos, que tem por meta ampliar o cabedal cultural de todos os envolvidos na organização.

  • D.

    tradições culturais, acumuladas por uma instituição, que têm caráter perene e que influenciam as decisões coletivas.

  • E.

    conhecimento documentado por uma organização e armazenado no capital humano que a ela se dedica.

Se, na verdade, o sonho que nos anima é democrático e solidário, não é falando aos outros, de cima pra baixo, sobretudo, como se fôssemos os portadores da verdade a ser transmitida aos demais, que aprendemos a escutar, mas é escutando que aprendemos a falar com eles.

Esta afirmação explicita a importância do

  • A.

    saber do educador em seu trabalho de orientação aos adolescentes e às crianças.

  • B.

    reconhecimento às diferenças culturais apresentadas pelas crianças e adolescentes.

  • C.

    acompanhamento que deve ser realizado junto às crianças e aos adolescentes.

  • D.

    diagnóstico dos problemas enfrentados pelos jovens e a função da escuta.

  • E.

    trabalho de aconselhamento por meio do diálogo franco e aberto.

Numa concepção de Educação Inclusiva, a realização de projetos educativos exige a compreensão de que as pessoas são diferentes umas das outras e, por isso, a necessidade de

  • A.

    realizar métodos de controle das ações indesejáveis das crianças ou adolescentes, visando um comportamento social adequado, portanto, inclusivo à sociedade.

  • B.

    desenvolver atividades esportivas para canalizar as ações agressivas e inadequadas dos diversos membros do grupo.

  • C.

    inserir técnicas de participação espontânea que levem cada membro do grupo a se rever e mudar seu comportamento diante da sociedade.

  • D.

    implantar normas de convivência em que o educando possa aprender a se comportar de acordo com as regras sociais permitidas pela instituição educacional.

  • E.

    criar condições para que todos se sintam pertencentes ao grupo, de maneira a serem respeitados e reconhecidos em suas várias formas de pensar e agir.

É comum nos dias de hoje ouvir os educadores se queixando das famílias, dizendo que as mesmas estão "abandonando" seus filhos sob a responsabilidade das escolas. Por outro lado, também é comum ouvir os pais dizerem que as escolas não têm cumprido seu papel, abrindo pouco espaço de troca com as famílias. Sobre esta situação, pode-se afirmar que a relação família-escola deve ser desenvolvida com base na:

  • A.

    responsabilização direta dos pais sobre a educação social das crianças.

  • B.

    responsabilização direta das escolas sobre a educação formal das crianças.

  • C.

    co-responsabilidade das famílias e das escolas sobre a educação das crianças.

  • D.

    gestão democrática de responsabilidades sobre a educação das crianças.

  • E.

    psicologia do desenvolvimento e das relações sobre a educação das crianças.

As questões 41 a 45 referem-se à obra "Higiene e Puericultura", de Valdemar de Oliveira.

"Eugenia" é a ciência que orienta as mães para que:

I - Escolham o parceiro ideal;

II - Saibam que o bebê precisa de cuidados desde a concepção;

III - Usem-na como manual de procedimentos e recomendações saudáveis para o desenvolvimento do individuo;

IV - Sigam as orientações para o exame pré-nupcial. Está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas I.

  • B.

    I, II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Após a elaboração do projeto político-pedagógico pelos diversos segmentos de determinada escola, foi instalado, na entrada principal, um painel com as ações e metas previstas para que todos pudessem acompanhar o desenvolvimento e fazer as observações sobre o andamento e a qualidade dos resultados alcançados.

Nesse caso, o elemento facilitador do êxito do projeto políticopedagógico por essa ação foi o(a)

  • A. comunicação eficiente.
  • B. suporte institucional.
  • C. referencial teórico.
  • D. avaliação permanente.

Questões de 11 a 20 = Didática.

NÃO faz parte de um Projeto Político Pedagógico:

  • A.

    uma ação efêmera sem nenhuma precisão de data ou duração;

  • B.

    um conjunto de objetivos concretos e realistas;

  • C.

    um conjunto de ações concebidas para os alunos e, se possível, com eles;

  • D.

    a colocação em prática dos objetivos nacionais, levando em conta as situações locais e as necessidades especificas da clientela.

Questões de 11 a 20 = Didática.

O Projeto Político Pedagógico é objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições sociais, em busca da melhoria da qualidade de ensino. O Projeto Político Pedagógico é:

  • A.

    A adequação das práticas pedagógicas à Legislação Educacional Vigente;

  • B.

    Planejamento administrativo de destinação de verba escolar, no interior da escola;

  • C.

    um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade;

  • D.

    Elaboração de metas e estratégias pela equipe gestora.

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