Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere este trecho de uma aula de inglês de 8ª série.
Professor: Então. Vocês vão ouvir o diálogo na fita e prestar atenção a três coisas. Vocês vão tentar entender quem ligou para quem, a que horas é o jogo e o local em que as duas pessoas vão se encontrar. Eu vou escrever as perguntas na lousa. Tá bem? Então, vamos ouvir a fita e responder essas três questões. Vocês não precisam entender tudo, tá? Tentem pegar essas informações que eu pedi. Prontos? Eu vou tocar a fita. [Professor toca a fita.]
A instrução do professor é
coerente com o princípio de que as atividades de compreensão oral devem privilegiar os diálogos.
adequada porque estabelece um objetivo claro para a tarefa de compreensão oral.
inadequada porque os alunos ainda não ouviram o diálogo na fita.
ineficaz, pois deveria garantir a compreensão de todas as informações.
eficaz, contanto que os alunos trabalhem em grupos para a resolução da tarefa.
Essa definição de leitura põe ênfase
na competência lingüística.
na competência comunicativa.
no conhecimento sistêmico.
no processo cognitivo.
na consciência crítica.
O modelo interacional de leitura centra-se
no processo de decodificação de informação.
no leitor.
na relação entre leitor e texto.
no texto.
na intenção do autor.
Mediante a insistência de um aluno pela resposta certa em uma atividade de leitura, a professora lhe explica que não há resposta certa e o incentiva a construir sentidos sobre o texto lido. Esse procedimento revela que a professora
valoriza o ritual da aprendizagem.
se preocupa em desenvolver o papel do leitor.
enfatiza o conhecimento sistêmico.
negligencia o caráter informal da aprendizagem.
se distancia de sua função de ensinar.
Segundo essa perspectiva sobre identidades, a interação em aula de língua estrangeira deve ser vista como uma prática
ritualizada.
harmônica.
excludente.
disciplinar.
significativa.
A abordagem interacional do discurso, apoiada teoricamente na sociolingüística interacional, considera a conversação como
simples transmissão de significados entre locutores.
emissão de uma mensagem do falante para o ouvinte.
resultado da participação passiva do ouvinte.
aplicação da função referencial da linguagem pelo falante.
produção conjunta de falantes e ouvintes.
Qual destas afirmações tem relação de sentido com a citação acima?
Falar como um nativo deve ser o objetivo do aprendiz de língua estrangeira.
O aprendizado de língua estrangeira deve começar pela imitação das formas dessa língua.
A identidade de um indivíduo constrói-se na língua e através dela.
A função primordial de uma língua é a comunicação.
Dominar uma língua estrangeira acarreta desidentificação com a língua materna.
Com relação ao uso de imagens pelo professor de Ciências foram feitas as afirmações abaixo.
I. Neste nível deve-se explorar diversos tipos de imagens, como fotografias, esquemas e mapas.
II. A produção de imagens pelos alunos é importante para desenvolver a sua competência leitora.
III. As imagens devem ser apresentadas apenas depois do entendimento do texto.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
I e II.
I e III.
II e III.
O ensino do método científico é fundamental para o desenvolvimento de atitudes e habilidades que propiciem ao aluno a aquisição de uma postura de questionamento. NÃO é um aspecto do método científico:
observação.
falseabilidade.
elaboração de hipóteses.
comprovação da verdade.
descrição de um fenômeno.
Considere as características abaixo.
I. A importância do envolvimento ativo do aluno.
II. O respeito pelo aluno e por suas próprias idéias.
III. O entendimento da ciência enquanto criação humana.
Aplicam-se ao construtivismo educacional as características
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...