Questões de Pedagogia do ano 2007

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Um dos riscos de um processo ensino-aprendizagem contextualizado está em considerar que a simples sistematização do conhecimento cotidiano seja suficiente para a aprendizagem. Assim, um dos papéis do professor de Ciências deve ser

  • A.

    incentivar a investigação científica e o método empírico.

  • B.

    incorporar métodos alternativos de busca de conhecimento.

  • C.

    mostrar que a ciência encontra-se além das motivações históricas e sociais.

  • D.

    discutir os limites do senso comum para explicar os fenômenos.

  • E.

    partir do contexto em direção à busca da verdade.

No ensino fundamental os conteúdos relacionados à saúde devem enfatizar

  • A.

    os parasitas e seus vetores.

  • B.

    a manutenção da saúde.

  • C.

    os ciclos das doenças.

  • D.

    as doenças endêmicas regionais.

  • E.

    a importância da medicina alternativa.

Discutir o desenvolvimento sustentável, analisando soluções tecnológicas possíveis na agricultura, na diminuição do lixo e no controle da poluição requer um ensino que

  • A.

    considere a importância do convívio social na construção de conhecimento.

  • B.

    verifique a validade das propostas e projetos governamentais.

  • C.

    valorize o desenvolvimento econômico como gerador de igualdade social.

  • D.

    analise criticamente o ambiente e a comunidade escolares.

  • E.

    reconheça o impacto ambiental do desenvolvimento econômico.

Segundo os PCNs, as propostas para o ensino de Ciências devem considerar

  • A.

    suas relações com a tecnologia e com as demais questões sociais e ambientais.

  • B.

    o método científico, da maneira como é utilizado pelos cientistas.

  • C.

    a assimilação de conteúdos, para formar uma base teórica bem consolidada.

  • D.

    o uso do livro didático como o norteador do processo ensino-aprendizagem.

  • E.

    a busca da verdade e de explicações incontestáveis para os fenômenos naturais.

O atual Plano de Educação para a Ciência, do MEC, é uma iniciativa que tem, dentre seus objetivos:

– Incentivar projetos curriculares voltados para a educação científica e mudanças curriculares que incorporem abordagens práticas e problematizadoras das Ciências;
– Implantar as oficinas de Ciências, Cultura e Arte em instituições de ensino e científicas, como espaços de ensino-aprendizagem e de formação inicial e continuada de professores.

Estes objetivos permitem identificar um movimento para um ensino de ciências que prioriza

  • A.

    o positivismo e o processo de investigação.

  • B.

    a psicologia da instrução e o behaviorismo.

  • C.

    o enfoque multidisciplinar e contextualizado.

  • D.

    a exposição de conteúdos, memorização e repetição.

  • E.

    o construtivismo e a experimentação.

Um grupo de estagiários do Curso de Pedagogia, observa uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A professora recapitulou operações com frações heterogêneas e depois distribuiu um exercício, explicando que, em caso de dúvida, poderiam chamá-la. Os estagiários identificaram esse procedimento como:

  • A.

    uma exposição didática;

  • B.

    uma verificação da aprendizagem

  • C.

    um exercício de fixação;

  • D.

    um trabalho em grupo;

  • E.

    uma explicação para o momento da correção.

Os conhecimentos de cada matéria do currículo, organizados pedagógica e didaticamente, são os conteúdos. A seleção dos conteúdos não está ligada:

  • A.

    ao momento histórico-cultural;

  • B.

    à filosofia da escola;

  • C.

    aos objetivos propostos;

  • D.

    às tendências econômicas e aos recursos da escola;

  • E.

    aos diferentes grupos.

Entre os assuntos a serem tratados, com base nos temas transversais, destacam-se:

  • A.

    Ética, Matemática e Meio Ambiente;

  • B.

    Meio Ambiente, Ciências e Saúde;

  • C.

    Matemática, Língua Portuguesa e Ciências;

  • D.

    Ética, Saúde e Meio Ambiente;

  • E.

    Matemática, História e Meio Ambiente.

A avaliação, como parte integrante e intrínseca do processo educacional, deve ser compreendida como:

  • A.

    um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica;

  • B.

    os elementos que subsidiam o professor para uma reflexão contínua sobre sua prática e na criação de novos instrumentos de trabalho;

  • C.

    um instrumento para o aluno tomar consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades, e se organizar na tarefa de aprender;

  • D.

    o momento que permite à escola definir prioridades e localizar as ações educacionais que demandam maior apoio;

  • E.

    o momento em que a comunidade interfere no processo ensino-aprendizagem a fim de torná-lo uniforme e eficaz.

Com relação ao planejamento de ensino e à sua elaboração por meio da metodologia de projetos, julgue os próximos itens.

As etapas de um projeto não podem ser estanques, por isso o planejamento deve ser flexível, permitindo adequações necessárias em todos os momentos de realização das atividades previstas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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