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Resultados como estes supõem, da parte do professor, a disponibilidade para o desenvolvimento de competências, dentre as quais se destaca a de ser participante da administração escolar. Segundo Perrenoud (2000), uma atuação profissional com ênfase nesta competência significa:
estabelecer normas administrativas e manter contato com os órgãos centrais do sistema de ensino.
elaborar planos de curso e ministrar aulas dos vários componentes curriculares.
compor a administração dos recursos da escola e a coordenação da instituição, com todos os seus parceiros.
preparar o regimento interno da instituição e estabelecer as bases curriculares.
firmar parcerias com a família e a comunidade e fiscalizar as escolas do entorno.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) - 2007
O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:
Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.
Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.
Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.
Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.
Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:
Esculturas e práticas sociais, rituais e festivais.
Prédios históricos e conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo.
Pintura e expressões orais.
Artes do espetáculo e as técnicas próprias do artesanato local.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:
capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;
divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;
cargos altamente especializados, definidos e permanentes;
interação vertical entre superior e subordinados;
processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:
a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;
as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;
o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;
as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;
as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:
consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;
visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;
envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;
envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;
consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:
diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;
criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;
definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;
planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;
definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:
I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.
A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:
desenvolvimento de atitudes e de novas habilidades voltadas para o mercado;
engajamento dos gerentes em discussões sobre a missão, a imagem que a organização desenvolve a respeito de si mesma e do seu futuro e sobre os valores e objetivos;
desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder;
persuasão racional e habilidade para ouvir;
priorização do instrumental e do previsível na abordagem do comportamento.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Em seu trabalho A Quinta Disciplina, Peter Senge propõe uma nova e revolucionária concepção de liderança e gerenciamento empresarial para inovar as organizações. Considerando que o trabalho está cada vez mais ligado ao aprendizado, cinco novos componentes vêm emergindo nas organizações da aprendizagem, quais sejam:
raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade;
objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais;
cultura flexível quanto a padrões de comportamentos; construção da memória organizacional; redução de subjetividade; clareza das regras; excelência;
agilidade, flexibilidade, dinamismo, visão global e local e comprometimento pessoal;
simplicidade, organicidade, honestidade, lucro e integridade.
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