Questões de Pedagogia do ano 2007

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Ao ser elaborado o projeto político pedagógico da pré-escola, qual legislação deve ser fielmente cumprida e qual deve ser tomada como orientadora da estrutura curricular, respectivamente?

  • A. LDB e RCN.
  • B. LDB e Normas municipais.
  • C. LDB e Resoluções municipais
  • D. RCN e LDB
  • E. RCN e Normas municipais

O Orientador Educacional atua no Projeto Político Pedagógico da escola objetivando:

  • A.

    A fiscalização das práticas pedagógicas em busca da autonomia relativa da escola junto à administração do sistema de ensino.

  • B.

    A coordenação sistemática das ações pedagógicas, em função da centralização necessária.

  • C.

    A padronização de comportamentos e paradigmas que tracem mudanças: no ensino, nos alunos e nas famílias.

  • D. A mediação do processo de encaminhamento coletivo de construção do planejamento participativo, elaborando os dados da comunidade como suporte necessário ao seu dinamismo.
  • E.

    A reunião do trabalho individual e coletivo de forma que não haja conflitos.

A democratização da gestão escolar pressupõe a participação da comunidade no que concerne à

  • A.

    execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas em relação aos projetos destinados à coletividade.

  • B.

    verificação da atuação dos Especialistas na elaboração dos projetos educativos.

  • C.

    formulação da política de educação, acompanhamento de sua execução, através dos mecanismos institucionais e avaliação da mesma.

  • D.

    análise da competência técnica dos Gestores para decidir e realizar o Projeto Político-Pedagógico da escola.

  • E.

    definição dos objetivos de interesse popular para que os Dirigentes possam planejá-los e executá-los.

As dimensões política, social e cultural do Projeto Pedagógico se traduzem pela explicitação dos principais problemas de cada instituição educacional, pela proposição de soluções e definição de responsabilidades coletivas e individuais na superação desses problemas. Nesse sentido, a elaboração do Projeto Pedagógico, se constitui em

  • A.

    solução para se obter o ensino de qualidade.

  • B.

    um exercício de autonomia escolar.

  • C.

    momento privilegiado de avaliação das competências profissionais dos educadores.

  • D.

    responsabilidade principal da equipe técnica.

  • E.

    discussão coletiva dos conhecimentos a serem refletidos.

Numa concepção crítica de educação, faz parte da elaboração de um Projeto Político-Pedagógico:

  • A.

    diagnosticar a capacidade intelectual de cada membro do grupo, visando desenvolver as ações educativas a quem tem possibilidade de sucesso de aprendizagem e respectiva inserção na vida produtiva da sociedade.

  • B.

    perceber o potencial cognitivo das várias crianças e/ou adolescentes para, assim, poder melhor preparar atividades de recuperação sócio-educativa aos educandos com déficit intelectual.

  • C.

    fazer um levantamento das condições sócio-econômicas das crianças e adolescentes para analisar o grau de carência cultural existente, visando uma ação educativa corretiva que supere as dificuldades sociais, culturais, cognitivas, de interação e de comunicação.

  • D.

    reconhecer, no grupo de crianças ou adolescentes a que se destina a ação sócio-educativa, as pessoas que têm capacidade de se ajustar às normas e regras sociais de qualquer tipo de grupo de convivência, para poder direcionar o projeto a este segmento do grupo.

  • E.

    conhecer e reconhecer os vários saberes existentes das crianças ou adolescentes a quem este se destina, assim como refletir as questões relativas ao cotidiano deles e suas subjetividades, explorando a diversidade cultural e social, enquanto elementos que favoreçam as ações educativas.

O planejamento, além de ser meio para se programar as ações docentes, é um momento de pesquisa e reflexão ligado intimamente à avaliação. O ato de planejar permite ao professor/ educador fazer a previsão de suas ações e fundamentá-la em opções político- pedagógicas, tendo como referências as situações concretas com que se depara. Sobre as funções do planejamento de ensino é correto afirmar:

  • A.

    explicita princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que asseguram articulação entre as tarefas das instituições educativas, das normas e leis, das exigências do contexto social e do processo de participação democrática;

  • B.

    expressa os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em várias reuniões, através de objetivos, conteúdos e métodos;

  • C.

    assegura a racionalização, organização e coordenação do trabalho técnico-administrativo da instituição, de modo que a previsão das ações possibilitem ao professor a realização de um ensino de qualidade e evite a improvisação e a rotina;

  • D.

    prevê objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais individuais dos aprendentes;

  • E.

    assegura a unidade e coerência determinada pelos órgãos públicos estaduais e municipais, atualizando conteúdos que atendam aos interesses dos estabelecimentos do ensino.

A educação escolar baseada nos princípios que regem a educação nacional, explícitos na Constituição Federal de 1988, deve estar ajustada, para aplicação, à situações reais. Para esse fim, ela deve contemplar:

  • A.

    o funcionamento das redes públicas escolares, comunitárias, confessionais e não-escolares ;

  • B.

    a formação de especialistas e docentes para atuarem no ensino fundamental;

  • C.

    o aproveitamento da aprendizagem, promoção do aluno e classificação das escolas;

  • D.

    os recursos financeiros, técnicos, materiais e humanos para o desenvolvimento do ensino;

  • E.

    a participação do poder público e particular, promovendo a qualidade da escola pública.

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

São características de um planejamento de currículo na perspectiva tradicional: funções especializadas, tarefas seqüenciais e preestabelecidas e organização disciplinar do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Em uma perspectiva participativa, a pesquisa em educação focaliza a intervenção na realidade, privilegiando tanto mudanças imediatas como aquelas transformações estruturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o planejamento nas organizações e suas diversas dimensões, julgue os itens subseqüentes.

Os conflitos inerentes ao processo de execução das ações previstas em um planejamento de caráter participativo são pontos essenciais, devendo ser tratados ou considerados no momento da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado
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