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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Joana é professora de uma classe de 4ª série, onde há alunos de 10 e 11 anos. Aplicando a Teoria de Piaget, Joana deve considerar que, para esta classe:
as operações da inteligência são, exclusivamente, concretas nesta faixa etária, daí a importância de trabalhar atividades que explorem o máximo os sentidos.
as atividades e a dinâmica da classe já podem considerar que os alunos são capazes de reunir, comparar, classificar e relacionar elementos.
que conteúdos abstratos podem ser plenamente desenvolvidos, pois os alunos já são capazes de elaborar mentalmente o conhecimento.
que o ponto de partida de sua ação didática deve ser o pensamento abstrato, de modo a favorecer o desenvolvimento intelectual.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A pedagogia da autonomia proposta por Paulo Freire aborda os saberes docentes necessários à prática educativa e aponta alguns aspectos do ensinar que precisam ser bem trabalhados pelo professor, a fim de estabelecer uma relação professor-aluno positiva com vistas a uma melhor aprendizagem do aluno.
Assinale a alternativa que expressa, corretamente, o que essa proposta pedagógica define com respeito à autonomia do educando.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem colocar limites à sua liberdade.
É a atitude de ensinar, admitindo a presença da curiosidade, da inquietude, do gosto do aluno, sem abrir mão de colocar limites à sua liberdade.
Significa ensinar, focalizando os próprios objetivos pedagógicos, gostos e interesses por certos assuntos, mas sem colocar limites à liberdade dos alunos.
Significa ensinar, estando livre de qualquer interesse político e econômico, orientando-se pelos próprios interesses, colocando limites à liberdade dos alunos.
É ensinar, livrando-se de interesses políticos e econômicos, atendendo ao ritmo, gosto e interesse dos alunos, sem lhes impor limites.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os professores da Escola de Ensino Fundamental "Água é Vida", localizada nas proximidades da represa do Guarapiranga, resolveram desenvolver um Projeto Interdisciplinar ligado ao Tema Transversal Meio Ambiente. Visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, os professores tiveram de utilizar a competência de referência, segundo Perrenoud (2000), ou seja,
organizar e dirigir situações de aprendizagem.
administrar os recursos da escola.
fazer entrevistas com os pais de alunos.
elaborar e produzir material informativo sobre o problema.
utilizar novas tecnologias.
Nesse contexto, Paulo Freire nos afirma que ensinar
é um ato de transferir conhecimentos úteis à vida do educando; portanto, faz-se necessário diagnosticar a sua realidade cognitiva, incorporando os saberes não formais.
exige respeito aos saberes dos educandos e à possibilidade de associar as disciplinas estudadas as suas realidades concretas.
é transformar os conhecimentos do senso comum, em conhecimento verdadeiro, pois a cultura da elite é um direito de todos.
é um ato de humildade, onde o educador precisa valorizar e reconhecer como válidos todos os saberes dos educandos.
exige uma formação técnica do educador, para que este possa ensinar para além dos saberes das vivências dos educandos, afirmando a supremacia da tecnologia e da ciência.
Para Antoni Zabala, aprender significa
assimilar um determinado conhecimento ensinado, de forma a conseguir reproduzi-lo nas várias situações de avaliação.
obter conteúdos novos que devem ser trabalhados sistematicamente para possibilitar a assimilação destes pelo aluno.
adquirir conhecimentos e habilidades que permitam a construção de novos conhecimentos.
construir o seu próprio conhecimento a partir da utilização de habilidades e competências específicas.
elaborar uma representação pessoal do conteúdo objeto da aprendizagem, fazê-lo seu, interiorizá-lo, integrá-los nos próprios esquemas de conhecimento.
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
O educador Paulo Freire formulou uma metodologia baseada em 5 passos: 1- Vivências dos alunos; 2- Temas geradores; 3- Problematização; 4- Conscientização; 5- Ação política. Essa proposta pedagógica é denominada:
Pedagogia da escola nova.
Pedagogia tradicional.
Pedagogia libertadora.
Pedagogia pós-moderna.
Pedagogia tecnicista.
A literatura infanto-juvenil tem um papel relevante na organização do trabalho pedagógico das escolas. Acerca desse tema, julgue as seguintes afirmações.
I - A ilustração de um texto literário não deve proporcionar às crianças a possibilidade de imaginar, recriar e ir além do próprio desenho, para não prejudicar a leitura.
II - A facilitação e a redução artística não devem existir nas obras a serem trabalhadas com as crianças.
III - A imaginação e a fantasia presentes nas obras literárias infantis podem facilitar a discussão da realidade com mais agudeza e profundidade que o próprio realismo de textos informativos.
IV - Apesar da controvérsia acerca da utilização de histórias em quadrinhos, atualmente, propõe-se o equilíbrio entre duas atitudes, ou seja, nem exclusão, nem exclusividade dos quadrinhos.
V - A poesia deve dirigir-se especificamente às crianças, para que não se incorra no risco de se desvencilhar das intenções educativas e moralizadoras das obras poéticas.
Assinale a opção correta
Considerando-se a relação entre desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva de Vygotsky, é correto afirmar que
I - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e o desenvolvimento favorece as novas aprendizagens.
II - desenvolvimento e aprendizagem ocorrem simultaneamente e são vistos como um processo único.
III - desenvolvimento e aprendizagem são independentes e aprendizagem é um processo externo, não envolvido ativamente no desenvolvimento.
IV - desenvolvimento e aprendizagem são interdependentes e aprendizagem tem papel fundamental no desenvolvimento.
V - processos de maturação e aprendizagem constituem o desenvolvimento e são complementares entre si.
Assinale a opção correta
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
No cotidiano escolar, a intervenção na zona de desenvolvimento proximal dos alunos é de responsabilidade do professor. Essa concepção de interação professor-aluno está relacionada à teoria da aprendizagem defendida por
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A concepção de construção do conhecimento pelas crianças em situações de interação social vem sendo pesquisada com diferentes enfoques e abordagens nos últimos anos. Sob o nome de construtivismo, reúnem-se as idéias que valorizam a ação do sujeito no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Representam essa perspectiva conceitual
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