Questões de Pedagogia do ano 2007

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A respeito das propostas progressistas de alfabetização e letramento, marque V para verdadeiro ou F para falso.

( ) Ensinar apenas a mecânica do ler e do escrever é alfabetizar letrando.

( ) No processo de alfabetização, é necessário trabalhar apenas o sistema gráfico.

( ) O processo de alfabetização e letramento exige o trabalho na dimensão significativa e na dimensão gráfica.

( ) O texto deve ser o ponto de partida do processo de alfabetização e letramento.

( ) Alfabetizar não se reduz ao domínio das “primeiras letras”. Envolve também utilizar a língua escrita nas situações em que esta é necessária, lendo e produzindo textos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – V – V.

  • B.

    F – F – V – V – V.

  • C.

    V – V – F – F – F.

  • D.

    V – F – V – F – F.

  • E.

    V – V – F – V – F.

Joana freqüenta uma classe de alfabetização. Ao tentar escrever COPO, registrou QOPO, e na escrita de CAMISA, escreveu KAMIZA. Esse nível de produção gráfica em que a criança não omite letras, mas usa letras diferentes da escrita convencional, é denominada na psicogênese da língua escrita como nível:

  • A.

    pré-silábico.

  • B.

    ortográfico.

  • C.

    alfabético.

  • D.

    alfabético.

  • E.

    silábico-alfabético.

O trabalho com o texto na escola básica, proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve estar baseado numa concepção de linguagem. Segundo essa concepção, a linguagem é:

  • A.

    um instrumento de comunicação.

  • B.

    uma expressão do pensamento.

  • C.

    baseada em normas a serem seguidas, e tudo aquilo que delas se desvincula é considerado errado.

  • D.

    uma forma de interação social.

  • E.

    um conjunto de signos que se combinam segundo regras e que é capaz de transmitir uma mensagem.

A moderna pedagogia trata o tema da orientação sexual a partir da compreensão da sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, presente no ser humano ao longo de toda a sua existência. Apoiar o aluno para que ele exerça sua sexualidade com prazer e responsabilidade é uma das finalidades essenciais desse tipo de trabalho na escola. Nessa perspectiva, espera-se que a escola se organize de modo a levar o estudante a

  • A.

    questionar a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, meio eficaz para impedir a promiscuidade.

  • B.

    reconhecer que os papéis atribuídos ao masculino e ao feminino são naturais, biologicamente marcados e livres de discriminações.

  • C.

    identificar e expressar livremente seus sentimentos e desejos, entendidos como direito individual que não se subordina aos sentimentos e aos desejos de outrem.

  • D.

    conhecer seu corpo, valorizar e cuidar de sua saúde como condição necessária para usufruir prazer sexual.

A necessidade de se abordar transversalmente o tema saúde, permeando todas as áreas componentes do currículo escolar, decorre da constatação de que a mera transmissão de informações acerca do funcionamento do corpo, das características das doenças e dos hábitos de higiene, ainda que importantes, não garantem o desenvolvimento de atitudes de vida saudável. Entre as opções abaixo, assinale a que não reflete atitude de um educador comprometido com a promoção da saúde.

  • A.

    Entender a escola como um todo, da sala de aula aos banheiros, da área de recreação ao local em que se prepara e é servida a merenda, zelando pela existência de um ambiente saudável.

  • B.

    Promover a ativa participação da comunidade escolar, a começar pelo conjunto dos educadores, na elaboração do projeto pedagógico da educação para a saúde.

  • C.

    Eximir-se da tarefa de oferecer opções para a prática de ações promotoras da saúde para não tolher a liberdade individual de seus alunos.

  • D.

    Buscar um modelo de saúde o mais amplo possível, no qual interajam aspectos físicos, psíquicos, socioculturais e ambientais.

Hoje, mais que em qualquer outra época, a questão ambiental ocupa posição de relevo na agenda das sociedades. Isso se dá em face dos preocupantes resultados de um modelo de civilização centrado na industrialização. Por seu impacto na vida das pessoas, o tema do meio ambiente não pode passar ao largo da educação. Em linhas gerais, espera-se que a escola contribua para que seu aluno seja capaz de

  • A.

    compreender os encadeamentos de diversos fenômenos naturais e seu relacionamento com a vida, posicionando-se criticamente ante as condições ambientais de seu meio.

  • B.

    entender que os problemas ambientais não interferem na qualidade de vida das pessoas quando ficam restritos a determinadas localidades.

  • C.

    adotar posturas distintas, relativas à preservação do meio ambiente, na escola, em casa e na comunidade, já que distintas são essas realidades.

  • D.

    assimilar a diferença intransponível entre patrimônio natural, étnico e cultural, condição necessária para se ligar afetivamente à natureza e aos seres humanos.

É característica da avaliação

I controlar a disciplina dos alunos.

II possibilitar a revisão do plano de ensino.

III ajudar a desenvolver capacidades e habilidades nos alunos.

IV refletir os valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e IV.
  • D. II, III e IV.

No que se refere à função educativa da avaliação na prática escolar, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ser utilizada como recompensa aos bons alunos e punição para os desinteressados ou indisciplinados.

  • B.

    O bom professor é aquele que confia em seu olho clínico, por isso não necessita de verificações parciais no decorrer das aulas.

  • C.

    No processo de avaliação, deve-se considerar a relação mútua entre aspectos quantitativos e qualitativos, visando ao desenvolvimento autônomo e independente do educando.

  • D.

    As avaliações qualitativas devem ser valorizadas em detrimento das quantitativas, que não medem o conhecimento dos alunos.

Acerca da segmentação em textos escritos, durante o processo de aquisição da escrita, assinale a opção correta.

  • A.

    O educando necessita apenas dominar a língua falada para fazer a transposição de palavras e expressões para a escrita.

  • B.

    Trata-se de problema conceitual complexo, que exige o reconhecimento de diferentes unidades lingüísticas.

  • C.

    Essa fase corresponde ao início do processo de aquisição da escrita, que o educando domina com muita facilidade.

  • D.

    A segmentação se refere ao processo de escrita formal que se dá com a aquisição de apenas uma unidade lingüística.

O nível de escrita em que a criança representa fielmente o som oral, por meio de um grafema para cada um dos fonemas da língua, é denominado

  • A. alfabético.
  • B. ortográfico.
  • C. letramento.
  • D. ortografização.
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