Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No ensino de língua inglesa, a habilidade de escrita deve

  • A.

    receber menor atenção, limitando-se ao preenchimento de lacunas ou elaboração de respostas curtas em atividades escritas.

  • B.

    procurar desenvolver a articulação entre conhecimento de mundo, conhecimento lingüístico e organização textual.

  • C.

    concentrar-se no estudo de regras gramaticais, sendo estas um requisito imprescindível para as avaliações periódicas.

  • D.

    enfatizar o uso correto da língua, uma vez que essa é a única habilidade voltada a esse objetivo.

  • E.

    desestimular as criações livres, evitando que o aluno se frustre com seus erros.

No desenvolvimento da leitura, a ênfase no reconhecimento dos gêneros de texto

  • A.

    propõe uniformizar os conhecimentos diversificados dos alunos.

  • B.

    deve ocorrer depois que o aluno domina as estratégias de leitura.

  • C.

    prioriza a aprendizagem das estruturas gramaticais da língua.

  • D.

    visa à reconstrução, na escrita, dos textos lidos em sala de aula.

  • E.

    possibilita antecipar possíveis conteúdos e realizar leituras significativas.

Segundo as concepções atuais de leitura, os textos

  • A.

    sempre dizem tudo por meio de suas estruturas e é preciso decifrar seus signos.

  • B.

    devem ser apreendidos como objetos autônomos, encerrados em si mesmos.

  • C.

    podem gerar interpretações múltiplas, em função das interações dos leitores.

  • D.

    só podem ter múltiplos sentidos se houver liberdade para os leitores.

  • E.

    são sempre abertos, permitindo que o leitor atribua qualquer sentido ao que lê.

Considere a entrevista abaixo.

Entrevistadora: Que tipo de atividade você acha que mais funciona em sua aula?
Professora: Eu acho, eu acho que é gramática, trabalhando em cima do verbo, né? Parece que não, é muito tradicional, muito velho e coisa e tal, tem crítica a esse respeito, mas dá um suporte para o aluno.

Essa visão de ensino e aprendizagem de língua estrangeira na escola é criticada por especialistas porque

  • A.

    supõe que a aprendizagem de uma língua é principalmente a aprendizagem de um código composto por meio de regras gramaticais.

  • B.

    desconsidera que o ensino de gramática deve ser evitado em todos os momentos das aulas.

  • C.

    centra-se em itens como verbos em vez de focalizar a gramática da frase.

  • D.

    requer uma hierarquização de conteúdos lingüísticos que dificulta a espontaneidade e o improviso no aprendizado da língua.

  • E.

    considera o professor como facilitador do processo de aprendizagem.

Considere estas instruções para uma aula de leitura em língua inglesa.

Compare o teor das duas reportagens sobre o tema. Em que se diferenciam e em que revelam aspectos comuns. Para mais informações sobre Plutão, visite o site da Nasa: http://solarsystem.jpl.nasa.gov/planets/profile.cfm

As tarefas propostas têm como objetivo principal o desenvolvimento da seguinte habilidade de leitura:

  • A.

    confirmação das hipóteses de sentido criadas antes da leitura.

  • B.

    localização do tema ou da idéia principal dos textos.

  • C.

    consulta prévia a outras fontes para reconhecimento de vocabulário.

  • D.

    identificação de conexões entre textos sobre o mesmo tema.

  • E.

    reconhecimento do gênero textual a que os textos pertencem.

No ensino de leitura em língua inglesa, a leitura de elementos não-verbais (fotografias, tabelas, gráficos, mapas etc.) é

  • A.

    necessária para auxiliar o aluno na compreensão do conteúdo verbal.

  • B.

    prejudicial porque distrai o aluno.

  • C.

    redundante, já que repete informações do texto verbal.

  • D.

    recomendável para tirar dúvidas sobre o conteúdo verbal.

  • E.

    adequada apenas para alunos iniciantes.

O tipo de exercício descrito na citação acima

  • A.

    deve ser privilegiado com alunos que têm pouco conhecimento da língua inglesa.

  • B.

    é desnecessário e revela uma prática não mais adotada.

  • C.

    não deve ser realizado individualmente como tarefa de casa.

  • D.

    oferece aos alunos a oportunidade de escrever textos de todos os gêneros.

  • E.

    não leva em conta que a produção escrita real requer a definição do leitor e do objetivo do texto.

A concepção de leitura contida na citação acima opõe-se de forma radical à visão de leitura como

  • A.

    interpretação de sentidos.

  • B.

    posicionamento do leitor diante do texto.

  • C.

    decodificação de signos lingüísticos.

  • D.

    interação entre texto e leitor.

  • E.

    antecipação quanto ao tema e objetivo do texto.

Uma função educativa importante do ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola básica é

  • A.

    o desenvolvimento da proficiência comunicativa.

  • B.

    a capacitação para intercâmbios culturais entre estudantes de nacionalidades diferentes.

  • C.

    o conhecimento da cultura dos povos falantes de língua inglesa.

  • D.

    a oportunidade de percepção de diferenças culturais e convivência com a diversidade.

  • E.

    a ampliação da esfera de informações e conhecimentos.

Na aula de língua inglesa, como também em outras disciplinas, é importante proporcionar aos alunos contato com diferentes gêneros textuais em seus suportes originais. Essa orientação visa a permitir que os estudantes

  • A.

    entrem em contato com textos considerados difíceis e que, por isso, evitam.

  • B.

    vivenciem diferentes práticas sociais de uso da língua.

  • C.

    deixem de lado a leitura de textos em livros didáticos, que pouco contribuem para o desenvolvimento da competência em leitura.

  • D.

    concentrem-se na aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.

  • E.

    confrontem, com os colegas, suas estratégias de leitura e seu conhecimento dos assuntos abordados no texto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...