Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:
o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.
a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.
as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.
as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.
as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.
Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:
a interiorização e a apropriação ativas do processo de mudança pelos professores são acentuadas, em uma perspectiva de profissionalização interativa.
o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanças que deseja empreender.
se delega poder à coordenação pedagógica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores.
se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos conteúdos curriculares e ao desenvolvimento docente.
se amplia o campo de atuação de determinado professor que apresenta competências para uma tarefa necessária à escola.
"Estar implicado em um processo de inovação convida a tomar consciência das diferentes fontes e formas de liderança." (Thurler, 2001). Entre estas, é correto afirmar que, na liderança voltada para a(s):
transformação, a meta é a melhoria das competências individuais e coletivas, objetivando mudança durável na maneira de o grupo pensar e agir.
posição no sistema social, a liderança se dá por meio de uma delegação de poder pelo corpo docente, com tempo de exercício limitado.
formação ou acompanhamento, o Diretor da escola não interfere demais nas práticas de sala de aula e os professores manifestam lealdade às suas decisões.
cultura, a liderança é exercida por líderes que acompanham e aconselham os docentes durante a implantação de inovações.
transações, os líderes direcionam a maneira como os profissionais conseguem agir em coerência com seus valores e crenças.
Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.
Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?
Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.
A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.
A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.
A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.
Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.
A realidade profissional de Joana é um produto das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e da educação. Tais transformações, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mínimo. Assinale a opção que apresenta, corretamente, características de cada um desses momentos do sistema capitalista.
A tradição antropológica da pesquisa participante fez com que a investigação etnográfica fosse absorvida no campo da educação. Assinale a opção que não caracteriza o modelo de pesquisa participante:
a disponibilidade de o pesquisador de permanecer no campo por muito tempo para obter dados da cultura em estudo;
o pesquisador não necessita de um treinamento prévio para desenvolver o trabalho de campo, prevalecendo sua intuição;
o observador deve ter como instrumento um diário de campo para registro dos dados;
por meio da pesquisa participante o pesquisador observa as manifestações culturais e as reações psicológicas dos membros do grupo;
a pesquisa participante deve estar desprovida de qualquer sentimento etnocêntrico.
Os Portais de Informação Empresariais (EIPs) estão sendo implantados nas empresas para atender à necessidade de ampliar a eficiência operacional. Neste sentido, os EIPs devem estar interligados através de bancos de dados, que forneceriam dados para aumentar a eficiência da empresa.
No segmento educacional o EIP deve ter os seguintes requisitos:
precisará ter um portal de informações para ser aberto pelos diretores e colher dados relevantes, independentes do "login"da cada um;
precisará ter ferramentas inteligentes e aplicativos para somente armazenar informações relevantes, sem que para isso se acesse o word wide web (www);
precisará ter elementos de um portal de informações para ser capaz de organizar o acesso a documentos, conectando as pessoas, às informações;
precisará ter disponíveis os relatos e documentos textuais da escola, independentes do "login" de cada usuário;
precisará conter um mecanismo para leitura dos dados que permita acesso ao "login" do gestor.
Os programas de capacitação no trabalho procuram o aperfeiçoamento educacional e a melhoria da qualidade de ensino. A realização desse programa deve ser planejada para que se possa atingir os seus objetivos.
Em relação ao desenvolvimento do planejamento de capacitação no trabalho, não está correto que:
deve-se identificar os problemas como desafios e tomar decisões adequadas;
deve-se considerar somente a cultura dos participantes e a natureza dos conteúdos;
deve-se consultar os participantes a respeito de seu entendimento sobre o programa;
deve-se oportunizar aos participantes a aplicação de seus conhecimentos e as habilidades correspondentes;
deve-se envolver os participantes na apresentação de conceitos, idéias e estratégias.
O funcionamento das escolas depende de líderes eficazes que concentrem seus esforços e energias em liberar o potencial escondido em cada um. A liderança delegada tem como características:
ouvir, consultar e apoiar ativamente os integrantes da equipe gestora que têm oportunidade de influenciar na decisão;
envolver os integrantes da equipe no processo decisório, concordando em mudar de opinião de acordo com a decisão do grupo;
agir com elogios para levantar a confiança e a motivação dos liderados, tomando suas próprias decisões, depois de considerar o interesse dos integrantes equipe;
dizer claramente o que deve ser feito e proporcionar as orientações de como realizar as tarefas, valendo-se de formas autocráticas de decidir;
basear-se em objetivos desafiadores para comandar a equipe, influenciando no processo de decisão; sugerir alternativas, embora as decisões finais sejam do grupo gestor.
Estudos recentes mostram que ações mais efetivas para a formação docente ocorrem em processos de profissionalização continuada. Essa formação continuada deve conter:
os saberes da experiência, os do conhecimento e os pedagógicos;
os saberes práticos na escola para otimizar a formação do professor;
os saberes trabalhados somente na dimensão procedimental;
os saberes que não precisam levar em conta a experiência, mas enfatizam unicamente o conhecimento específico da área de atuação;
os saberes trabalhados, voltados unicamente para dimensão atitudinal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...