Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve
receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.
procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.
concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.
enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.
desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.
No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto
propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.
deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.
prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.
visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.
possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.
Segundo as concepções atuais de leitura, os textos
sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.
devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.
podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.
só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.
são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.
Considere a entrevista abaixo.
Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.
Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque
supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.
desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.
centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.
requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.
considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.
Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.
Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm
As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:
confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.
localização do tema ou da idéia principal dos textos.
consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.
identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.
reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.
No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é
necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.
prejudicial porque distrai o aluno.
redundante, já que repete informações do texto verbal.
recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.
adequada apenas para alunos iniciantes.
O tipo de exercício descrito na citação acima
deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.
é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.
não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.
oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.
não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.
A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como
interpretação de sentidos.
posicionamento do leitor diante do texto.
decodificação de signos lingüísticos.
interação entre texto e leitor.
antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.
Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é
o desenvolvimento da proficiência comunicativa.
a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.
o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.
a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.
a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.
Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes
entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.
vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.
deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.
concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.
confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...