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Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:
sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;
apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;
quando seu desenvolvimento mental estiver completo;
antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.
"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".
Qual a abordagem que o texto faz parte?
Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;
Teoria da Psicanálise de Freud;
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.
Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".
Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:
transmissão de informações;
aprendizagens significativas;
transformação social;
dialogicidade;
Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:
a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;
a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;
em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;
não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.
Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:
aprender a conhecer;
aprender a fazer;
aprender a viver individualmente;
aprender a ser.
Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.
De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:
Pedagogia Renovada;
Pedagogia Libertadora;
Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;
Pedagogia Liberal.
A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:
memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;
ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;
ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;
o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.
De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.
O "eu" corporal se desenvolve a partir da:compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.
imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.
diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.
diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.
As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:
I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.
II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.
III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.
Está (ão) correta (s):
II e III apenas
I e III apenas
I, II e III
I e II apenas
III apenas
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