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A avaliação faz parte do processo educativo. Ela permite que os responsáveis pelo processo ensino-aprendizagem reformulem ou não seus procedimentos didático-pedagógicos.
Sobre a avaliação é correto afirmar que:
se utiliza de modo indiscriminado de provas e testes, mensurando os resultados para conhecer os sujeitos avaliados;
reforça tanto a classificação dos aprendentes de forma sistemática e global, como conduz à reprovação;
é uma intervenção no processo ensino-aprendizagem, medindo quantitativamente a capacidade dos sujeitos envolvidos;
é apenas um ato concluso, processo que se realiza para determinado momento;
representa um dos atos vitais para o alcance de uma prática pedagógica.
Atualmente recomenda-se conhecer as características do letramento da comunidade a que pertence a escola.
Qual afirmação abaixo NÃO reflete essa orientação?
O desenho de um currículo escolar deve se voltar às necessidades dos estudantes da comunidade.
A escola deve se preocupar em conhecer a inserção sócio-econômica dos estudantes da comunidade.
O envolvimento de todos que compõem a comunidade escolar − professores, diretores, estudantes, funcionários da escola − é desejado.
O professor deve concentrar-se em literaturas canônicas, que representam leituras poucas vezes feitas pelos estudantes da comunidade.
Deve-se identificar o que os alunos lêem, porque lêem, se lêem em livros, na internet, na tela de cinema, que práticas de leitura desenvolvem.
A promoção da crítica nas atividades de leitura deve ser preocupação do professor.
Qual ação abaixo opõe-se a esse procedimento?
Estimular os alunos a posicionarem-se em relação ao tema que leram e a ouvir a opinião dos colegas.
Conscientizar os alunos sobre os filtros ideológicos de cada leitor no processo interpretativo.
Conduzir o debate, acrescentando alternativas à reflexão e opinião dos alunos.
Evitar o monopólio da análise de poucos estudantes.
Desestimular as subjetividades nas leituras dos alunos, ensinando-lhes um modelo interpretativo aceitável.
Segundo as teorias críticas, a aprendizagem de língua inglesa pode ampliar a consciência do aluno sobre o fenômeno lingüístico. Verifica-se esse processo quando o aluno
atinge fluência, correção e boa pronúncia na comunicação oral.
está ciente da exigência do conhecimento da língua inglesa para a sobrevivência na sociedade globalizada.
compreende que quem usa a linguagem o faz de um lugar situado na história, numa cultura e instituição.
sabe escrever textos coesos e coerentes em todos os gêneros do discurso.
demonstra conhecimento sistêmico na leitura do gênero estudado.
Ao desenvolver a produção oral em língua inglesa, o professor deverá levar em conta uma questão relacionada à pronúncia:
a necessidade de escolha de um modelo, visando à aprendizagem eficiente da produção oral.
as diferenças nos usos do sistema fonético e fonológico nas línguas materna e estrangeira; pode haver interferências de uma para outra.
a necessidade de interferência imediata do professor na ocorrência de um erro de pronúncia, evitando-se a recorrência do mesmo.
a inadequação das correções de pronúncia, de acordo com as metodologias atuais.
a eficiência dos exercícios programados de repetição para a prática da pronúncia correta.
No ensino de língua inglesa, a noção de "tarefas" (tasks) constitui relevante orientação didático-pedagógica atualmente. As tarefas
concentram-se num sistema lingüístico e suprem a aprendizagem pretendida.
aplicam-se a alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e possibilitam a recuperação desses alunos.
relacionam, por meio de atividades, fatos e experiências da sociedade ao ensino da sala de aula.
resumem-se em experiências de comunicação oral, com vistas à melhoria dessa habilidade, como por exemplo, a pronúncia.
baseiam-se numa prática instrucional individualizada que, por meio de exercícios lingüísticos, promove a aprendizagem correta da língua inglesa.
O ensino de língua inglesa favorece e recomenda o trabalho com temas transversais, porque estes
oferecem a oportunidade de comparar ou contrastar em língua inglesa questões discutidas na sociedade brasileira.
oportunizam a comparação e contraste entre culturas desenvolvidas e subdesenvolvidas.
garantem o acesso às variedades gramaticais e de vocabulário da língua inglesa em suas variedades temáticas.
proporcionam o conhecimento sobre assuntos que não surgem na mídia brasileira.
possibilitam aos alunos estudar as outras disciplinas do currículo escolar em inglês.
A apreciação de costumes e valores de outras culturas pode ser realizada no ensino de língua inglesa?
A resposta correta da pergunta acima é:
Não. O ensino de língua inglesa deve concentrar-se nos costumes e valores dos países nos quais a língua inglesa é primeira língua.
Sim, mas deve ocorrer nas séries em que os alunos já têm conhecimento básico de língua inglesa.
Não, porque essa noção representa uma ideologia imperialista, não mais adotada na educação atualmente.
Sim. Esse trabalho pode desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.
Talvez. O professor é quem deve avaliar se seus alunos têm a competência lingüística para esse aprendizado.
Considere o trecho abaixo de uma aula de leitura de 8ª série.
Professora: Now, let's read a text. It's about global warming. Global warming? Do you know what it is? It's aquecimento global. Já ouviram falar, não é? Como no filme 'Era do Gelo 2'. Did you see it? Yes? Ok, let's read.
Observa-se que a professora conduz sua aula utilizandose tanto da língua inglesa, quanto da língua portuguesa. Segundo as teorias recentes sobre ensino de língua inglesa, esse procedimento é considerado
errado, porque os alunos devem ser expostos apenas à língua inglesa.
inadequado, porque não se deve falar inglês nas atividades de leitura, apenas ler.
inaceitável; demonstra o despreparo lingüístico da professora para se comunicar em inglês.
adequado; a professora utiliza-se da língua materna para explicações breves, que não comprometem o objetivo de sua atividade.
correto; a professora aproveita a atividade de leitura para ensinar a habilidade oral.
Escrever textos em duplas, no desenvolvimento da habilidade de escrita, é um procedimento
aconselhável porque reflete uma situação privilegiada de ampliação de repertório e de desenvolvimento do espírito de parceria.
inadequado porque a escrita constitui uma prática individual.
adequado apenas em alguns gêneros textuais, como é o caso dos diálogos.
desaconselhável porque um aluno pode assimilar formas incorretas da escrita com o outro.
recomendado apenas na fase inicial do aprendizado, como estímulo, porque a essência da escrita é individual.
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