Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um Projeto de Educação para o Trânsito é um bom exemplo de como a escola pode incluir, em seu currículo, projetos de interesse da comunidade e, ao mesmo tempo, trazer significados aos conteúdos das disciplinas. A professora Joana apresentou as seguintes sugestões para o desenvolvimento desse trabalho. Analise-as e assinale a alternativa que contém as opções corretas.
1- Desenvolver um debate sobre Acidentes de Trânsito, para trabalhar os aspectos da língua oral, atitude de saber ouvir o outro, fazer anotações e organizar a fala.
2- Trazer para uma visita aos alunos, um Técnico da Secretaria de Trânsito, para ser entrevistado sobre os principais problemas de trânsito da cidade.
3- A produção, pelos alunos, de um mural sobre atitudes corretas no trânsito, articulando conteúdos de Artes e de Língua Portuguesa.
4- Trabalhar o tema – Educação para o Trânsito – somente com conteúdos de Ciências, porque o tema está diretamente relacionado a esta área.
O correto está somente em:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto se refere ao conceito de:
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A ação didática, com estratégias que envolvam trabalhos em grupo, tem como principal vantagem:
ajudar a memorização, processo mais importante na aprendizagem.
melhor fixação de aprendizagem através da memorização, devido a diversidade de características dos alunos.
estimular a competição e levar a agir impessoalmente.
facilitar troca de idéias e experiências e desenvolver o sentimento do "nós", o que vai favorecer o diálogo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A presença da Arte no currículo do Ensino Fundamental justifica pelo fato de a criança:
ter necessidade de saber usar tesoura, lápis de cor, tinta e pincel para favorecer a aprendizagem do desenho e da pintura, sem os quais não pode concluir o ensino fundamental.
poder desenvolver habilidades de representar papéis por meio do teatro de máscara, de fantoches, de sombra e de marionetes, para valorizar esta arte milenar.
obter da escola as condições necessárias para o desenvolvimento global da personalidade, valendo-se de formas diversificadas de atividades expressivas, criativas e sensibilizadoras.
chegar à escola com muitas deficiências culturais e problemas sócio-econômicos, razões pelas quais as atividades artísticas compensariam a falta de motricidade provocada pela pobreza.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 23, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A professora Magda Soares (1998, p.47) afirmou que "o ideal seria alfabetizar letrando". Isto significa que:
corresponde ao processo pelo qual se adquire uma tecnologia sobre a escrita alfabética.
deve relacionar-se ao exercício competente da tecnologia da escrita.
busca ampliar as experiências das crianças sobre os vários tipos de jogos e brincadeiras.
trabalha com o ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As novas tecnologias em educação como computadores, internet, multimídias, entre outros recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos, entretanto, o seu uso no processo de aprendizagem precisa ser
mais explorado para a elaboração de textos, evitando, assim, a entrega de trabalhos manuscritos que dificultam a leitura do professor.
orientado pelo professor para que os alunos elaborem seus trabalhos sem recorrer a bibliotecas.
melhor aproveitado pelos alunos para a realização de trabalhos, evitando a pesquisa em bibliotecas.
orientado pelo professor com a finalidade de produção de conhecimento.
orientado pelo professor para que os alunos reproduzam os conhecimentos encontrados na Internet.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Pensando que o uso do computador é um recurso auxiliar ao trabalho do professor, pode-se afirmar que ele é útil porque
a utilização do correio eletrônico facilita a comunicação entre professor e aluno, acabando com os encontros presenciais, que não se fazem tão necessários com o advento das novas tecnologias.
possibilita a adoção de chat ou bate-papo, a fim de descontrair a relação professor-aluno.
favorece a reprodução e correção de provas e trabalho, substituindo a realização de trabalhos manuscritos e, desta forma, agiliza o processo de ensino e de aprendizagem.
oferece recursos facilitadores de aprendizagem, como a confecção de CD-ROM e material em Power Point.
permite o uso de lista de discussão, cujo objetivo é substituir os cursos e aulas presenciais.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que contém a medida correta a ser assumida diante dos resultados insatisfatórios de um aluno nas avaliações de aprendizagem.
Promover, automaticamente, o aluno defasado para série seguinte, respeitando o seu ritmo de aprendizagem.
Implantar a avaliação focada na seletividade dos alunos, agrupando-os em turmas com dificuldades semelhantes.
Reconstruir o contrato tácito entre a família e a escola, explicando que avaliar o aluno sem atribuir-lhe nota é mais interessante para seu autoconceito.
Adotar a sistemática de divulgação pública dos resultados dos alunos para estimular a competição entre os alunos e, conseqüentemente, sua melhoria de desempenho.
Analisar o problema apresentado em sua base ou raízes e modificar os procedimentos didáticos para atender suas dificuldades.
Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita...
Delia Lener afirma que para além do papel do professor na formação do aluno leitor, o desafio de dar sentido à leitura tem uma dimensão
cultural, pois nem todos os alunos apresentam gosto pela leitura.
econômica, pela dificuldade de aquisição de livros.
formativa, pela falta de salas de leitura.
gerencial, ao não definir os professores responsáveis.
institucional, via elaboração de projetos.
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
A respeito dos princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.
.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.
1 2 3 4.
2 1 4 3.
4 3 2 1.
1 2 4 3.
3 4 1 2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...