Questões de Pedagogia do ano 2007

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Na escola onde trabalha Luiza, muitos professores divergem sobre o que é projeto. Acreditam, como nos diz Gandin, que o projeto deverá ser muito mais simples, "estando às considerações que o embasam já contidas no plano do qual brotou a decisão do projeto. Precisa ser tão claro e tão simples que qualquer pessoa possa coordenar sua execução". Para Gandin, "O projeto é a máxima aproximação - junto com a orientação da rotina - entre a elaboração (pensar) e a execução (agir): constam nele apenas as especificações para a ação". Assim sendo, o autor conceitua projeto como uma ação desencadeada:

  • A.

    dentro de um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • B.

    sem um período de tempo determinado, geralmente para criar algo que não existia antes

  • C.

    em qualquer período de tempo, geralmente para dar asas ao que já existia antes

  • D.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o que já existia antes

  • E.

    dentro de um período de tempo indeterminado, para concretizar o combinado no planejamento prévio

Para Libâneo, "... ao considerar os objetivos gerais e suas implicações para o trabalho docente em sala de aula, o professor deve conhecer os objetivos estabelecidos no âmbito do sistema escolar oficial, seja no que se refere à valores e ideais educativos, seja quanto às prescrições de organização curricular e programas básicos das matérias." Uma vez que o trabalho escolar está vinculado a diretrizes nacionais, estaduais e municipais de ensino, esse conhecimento se faz necessário, pois precisamos saber que concepções de homem e sociedade os caracterizam, uma vez que expressam os interesses dominantes dos que controlam os órgãos públicos. Com base na afirmativa acima, indique os níveis de abrangência que devem ser considerados no momento em que os objetivos gerais são traçados:

I - O sistema escolar, que expressa as finalidades educa-tivas de acordo com ideais e valores dominantes na sociedade.

II - A escola, que estabelece princípios e diretrizes de orientação do trabalho escolar com base num plano pedagógico-didático que represente o consenso do corpo docente em relação à filosofia da educação e à prática escolar.

III - O professor, que concretiza no ensino da matéria a sua própria visão de educação e de sociedade.

IV - O aluno, que absorve, na aquisição da matéria, os conhecimentos culturais necessários para a sua inserção no mercado de trabalho.

Está (ão) correto (s) apenas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    II, III e IV

  • C.

    I e III

  • D.

    I, III e IV

  • E.

    I, II e III

Ao afirmar que ensinar é uma especificidade humana, Paulo Freire mostra que "(...) a arrogância farisaica, malvada, com que julga os outros e a indulgência macia com que se julga ou com que julga os seus. A arrogância que nega (...) a humildade, não é virtude dos que ofendem nem tampouco dos que se regozijam com sua humilha-ção."

Considerando-se o clima de respeito que nasce na relação docente/discente, Freire afirma que "Ensinar exige":

  • A.

    segurança, competência profissional e generosidade

  • B.

    segurança, formação profissional e autoritarismo

  • C.

    conhecimento científico, competência profissional e autoridade

  • D.

    segurança, formação profissional e transmissão de conhecimento

  • E.

    domínio pedagógico, transmissão de conhecimento e igualdade

De acordo com o educador Cipriano Luckesi, no caso da aprendizagem, o erro não deve ser visto como fonte de castigo, devendo ser um suporte para a autocompreensão. Assim sendo, o erro, aqui, é visto como:

  • A.

    momento terminal do processo educativo

  • B.

    algo estático do processo educativo

  • C.

    algo dinâmico, como caminho para o avanço

  • D.

    algo apropriado para um acerto de contas

  • E.

    exigência burocrática periódica

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 Considerando a concepção fenomenológica da educação é correto afirmar:

  • A.

    Na atitude fenomenológica, a educação é entendida como cuidado com o pro-jeto do humano em suas possibilidades de ser mundano e temporal.

  • B.

    O aluno egresso (produto) da escola tem que ser integrado à cadeia competitiva do mercado de trabalho.

  • C.

    Centra-se nos métodos e técnicas de ensino, ou seja, no aspecto objetivo e operacional do trabalho pedagógico, na busca de uma eficiência técnica e de uma produtividade no ensino.

  • D.

    O professor é o executor do processo educativo: o professor treina de forma eficiente o aluno para o trabalho produtivo e o aluno pela técnica "aprende a fazer", isto é, recebe e fixa informações para executar as tarefas educativas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a pedagogia humanista-libertadora é correto afirmar:

1- Compreende o ser humano como "inconcluso", que por perceber que "não sabe tudo", busca o saber e o seu aprimoramento enquanto ser humano.

2- O ser humano é visto como um "ser de relações" com o mundo (reflexivo, conseqüente, transcendente e temporal) e �ser de práxis" (reflexão-ação).

3- A educação é compreendida como comunicação, diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos que buscam o conhecimento.

4- A educação apresenta-se como "situação gnosiológica" e "

prática da liberdade", na qual os sujeitos, mediatizados pelo mundo, conhecem e comunicam-se sobre a realidade conhecida.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    2 e 3, somente.

"A idéia central da Pedagogia de Projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado." (Burnier, In:Nóvoa,1992)

Pode-se afirmar que a Pedagogia de Projetos atinge os seguintes pressupostos da aprendizagem:

I- partir de uma visão sincrética do assunto, passar por uma etapa analítica e fechar com uma visão sintética do problema estudado;

II- proporcionar experiências de contato, de uso e de análise das informações acessadas;

III- partir de situações propostas pela prática, questioná-la e ampliá-la à luz da teoria e retornar à prática a fim de intervir na realidade, transformando-a;

IV- trabalhar objetivos ao saber, ao saber fazer e ao saber ser.

 

Assinale a alternativa:

  • A.

    se apenas I,II e III forem verdadeiras

  • B.

    se I, II, III e IV forem verdadeiras

  • C.

    se apenas I e IV forem verdadeiras

  • D.

    se apenas I,III e IV forem verdadeiras

  • E.

    se apenas II, III e IV forem verdadeiras

Leia atentamente as afirmativas abaixo que referemse, segundo SAVIANI(1983), a quatro diferentes correntes pedagógicas:

I- Cabe à educação proporcionar um eficiente treinamento para a execução das múltiplas tarefas demandadas continuamente pelo sistema social... O importante é aprender a fazer.

II- A escola se organiza como uma agência centrada no professor, o qual transmite segundo uma gradação lógica o acervo cultural aos alunos. A este cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.

III- O importante na escola não é aprender, mas aprender a aprender.

IV- A escola tem como função garantir aos trabalhadores um ensino de melhor qualidade possível, nas condições históricas atuais, de modo a evitar que ela seja apropriada aos interesses dominantes e articulada com os mesmos.

As quatro correntes pedagógicas mencionadas são, respectivamente:

  • A.

    crítico-social dos conteúdos, nova, tradicional e tecnicista.

  • B.

    tradicional, crítico-social dos conteúdos, nova e tecnicista.

  • C.

    tecnicista,nova, tradicional e crítico-social dos conteúdos.

  • D.

    nova, crítico-social dos conteúdos, tecnicista e tradicional.

  • E.

    tecnicista, tradicional, nova e crítico-social dos conteúdos.

"Desta maneira, o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa. (...) Já agora ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo." (FREIRE, Paulo.Pedagogia do Oprimido.Paz e Terra,1983.)

Com base na citação acima, é CORRETO afirmar que Paulo Freire refere-se à:

  • A.

    pedagogia que leva em consideração o caráter político da educação, tornando-a acessível às camadas populares dela excluída, tornando-a espaço de discussão visando à transformação da realidade social.

  • B.

    pedagogia do conflito, que sugere evidenciar as contradições ao invés de camuflá-las, visando à ação do professor revolucionário, mesmo sendo a partir da educação conservadora.

  • C.

    a prática, em que a não diretividade e o espontaneísmo supervaloriza a contribuição do próprio educando, coloca em dúvida o resultado da educação.

  • D.

    educação bancária, em que conhecer é um ato de doação do educador ao educando.

  • E.

    prática que defende a auto-gestão pedagógica, em que o professor é o direcionador do processo, em comunhão com os alunos, evitando todas as formas de autoritarismo e disciplina, visando a um trabalho efetivo em direção à democratização do ensino e da sociedade.

Segundo a abordagem sócio-interacionista o comportamento indisciplinado encontrado nas escolas é resultado de:

  • A.

    fatores genéticos herdados, que agravam as condições de precariedade sócio-educacionais.

  • B.

    uma rebeldia salutar em relação às normas socialmente instituídas, estas sim carentes de visão.

  • C.

    uma multiplicidade de influências que se apresentam à criança e ao adolescente ao longo de seu desenvolvimento e com as quais estabelecem uma relação ativa.

  • D.

    um ambiente familiar desestruturado

  • E.

    naturais questionamentos que as novas gerações fazem ao que está instituído

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