Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos teóricos da psicologia do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.

Bruner postulou a idéia de inteligências múltiplas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Os currículos pautados nos princípios de Paulo Freire devem ter como eixo organizador as necessidades e as exigências da vida social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Para Emilia Ferreiro, a criança desenvolve conceitos sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita ao manter contato com práticas de leitura e de escrita.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a Paulo Freire e Emilia Ferreiro, dois conhecidos teóricos da educação, julgue os itens que se seguem.

Paulo Freire criticava a educação progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tal como a maioria das religiões visa uma existência harmônica e livre, a educação deve almejar a emancipação humana, tendo em vista, no dizer de Paulo Freire, uma educação libertadora. Identifique a opção que apresenta somente práticas pedagógicas que se coadunam com essa educação libertadora.

  • A.

    Escolha do conteúdo programático pelo educador; desenvolvimento da consciência crítica através da narrativa de conteúdos.

  • B.

    Integração dos marginalizados por meio de seu ajustamento ao tecido social; ações pedagógicas humanitaristas.

  • C.

    Ordenação lógica de conteúdos para melhor assimilação; seleção de conteúdos de acordo com a realidade sociocultural dos educandos.

  • D.

    Superação da contradição educador-educandos; problematização dos conteúdos e relação dialógica com o conhecimento.

  • E.

    Práxis transformadora através da comunicação vertical entre educadores e educandos; inclusão da ética como tema transversal.

Em uma escola de ensino fundamental foi implantada uma ação para propiciar a melhoria do rendimento escolar. Essa ação estava centrada na distribuição de objetos escolares como prêmios para todos os alunos que obtivessem nota superior a sete pontos.

Nessa situação, é correto afirmar que essa ação está baseada na teoria de aprendizagem denominada

  • A. epistemologia genética, de Piaget.
  • B. behaviorismo, de Skinner.
  • C. sociointeracionismo, de Vigotsky.
  • D. aprendizagem significativa, de Ausubel.

Acerca das abordagens da relação professor/aluno no processo educacional, é correto afirmar que, na abordagem

  • A.

    tradicional, a relação é horizontal, e o trabalho coletivo é fundamental na resolução de problemas.

  • B.

    comportamentalista, cabe ao aluno o direito de aprender aquilo que o professor transmite, sem questionamento.

  • C.

    humanista, o professor maximiza o desempenho dos alunos por meio da organização racional dos meios.

  • D.

    cognitivista, o professor cria situações de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno para que este explore o ambiente de forma ativa.

Os professores e a direção de uma escola fizeram uma reformulação na organização do trabalho pedagógico que previa, entre outras ações, a instalação de salas ambiente onde os alunos podiam realizar pesquisas para solução de problemas propostos pelos professores, que eram os auxiliares para as crianças e que mantinham a motivação e a estimulação para a aprendizagem. Nessa situação, a concepção pedagógica prevalente é a denominada

  • A. progressista libertadora, de Paulo Freire.
  • B. histórico-crítica, de Demerval Saviani.
  • C. liberal renovadora não-diretiva, de Carl Rogers.
  • D. liberal renovadora progressiva, de Montessori.

O conceito de "zona de desenvolvimento proximal", desenvolvido por Vygotsky, possibilita compreender funções e desenvolvimentos que estão a caminho de se completarem. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O processo de desenvolvimento nada mais é do que a apropriação ativa do conhecimento disponível na sociedade em que a criança nasceu.

( ) A aprendizagem precederia o desenvolvimento intelectual, seguindo-o e com ele coincidindo.

( ) A criança aprende e interage em sua maneira de pensar o conhecimento de sua cultura.

( ) O desenvolvimento intelectual mais complexo torna-se imutável.

( ) O processo de desenvolvimento consiste, apenas, na apropriação das informações processadas pelos professores em ambientes de aprendizagem.

A seqüência correta é:

  • A. V F F V V
  • B. F V F V F
  • C. V F V F F
  • D. F V F F V
  • E. V V V F V

Vygotsky defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Sob essa perspectiva, pode-se afirmar:

I. A linguagem e a interação desempenham papéis importantíssimos na formação e organização do pensamento complexo e abstrato individual.

II. O desenvolvimento do pensamento recebe grande influência da linguagem e do comportamento de pessoas experientes, o que leva os sujeitos, gradativamente, a adquirirem capacidade de se auto-regularem.

III. Pensamento e linguagem são dois círculos independentes que produzem o chamado pensamento verbal.

IV. As estruturas de linguagem dominadas pelas crianças passam a constituir as estruturas básicas de sua forma de pensar.

V. Os fatores biológicos constituem elementos preponderantes sobre os sujeitos sociais somente na fase adulta.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e III
  • B. I, II e IV
  • C. III, IV e V
  • D. I, III e V
  • E. II e V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...