Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.

Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]

A instrução do professor é

  • A.

    coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.

  • B.

    adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.

  • C.

    inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.

  • D.

    ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.

  • E.

    eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.

Essa definição de leitura põe ênfase

  • A.

    na competência lingüística.

  • B.

    na competência comunicativa.

  • C.

    no conhecimento sistêmico.

  • D.

    no processo cognitivo.

  • E.

    na consciência crítica.

O modelo interacional de leitura centra-se

  • A.

    no processo de decodificação de informação.

  • B.

    no leitor.

  • C.

    na relação entre leitor e texto.

  • D.

    no texto.

  • E.

    na intenção do autor.

Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora

  • A.

    valoriza o ritual da aprendizagem.

  • B.

    se preocupa em desenvolver o papel do leitor.

  • C.

    enfatiza o conhecimento sistêmico.

  • D.

    negligencia o caráter informal da aprendizagem.

  • E.

    se distancia de sua função de ensinar.

Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática

  • A.

    ritualizada.

  • B.

    harmônica.

  • C.

    excludente.

  • D.

    disciplinar.

  • E.

    significativa.

A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como

  • A.

    simples transmissão de significados entre locutores.

  • B.

    emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.

  • C.

    resultado da participação passiva do ouvinte.

  • D.

    aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.

  • E.

    produção conjunta de falantes e ouvintes.

Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?

  • A.

    Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.

  • B.

    O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.

  • C.

    A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.

  • D.

    A função primordial de uma língua é a comunicação.

  • E.

    Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.

Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.

I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I.

  • B.

    II.

  • C.

    I e II.

  • D.

    I e III.

  • E.

    II e III.

O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:

  • A.

    observação.

  • B.

    falseabilidade.

  • C.

    elaboração de hipóteses.

  • D.

    comprovação da verdade.

  • E.

    descrição de um fenômeno.

Considere as características abaixo.

I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.

Aplicam-se ao construtivismo educacional as características

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...