Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.

1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.

2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.

3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.

4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.

O correto está somente em:

  • A. 1, 2 e 3.
  • B. 1 e 2.
  • C. 2 e 4.
  • D. 4.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

 

O texto se refere ao conceito de:

  • A. alfabetização.
  • B. letramento.
  • C. fluência.
  • D. cognição.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:

  • A.

    ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.

  • B.

    melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.

  • C.

    estimular a competição e levar a agir impessoalmente.

  • D.

    facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:

  • A.

    ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.

  • B.

    poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.

  • C.

    obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.

  • D.

    chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:

  • A.

    corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.

  • B.

    deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.

  • C.

    busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.

  • D.

    trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.

As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser

  • A.

    mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor.

  • B.

    orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas.

  • C.

    melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas.

  • D.

    orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento.

  • E.

    orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet.

Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque

  • A.

    a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.

  • B.

    possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.

  • C.

    favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.

  • D.

    oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.

  • E.

    permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.

Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.

  • A.

    Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.

  • B.

    Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.

  • C.

    Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.

  • D.

    Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.

  • E.

    Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.

Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...

Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão

  • A.

    cultural, pois nem todos os alunos apresentam gosto pela leitura.

  • B.

    econômica, pela dificuldade de aquisição de livros.

  • C.

    formativa, pela falta de salas de leitura.

  • D.

    gerencial, ao não definir os professores responsáveis.

  • E.

    institucional, via elaboração de projetos.

A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    1 – 2 – 3 – 4.

  • B.

    2 – 1 – 4 – 3.

  • C.

    4 – 3 – 2 – 1.

  • D.

    1– 2 – 4 – 3.

  • E.

    3 – 4 – 1 – 2.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...