Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Na elaboração de planejamento estratégico, as fases de diagnóstico, de entendimento da missão da instituição, de identificação dos instrumentos e de controle/avaliação podem ser realizadas aleatoriamente.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O nível do processo de planejamento vinculado ao momento de estabelecimento da missão da instituição é o
Pedagogia - Processo de Planejamento - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
"O ofício de professor se dá dentro de um sistema de educação formal, numa determinada instituição escolar, num coletivo de profissionais que fazem a escola, numa sociedade específica". (Rios, 2001)
A competência profissional possui 4 (quatro) dimensões: técnica, estética, ética e política. Para haver uma docência da melhor qualidade é preciso que o professor busque essas dimensões continuamente, entretanto, a competência profissional é fundada, primordialmente,
na dimensão ética, pois o trabalho só ganhará seu significado pleno se pautado nos princípios éticos com vistas a uma vida digna e solidária.
na dimensão técnica, pois refere-se à capacidade de o professor trabalhar com os conteúdos e estratégias variadas.
nas dimensões éticas e políticas, tendo em vista que elas atendem à participação coletiva na sociedade, ao exercício de direitos e deveres e ao princípio da solidariedade.
na dimensão estética, pois diz respeito à sensibilidade importante às relações interpessoais.
na dimensão política, no que diz respeito à participação na construção coletiva da sociedade.
O projeto é um documento que formula metas, prevê ações, institui procedimentos e instrumentos de ação e propõe
esforço coletivo temporário empreendido para alcançar um objetivo.
direção política e pedagógica para transformar o trabalho escolar.
respostas a um problema concreto por meio de técnicas construtivistas.
construção partilhada entre a coordenação pedagógica e especialistas.
a utilização dos conhecimentos acumulados dos professores pelo seu caráter inovador.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito do planejamento de projetos didáticos, considere as afirmativas abaixo:
1. A organização do processo ensino-aprendizagem, por meio de projetos temáticos, supõe uma forma diferenciada de produção, apropriação e socialização de conhecimentos, na qual os limites entre áreas curriculares se tornam menos relevantes.
2. O planejamento de projetos didáticos deve estar baseado no trabalho coletivo dos docentes da escola.
3. Projetos didáticos devem ser adotados porque estão em voga.
4. Os projetos didáticos devem ter objetivos comuns, traduzidos em temas ou problemas, que exigem um encaminhamento colaborativo e globalizante, e não individual ou fragmentado.
5. O tempo de trabalho a ser destinado a um projeto didático deve ser definido e não pode ser alterado, respeitando-se o princípio da inflexibilidade.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1, 2, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 5 são verdadeiras.
Pedagogia - Processo de Planejamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Assinale a opção que não apresenta uma função do planejamento de ensino.
Prever conteúdos, objetivos e métodos com base nas exigências postas pela realidade social.
Assegurar a racionalização, a organização e a coordenação do trabalho docente.
Apresentar as formas organizativas de ensino e seus métodos.
Controlar a aprendizagem por meio de verificação e qualificação dos resultados.
No contexto contemporâneo, o trabalho em equipe é um imperativo. Contudo, há professores que fazem de sua classe, a portas fechadas, seu universo restrito. Para romper com o isolamento há diversos tipos de atuação em equipe. Assinale a opção que associa, corretamente, o tipo de equipe à sua definição.
NÃO faz parte das funções do planejamento escolar:
assegurar a unidade e coerência do trabalho docente;
prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade social;
expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional;
relacionar as atividades e projetos desenvolvidos pelo professor para a análise da coordenação pedagógica.
Luiza Tavares, diretora do Colégio Estadual Julia Kubitscheck, no Rio de Janeiro, envolveu os professores e alunos em questões ligadas à aprendizagem. "Era necessário melhorar a leitura e a escrita e os conhecimentos em Matemática de uma boa parte dos estudantes. Ao mesmo tempo precisávamos motivar os que já tinham adquirido essas habilidades", afirma. A saída foi elaborar, coletivamente, um projeto de monitoria.
A ação da diretora tem natureza:
co-gestão, baseia-se no principio da participação;
administrativa, que repousa sempre sobre o principio da autoridade;
autogestão, consiste na ausência de autoridade, com os grupo autônomos;
subordinação, com observância a hierarquia.
Questões de 11 a 20 = Didática.
Para o Planejamento requer-se do professor:
Cumprimento dos objetivos apresentados nos programas oficiais;
Inalterabilidade do Programa elaborado, alcançando, assim, os conteúdos definidos;
Definição de um único método de ensino e procedimento didático;
Conhecimento dos programas oficiais para adequá-los às necessidades reais da escola e da turma de alunos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...