Questões de Pedagogia do ano 2007

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Em uma perspectiva cognitivista / construtivista da leitura, a compreensão do que se lê é produto da(o):

  • A.

    possibilidade de o leitor possuir os conhecimentos necessários que vão lhe permitir a atribuição de significado aos conteúdos do texto.

  • B.

    estrutura do texto em um nível sempre abaixo do grau de desenvolvimento do leitor, favorecendo a interpretação.

  • C.

    capacidade de concentração do sujeito e da interação com o ambiente em que a leitura é realizada.

  • D.

    estratégia de interpretação calcada nos erros de leitura, tendo em vista uma visão particularizada do teor de um texto.

  • E.

    conhecimento anterior ao conteúdo do texto que, uma vez somado aos dados obtidos na leitura, fornecem uma visão amplificada.

Ao ingressar pela primeira vez na escola, Ana estava ávida por aprender a escrever. Ao final do primeiro dia de aula, pegou uma folha em branco e registrou:

EOA
OO
PARIO

A professora se posicionou ao seu lado e pediu que lesse o que escreveu. A menina disse: "escola – sol – parquinho", referindo-se às novidades de seu dia.

  • A.

    pré-silábica, por inexistir correspondência entre letras e a totalidade das palavras.

  • B.

    silábica, com registro de uma letra para cada sílaba, mas em conflito e em fase de transição.

  • C.

    puramente silábica, pois cada sílaba é representada por uma letra ou uma grafia.

  • D.

    silábico-alfabética, por incluir elementos de uma escrita evoluída, com resquícios do período anterior.

  • E.

    silábico-alfabética, pela descoberta de que uma sílaba pode conter vogais e consoantes.

Uma criança escreveu em seu caderno: "ameninacomedoce", o que enseja as seguintes afirmações:

I – a aprendizagem da leitura e da escrita pressupõe fazer correspondências entre os sons da linguagem e os signos ou conjuntos de signos gráficos;

 II – a criança que se inicia no processo de aquisição da linguagem escrita ainda não possui uma consciência metalingüística, razão pela qual faz aglutinações;

III – algumas crianças têm dificuldades de discriminar a segmentação entre as palavras, o que é claramente percebível na linguagem falada, ao fazer a transposição para a escrita.

É (São) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III

As tarefas de leitura compartilhada são consideradas, segundo Solé (1998), como as melhores ocasiões para os alunos compreenderem e usarem estratégias úteis à compreensão de textos. Sobre esta forma de encaminhar atividades de leitura, é correto afirmar que:

  • A.

    proporcionam uma seqüência fixa de procedimentos que treina os alunos para a complexidade da decodificação de textos.

  • B.

    favorecem a desinibição para a leitura em público, divisão de tarefas e vínculos de dependência com o professor.

  • C.

    baseiam-se em leitura dirigida com comando em voz alta, seguida de perguntas e atividades de extensão.

  • D.

    permitem condução integral da tarefa pelo professor e ampla tutoria da interpretação de textos por seu caráter inquiritivo.

  • E.

    permitem fazer previsões sobre o texto, perguntas sobre o que foi lido, esclarecimentos de dúvidas e capitulação de idéias.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

Ao propor aos alunos que elaborassem seus próprios textos, o professor se deparou com o problema dos erros ortográficos. Todas as opções abaixo são coerentes com uma concepção de produção de textos que visa à criação independente, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    As dificuldades ortográficas devem ser alvo de uma depuração do texto logo no início da produção, quando deve ser feita uma revisão fina.

  • B.

    A correção ortográfica não deve obscurecer as outras dimensões implicadas na produção textual, como a própria qualidade do texto.

  • C.

    Os obstáculos encontrados criam um lugar de questionamento onde é possível corrigir as regras provisórias elaboradas pelos alunos.

  • D.

    Um levantamento dos erros mais freqüentes serve como base para escolha das noções a serem revistas nos momentos destinados à ortografia.

  • E.

    Quanto mais os alunos escrevem, mais correm o risco de cometer erros ortográficos, o que não significa renunciar à proposição de textos.

Considere a descrição abaixo para responder às questões nos 30 e 31.

Um professor, desejoso de que seus alunos fizessem contato
com diferentes gêneros textuais, criou um "varal literário",
onde ficavam penduradas fichas contendo crônicas, notícias,
entrevistas, narrações, poemas, fábulas etc.. Durante e após
uma seqüência didática, o professor solicitou aos alunos que
escrevessem seus próprios textos, usando os diferentes
gêneros.

O trabalho realizado por este professor relaciona-se às afirmações que se seguem. Todas estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a.

  • A.

    Na escola, o trabalho com os gêneros textuais objetiva conhecê-los ou apreciá-los para melhor compreendê-los e produzi-los.

  • B.

    Na produção de um texto de determinado gênero, o aluno deve levar em conta o destinatário, a finalidade e seu próprio ponto de vista.

  • C.

    As produções textuais dos alunos constituem instrumentos de observação que permitem refinamento, modulação e adaptação.

  • D.

    A tarefa da escola é explorar e aprofundar os gêneros textuais que os alunos dominam e dar relevância aos de caráter privado.

  • E.

    É papel do docente mostrar que cada gênero textual é caracterizado por uma estrutura mais ou menos convencional, o que supõe um planejamento.

Numa classe, os alunos, após medirem-se uns aos outros, criaram, em grupos, gráficos representando as diferentes alturas encontradas. Em seguida, compararam os gráficos criados com outros obtidos em revistas e jornais. Essa atividade corresponde ao bloco de conteúdos "tratamento da informação", presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da Matemática, porque:

  • A.

    proporciona melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas, às distâncias e à escala.

  • B.

    desenvolve um tipo especial de pensamento que permite descrever e representar o mundo físico e suas regularidades.

  • C.

    permite conhecer, de forma prática, regras para a solução de problemas que se aplicarão, futuramente, ao estudo de equações.

  • D.

    possibilita a construção de conceitos que preparam para a aprendizagem de sistemas numéricos em seus diferentes tipos.

  • E.

    está adequada às demandas sociais e possibilita a compreensão de representações que estão presentes no cotidiano.

Em relação à organização dos conteúdos, o que recomendam os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática, no período inicial do ensino fundamental?

  • A.

    Maior ênfase aos conteúdos relativos a números e operações do que aos conceitos geométricos.

  • B.

    Variedade de conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes blocos de conteúdos.

  • C.

    Seqüência linear dos blocos de conteúdos por sua composição lógica.

  • D.

    Trabalho que privilegie o sistema numérico decimal, em função de sua prevalência na vida prática.

  • E.

    Equilíbrio e equanimidade na seleção de conteúdos, para que não haja pesos diferenciados.

Muitas vezes, no ensino fundamental, particularmente em sua etapa inicial, a História tem permanecido distante dos interesses do aluno. Para que o ensino da História seja parte atraente e significativa do cotidiano escolar, os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem, em suas orientações didáticas:

  • A.

    escolha criteriosa do livro didático que irá nortear o trabalho realizado pelo professor.

  • B.

    vínculo do estudo dos fatos históricos às datas do calendário cívico, dando maior significação ao conhecimento.

  • C.

    conteúdos e situações de aprendizagem que possibilitem refletir criticamente sobre as convivências e as obras humanas.

  • D.

    primazia para a pesquisa de fontes documentais como instrumentos de informação a serem analisadas e interpretadas.

  • E.

    ensino formal do conceito de tempo desde os dois primeiros ciclos, tratando-o como elemento que possibilita organizar os acontecimentos.

Considere a situação abaixo para reponder às questões de nos 21 e 22.

Numa classe de pré-adolescentes, houve uma intensa discussão sobre o problema da anorexia nervosa, doença que leva as pessoas a pararem de comer em função de padrões de beleza que determinam magreza absoluta. A professora desta classe, em diálogo com seus alunos, programou uma pesquisa sobre o tema.

Durante a pesquisa, os alunos tomaram contato com os Índices de Massa Corporal (IMC) das modelos da indústria da moda nas últimas décadas. Calcularam o IMC das modelos e seus próprios índices, elaboraram gráficos e tabelas, estudaram as diferentes décadas trabalhando o tempo histórico, redigiram textos sobre o assunto e publicaram um informativo. A este respeito foram feitas as afirmativas a seguir.

I – Trata-se de um exemplo de transversalidade, pois estabelece, na prática educativa, uma relação entre a aprendizagem de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real.

II – A pesquisa foi realizada de forma interdisciplinar, pois questiona a segmentação entre os diferentes campos do conhecimento, levando em conta sua inter-relação.

 III – Por se tratar de um procedimento didático, é um modelo de centro de interesse, que está na gênese da pedagogia de projetos.

O modo como a professora conduziu a pesquisa está relacionado à(s) afirmação(ões):

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
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