Questões de Pedagogia do ano 2007

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processo de organização escolar dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Considerando os instrumentos de ação, abaixo, relacione-os com os seus respectivos conceitos, enumerando a segunda coluna de acordo com a primeira.

( 1 ) Planejamento ( ) Atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.

( 2 ) Organização ( ) Processo de explicitação dos objetivos, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.

( 3) Direção/Coordenação ( ) Ações de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da escola para o desenvolvimento de competências.

( 4 ) Formação continuada ( ) Comprovação e reflexão do funcionamento da escola.

( 5 ) Avaliação ( ) Atividade que envolve a racionalização de recursos e a viabilização de condições para realizar o que foi planejado.

( 6 ) Pesquisa

A seqüência correta é:

  • A. 5, 4, 1, 6, 2
  • B. 4, 3, 5, 2, 1
  • C. 5, 2, 4, 3, 1
  • D. 6, 3, 5, 4, 2
  • E. 3, 1, 4, 5, 2

No campo pedagógico, o planejamento escolar tem-se constituído em uma das importantes atividades, cuja característica tem sido o seu caráter processual. Nessa perspectiva, pode-se considerar como atividades do Pedagogo no seu campo de atuação:

I. Realizar diagnóstico e análise parcial da realidade da escola, buscando informações da comunidade.

II. Definir objetivos e metas, compatibilizando a política e as diretrizes do sistema escolar com as intenções, expectativas e decisões da equipe da escola.

III. Propor atividades permanentes de reflexão e ação.

IV. Prever os passos a serem seguidos, determinando rigidamente os resultados a serem alcançados.

V. Prever contínua ação, reflexão e deliberação dos educadores sobre a prática em curso.

Estão corretas apenas:

  • A. I e III
  • B. II, III e IV
  • C. II, III e V
  • D. I, IV e V
  • E. IV e V

Propor situações-problema aos alunos é considerado, atualmente, prática inovadora na escola. Para adotar essa sistemática de trabalho, os professores precisam saber que

  • A.

    as situações de desafios devem estar ao alcance dos alunos e devem levar cada um a progredir, sendo mobilizadoras.

  • B.

    uma situação problema é organizada em torno de resolução de um obstáculo pela classe, obstáculo este não identificado pela classe previamente.

  • C.

    o estudo organiza-se em torno de uma situação de caráter hipotético que permita ao aluno um estudo mais aprofundado.

  • D.

    a situação deve oferecer resistência suficiente, levando o aluno a investir nela seus conhecimentos anteriores disponíveis, de modo que a situação leve a reproduzi-los.

  • E.

    a situação-problema deve ter um caráter problemático; a atividade deve operar em uma zona próxima, propícia ao desafio intelectual.

A equipe do conselho de classe de uma escola de Ensino Fundamental — composta por representantes da direção, da orientação educacional, da coordenação pedagógica e pelo professor regente da turma — resolveu fazer as seguintes recomendações para um aluno da 4.ª série, que apresentava dificuldades de aprendizagem na área de leitura e escrita, e para sua família:

I – procurar um professor particular para reforçar o trabalho realizado em sala de aula;

II – maior empenho do aluno nas tarefas a serem realizadas em casa;

III – retirada da televisão e de sua diversão predileta, pelos pais, até que as dificuldades sejam sanadas pelo aluno.

Com base nessas recomendações, conclui-se que o conselho de classe concebe que a avaliação deve

  • A. exigir a observação individual de cada aluno, atenta ao seu momento no processo de construção do conhecimento, refletindo e investigando razões para as dificuldades identificadas.
  • B. ter como foco primordial o aluno e desconsiderar a organização de tempos e espaços da escola para atendimento de situações específicas.
  • C. buscar abranger todos os aspectos do processo de conhecimento como construção histórica, singular e coletiva do sujeito
  • D. promover o desenvolvimento não só do aluno, mas também do professor e de todas as dimensões da escola.
  • E. resultar em reflexão constante de todos os segmentos que constituem o processo de ensino-aprendizagem, como forma de superar as dificuldades, reeducando os envolvidos

Acerca da proposta pedagógica de uma escola, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A formulação da proposta pedagógica é uma prática educativa de caráter formativo.

  • B.

    A proposta pedagógica expressa o grau de autonomia da equipe escolar.

  • C.

    É de responsabilidade do diretor da escola elaborar a proposta pedagógica e submetê-la à aprovação de seus superiores.

  • D.

    Na proposta pedagógica, devem constar objetivos bem definidos e embasados em diagnóstico prévio.

A equipe de professores de uma escola reuniu-se para planejar o encerramento do ano letivo. No plano traçado, a equipe definiu os objetivos, a política e a organização da ação. Os trechos abaixo foram extraídos do plano.

I – Promover o encerramento do ano letivo com a participação das famílias dos discentes, a fim de aprofundar a interação família-escola.

II – Confeccionar com os alunos os convites para a festividade, que serão encaminhados aos familiares com uma semana de antecedência.

III – Realizar ampla divulgação das festividades na comunidade, considerando diferentes formas de comunicação, de acordo com os destinatários.

Assinale a opção que classifica corretamente um destes trechos do plano.

  • A.

  • B.
  • C.

  • D.

  • E.

A cultura da infância está presente no dia-a-dia da pré-escola. Para que haja a valorização dessa cultura e o estímulo às produções da criança, é necessário que haja, também, a valorização e o respeito à cultura do professor. Para que isso aconteça, efetivamente, a instituição de Educação Infantil deve trabalhar:

  • A. analisando as histórias de vida dos responsáveis, para melhor entender o comportamento e as preferências das crianças.
  • B. pesquisando as diferentes culturas das comunidades do entorno, promovendo visitas e levando as crianças a conhecerem suas origens
  • C. considerando os conteúdos programáticos exigidos pelas secretarias de educação no que diz respeito a artes, movimento, música e natureza e sociedade
  • D. elaborando, coletivamente, objetivos educacionais que sejam o fruto da contínua interação entre os profissionais, levando em conta as diferentes culturas
  • E. elaborando e programando a proposta pedagógica da escola baseada nas expectativas dos responsáveis.

As afirmações abaixo dizem respeito ao interesse e à motivação dos alunos para a aprendizagem. Analise-as.

I – Uma aprendizagem de enfoque profundo é aquela em que o aluno demonstra intenção de compreender e forte interação com o conteúdo, dependendo unicamente da predisposição e motivação do educando.

II – Na aprendizagem de enfoque superficial, há intenção de cumprir os requisitos da tarefa e ausência de reflexão sobre os propósitos ou estratégias.

III – O que o aluno traz a cada situação concreta não se identifica exclusivamente com os instrumentos intelectuais que possui, mas envolve também aspectos de ordem emocional, como o autoconceito e as representações que faz de si, dos outros e do ambiente.

IV – A motivação e o interesse estão relacionados ao sentido da aprendizagem, o que supõe que os objetivos sejam claros, que a tarefa proporcione envolvimento ativo e que seja desafiante.

De acordo com uma abordagem construtivista do conhecimento, são corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III e IV, apenas.

  • E.

    II, III e IV, apenas.

O projeto pedagógico favorece o desenvolvimento de um trabalho escolar de qualidade quando é:

  • A.

    produzido pela equipe de gestão escolar, executado pelos docentes e voltado para os alunos.

  • B.

    calcado nos pressupostos da LDB, referendado pelas autoridades governamentais e produzido pelos discentes.

  • C.

    construído pela Secretaria de Educação, produtor de autonomia escolar e incentivador de uma prática social transformadora.

  • D.

    executado pelos docentes, voltado para a comunidade local e pautado numa concepção neoliberal.

  • E.

    elaborado coletivamente, democratizador do ensino e um instrumento em permanente construção.

A qualidade da ação docente se torna explícita em cada dimensão da docência. Segundo Rios (1992), estas dimensões são:

  • A.

    técnica, estética, política e ética.

  • B.

    poética, prática, teórica e pedagógica.

  • C.

    social, afetiva, cognitiva e motora.

  • D.

    racional, subjetiva, criativa e relacional.

  • E.

    biológica, psíquica, metacognitiva e transcendente.

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