Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser
incentivar a investigação científica e o método empírico.
incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.
mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.
discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.
partir do contexto em direção à busca da verdade.
No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar
os parasitas e seus vetores.
a manutenção da saúde.
os ciclos das doenças.
as doenças endêmicas regionais.
a importância da medicina alternativa.
Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que
considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.
verifique a validade das propostas e projetos governamentais.
valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.
analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.
reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.
Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar
suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.
o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.
a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.
o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.
a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.
O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:
– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.
Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza
o positivismo e o processo de investigação.
a psicologia da instrução e o behaviorismo.
o enfoque multidisciplinar e contextualizado.
a exposição de conteúdos, memorização e repetição.
o construtivismo e a experimentação.
Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:
uma exposição didática;
uma verificação da aprendizagem
um exercício de fixação;
um trabalho em grupo;
uma explicação para o momento da correção.
Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:
ao momento histórico-cultural;
à filosofia da escola;
aos objetivos propostos;
às tendências econômicas e aos recursos da escola;
aos diferentes grupos.
Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:
Ética, Matemática e Meio Ambiente;
Meio Ambiente, Ciências e Saúde;
Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;
Ética, Saúde e Meio Ambiente;
Matemática, História e Meio Ambiente.
A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:
um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;
os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;
um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;
o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;
o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.
Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.
As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.
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