Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vygotsky, em sua obra A Formação Social da Mente (1996), definiu o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, que se refere a capacidade que a criança tem de solucionar situações conflitantes independente:

  • A.

    sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes;

  • B.

    apenas com os seus conhecimentos prévios, através de tentativas;

  • C.

    quando seu desenvolvimento mental estiver completo;

  • D.

    antes de ingressar na escola e o que poderá realizar após sofrer as influências do processo de escolarização.

"Até cerca de sete anos a criança, permanece pré-lógica e suplementa a lógica pelo mecanismo da intuição; é uma simples interiorização das percepções e dos movimentos sob a forma de imagens representativas e de 'experiências mentais' que prolongam, assim, os esquemas senso-motores sem coordenação propriamente racional".

 Qual a abordagem que o texto faz parte?

  • A.

    Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky;

  • B.

    Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Piaget;

  • C.

    Teoria da Psicanálise de Freud;

  • D.

    Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner.

Questões de 11 a 20 = Didática. "A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo; a educação é motor para o desenvolvimento, considerado globalmente e, isso também supõe incluir as capacidades de equilíbrio pessoal, de inserção social, de relação interpessoal e motoras".

 Com Base no Construtivismo, que expressão está relacionada à tal concepção:

  • A.

    transmissão de informações;

  • B.

    aprendizagens significativas;

  • C.

    transformação social;

  • D.

    dialogicidade;

Líbâneo em seu livro Didática aborda a questão da tarefa de casa. Segundo o autor:

  • A.

    a tarefa de casa exerce uma função social, pois através dela os pais tomam contato com o trabalho realizado na escola;

  • B.

    a tarefa de casa é um instrumento ineficaz, pois não há um controle sobre a sua realização em casa;

  • C.

    em geral, enfatiza a memorização e repetição, sem promover uma construção significativa por parte do aluno;

  • D.

    não tem relação com as atividades desenvolvidas em sala e, não atende as expectativas.

Jacques Delors inaugurou a teoria dos "Quatro Pilares da Educação", que enfatiza a transmissão de conteúdos de forma maciça e eficaz, adaptados à civilização cognitiva. São os pilares do conhecimento, EXCETO:

  • A.

    aprender a conhecer;

  • B.

    aprender a fazer;

  • C.

    aprender a viver individualmente;

  • D.

    aprender a ser.

Ementrevista a Revista Presença Pedagógica de jan/fev, 1995, Paulo Freire declara que "a gente descobriu, finalmente, que, se a educação reproduz, ela não faz só reprodução. Essa é outra tarefa do educador progressista que não se converteu ao discurso neoliberal: desmitologizar a reprodução.

  De acordo com o trecho acima, está se referindo a tendência pedagógica:

 

  • A.

    Pedagogia Renovada;

  • B.

    Pedagogia Libertadora;

  • C.

    Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos;

  • D.

    Pedagogia Liberal.

A concepção construtivista da aprendizagem e do ensino parte do fato óbvio de que a escola torna acessíveis aos seus alunos aspectos da cultura que são fundamentais para seu desenvolvimento pessoal, e não só no âmbito cognitivo. NÃO caracteriza essa concepção:

  • A.

    memorização da informação necessária para as provas ou exames; ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias;

  • B.

    ter conhecimentos conceituais prévios organizados, pertinentes e relevantes, com os quais conectar a nova informação objeto de aprendizagem;

  • C.

    ter inclinação para acreditar que o avanço na construção das próprias idéias e conceitos deve-se ao esforço pessoal;

  • D.

    o professor se torna um participante ativo no processo de construção de conhecimento, cujo centro não é a mátria, mas o aluno e a aluna que atuam sobre o conteúdo que deve aprender.

De acordo com a Psicogenética de Henri Wallon, a formação da identidade infantil passa pela construção do conceito de "eu" corporal, que ocorre durante o estágio sensório-motor e projetivo, e vai sendo desenvolvido a partir da interação da criança com os objetos e com o seu próprio corpo.

O "eu" corporal se desenvolve a partir da:

  • A.

    compreensão de mundo que a criança passa a ter ao adquirir a fala e da utilização dos gestos para auxiliar na comunicação.

  • B.

    imagem mental que a criança forma sobre o mundo exterior ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • C.

    imagem mental formada pela criança sobre si e sobre o que pertence ao mundo exterior ao adquirir a fala.

  • D.

    diferenciação da linguagem corporal utilizada pela criança ao longo do seu desenvolvimento intelectual e motor.

  • E.

    diferenciação feita pela criança sobre o que pertence ao seu próprio corpo e sobre o que pertence ao mundo exterior.

As interações realizadas pelas crianças com os objetos e pessoas ao seu redor são fundamentais para o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e reflexivas, bem como para a formação dos conceitos e regras que vão sendo internalizados ao longo do processo de socialização. De acordo com a teoria sociointeracionista de Vygotsky, citado por Oliveira (2002), é correto afirmar que as interações sociais são responsáveis por:

  • A. promover a evolução biológica do conhecimento.
  • B. medir as relações de aprendizagem da criança.
  • C. desenvolver as capacidades motoras da criança.
  • D. auxiliar o processo de aquisição de conhecimento.
  • E. construir diferenças culturais entre as crianças.

Para desenvolver o fazer docente em sala de aula, o professor precisa traçar uma conjunto de relações interativas necessárias para facilitar a aprendizagem, que tem como ponto de partida o próprio planejamento. Em "(...) a influência da concepção construtivista na estruturação das interações educativas na aula", Zaballa nos aponta que entre as funções docentes, ao se fazer o planejamento, deve-se cuidar de:

I - Planejar a atuação docente de uma maneira suficientemente flexível para permitir a adequação às necessidades dos alunos em todo o processo de ensino / aprendizagem.

II - Contar com as contribuições e os conhecimentos dos alunos, tanto no início das atividades como durante sua realização.

III - Ajudá-los a encontrar sentido no que estão fazendo para que conheçam o que devem fazer, sintam que podem fazê-lo e que é interessante fazê-lo.

Está (ão) correta (s):

  • A.

    II e III apenas

  • B.

    I e III apenas

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I e II apenas

  • E.

    III apenas

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...