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Em cada item a seguir é apresentada uma ação pedagógica. Julgue se a ação pedagógica apresentada favorece as práticas de escrita.
I Reconhecer a capacidade de escrita das crianças e dar legitimidade às escritas iniciais.
II Desenvolver atividades que promovam escritas significativas para as crianças.
III Promover atividades que permitam diversidade de estratégias na resolução de problemas.
IV Desenvolver atividades que permitam à criança reler o texto produzido para possível reestruturação e para ampliação da compreensão acerca do processo de escrita.
A quantidade de itens certos é igual a
Assinale a opção correta acerca do processo de ensino e aprendizagem da ortografia no 1.º e no 2.º ciclos escolares.
A normatização ortográfica pressupõe um trabalho intensivo e descontextualizado com palavras cuja grafia se distancia da linguagem falada.
No ensino da ortografia, deve-se considerar a freqüência de uso das palavras, para que as mais freqüentes na escrita dos alunos sejam aprendidas primeiro.
O uso de dicionários deve ser evitado nessa fase, pois tal atividade requer aprendizagem de procedimentos complexos da língua, que só ocorrerá em ciclos escolares posteriores.
A aprendizagem da ortografia caracteriza-se como processo passivo, apoiado na memória individual, por isso atividades ortográficas devem ser o último recurso a ser utilizado em sala de aula.
Entre as opções a seguir, assinale aquela que apresenta proposta incorreta de atividades de produção de textos com apoio, a serem desenvolvidas com alunos iniciantes.
Planejamento coletivo de texto e proposição para que os alunos redijam, individualmente ou em grupo, uma versão desse texto.
Orientação aos alunos quanto à produção de textos a partir de textos já conhecidos, como, por exemplo, um bilhete escrito por personagem de uma obra literária lida.
Apresentação de partes já construídas (início e meio; início e fim; meio e fim) de um texto, para que os alunos redijam as partes que faltam.
Proposição de produção oral de um texto, seguida de gravação desse texto em áudio e posterior transcrição do texto pelo aluno.
Considerando a prática de leitura no 1.º e no 2.º ciclos escolares, assinale a opção correta.
Nessa fase da vida escolar, o trabalho com leitura deve privilegiar a decodificação da escrita, sem a preocupação com a extração de informações do texto.
A prática de leitura pressupõe a validação da seleção e a interpretação do texto feitas previamente pelo professor.
Objetiva-se, com o trabalho de leitura, a formação de leitores competentes e escritores que produzam textos com eficácia.
O principal objetivo da prática de leitura é desenvolver nos alunos, ao longo de todo o processo de negociação de significados textuais, a habilidade de revisão do próprio texto.
A professora Susana propôs uma atividade utilizando textos de jornais para alunos da etapa inicial do ensino fundamental. Uma pessoa leiga no assunto a questionou: "Tão novinhos e já conseguem ler jornais?" A atividade e o questionamento remetem à seqüenciação de conteúdos de linguagem escrita. Assinale a opção que apresenta, corretamente, alguns dos critérios que devem ser considerados para esta seqüenciação quanto aos alunos e quanto às atividades.
A professora Letícia percebeu que a maioria de seus alunos tinha, no ambiente doméstico, pouco ou nenhum contato com livros e jornais. Planejou a criação de uma biblioteca de sala de aula como meio de incentivo à leitura. Durante o planejamento, tomou contato com alguns enunciados sobre o assunto.
I – A seleção dos livros deve seguir o mesmo critério adotado para os livros didáticos, quanto ao tipo de leitura a ser proposta para determinado ciclo ou idade.
II – Livros que contêm apenas gravuras são adequados a crianças da educação infantil, ao passo que, no ensino fundamental, devem-se escolher obras com escrita compatível com o nível de desenvolvimento.
III – O professor realiza uma mediação subjetiva na indicação de livros e no estímulo à leitura, por isso, é importante que se aproprie do acervo para ser um interlocutor competente.
IV – A partir do momento em que a criança lê de forma autônoma, o professor não necessita mais ler livros em voz alta para a classe, pois esta prática pode gerar acomodação na busca individual pelos livros.
Letícia comparou esses enunciados com o pensamento de Chartier, Clesse e Hébrand (1996), concluindo que, de acordo com as proposições dos autores, é(são) correta(s) apenas o(s) enunciado(s):
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96, no Art 12º, estabelece que as escolas têm a incumbência de "elaborar e executar sua proposta pedagógica". Para que essa proposta vise à construção de uma "felicidadania", segundo a concepção de Rios (2002), faz-se necessário:
coletivizar a participação, considerando limites e possibilidades do contexto escolar e comunitário, definindo princípios norteadores e metas, designando tarefas e avaliando continuamente.
reunir os projetos individuais dos docentes num somatório, de modo a formar um único grande projeto coletivo, que ganhará organicidade durante sua implementação e execução.
oferecer cursos com a temática da cidadania, visando à formação permanente dos educadores e à participação efetiva da comunidade, o que resultará na elaboração da proposta.
desenvolver a autonomia dos profissionais da educação, no sentido de que tenham a liberdade de traçar projetos segundo suas vivências, e que sejam postos em comum numa só proposta.
moldar as competências dos educadores a partir de uma proposta elaborada pela equipe gestora, que busque rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
Um aluno escreveu o convite para as festividades de final de ano da seguinte maneira: VENU TODUS NA FETA DI FINAU VAI TEM ANIMASAO E DANSA E MUTA MUZICA E ALEGRE
Diante do texto do aluno, algumas observações foram feitas por professores.
I – "É preciso corrigir o que o aluno escreveu, introduzindo no papel as letras omitidas, alterando as trocadas e fazendo o traçado correto das letras."
II – "Melhor será enviar o convite para a família como está, pois este aluno está buscando a coerente representação fonética da língua falada."
III – "Julgo produtivo que o aluno compare seu texto com outro igual, mas escrito corretamente, identifique as diferenças e faça a reescritura de seu texto como resultado da comparação."
Considerando que o aluno produziu um texto informativo, assinale a opção que apresenta o(s) procedimento(s) didático(s) apropriado(s), em uma concepção de ensino que leve em conta a função social da escrita.
A correção de atividades feitas pelos alunos é uma tarefa própria do ofício do professor. De acordo com a concepção de Curto, Morillo e Teixidó (2000), segundo a qual a correção de atividades escritas torna-se mais produtiva quando há:
atenção exclusiva à ortografia, definição clara de objetivos e proposição da melhora da caligrafia.
recomendação direta do que deve ser feito, proposta de reflexão e correção coletiva.
preparação anterior, correção no ato e ensino do ato de corrigir.
registro da solução da situação-problema, antecipação de possíveis falhas e oferecimento de recursos.
demonstração inequívoca dos erros, uso de lápis ou caneta azul ao corrigir e proposição de reescritura.
Hugo é uma criança em fase de alfabetização. O menino consegue ler textos que lhe são apresentados sem, contudo, compreender o que lê. A partir do caso descrito, considere as afirmações que se seguem.
I – Não é possível compreender se não há leitura de forma ativa, ou seja, antecipando interpretações, reconhecendo significados, dúvidas e incompreensões no processo de leitura.
II – Ler e escrever são tarefas interdependentes, o que supõe que uma criança que não compreender um texto também não compreenderá o que escreve.
III – Para favorecer a compreensão é preciso propor a leitura de textos cujo significado seja necessário desvendar com um objetivo claro e explícito.
IV – O ensino das estratégias de leitura compreensiva deve ser realizado em etapas posteriores à fase da alfabetização, que deve ficar circunscrita à decodificação dos códigos lingüísticos.
Sobre o processo de aquisição da leitura, são corretas, apenas, as afirmações:
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