Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.
Paulo Freire criticava a educação progressista.
Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.
Escolha do conteúdo programático pelo educador; desenvolvimento da consciência crítica através da narrativa de conteúdos.
Integração dos marginalizados por meio de seu ajustamento ao tecido social; ações pedagógicas humanitaristas.
Ordenação lógica de conteúdos para melhor assimilação; seleção de conteúdos de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.
Superação da contradição educador-educandos; problematização dos conteúdos e relação dialógica com o conhecimento.
Práxis transformadora através da comunicação vertical entre educadores e educandos; inclusão da ética como tema transversal.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.
Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem
tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.
comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.
humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.
cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.
( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.
( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.
( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.
( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.
A seqüência correta é:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:
I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.
II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.
III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.
IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.
V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.
Estão corretas apenas:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...