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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:
basicamente a análise da estrutura de cargos;
unicamente a análise do custo / benefício;
resultados da avaliação de desempenho;
as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;
dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.
A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.
Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.
Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.
Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.
Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.
Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.
Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores:
naveguem pela Internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.
reconheçam na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.
percebam a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.
incorporem atividades na Internet em sua prática pedagógica, de modo a ultrapassar abordagens tradicionais de ensino.
permitam que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on line.
O planejamento estratégico constitui uma forma eficaz para que se evite uma gestão voltada apenas para agir na urgência. Segundo Lück (2000), o planejamento estratégico:
tem caráter normativo, resultando num plano que legitima as ações administrativas.
focaliza a realidade em categorias tópicas e fracionadas, para melhor atuar sobre a mesma.
favorece uma administração das crises por visar a uma ação pontual sobre as demandas da organização.
enfatiza o processo envolvido na elaboração do plano, que legitima o planejado e compromete os profissionais.
supõe esforço destinado a produzir decisões e ações orientadas para resultados concatenados com o futuro.
A equipe de direção de uma escola procurou integrar-se a uma rede de gestão entre escolas, procedimento que supõe a(o):
realização de capacitação profissional em conjunto, de modo a maximizar recursos e diminuir gastos.
busca de práticas promissoras nas escolas vizinhas, visando à aplicação dessas práticas na própria escola.
intercomunicação constante entre organizações e profissionais, tendo em vista a construção de uma ação social.
estabelecimento de uma lógica baseada no "perde-ganha" na constituição de um sistema entre escolas.
estabelecimento de parcerias visando ao apoio recíproco e à obtenção de vantagens de parte a parte.
Ao liderar um processo de mudança calcado na aplicação de uma nova Política Pública para a Educação, a equipe gestora tem um papel decisivo. Segundo Schneckenberg (2000), este papel é o de:
realizar cursos, reuniões e treinamentos, a fim de proporcionar aos membros da instituição mudança de mentalidade e aceitação do novo.
transmitir as novas diretrizes à equipe escolar e à comunidade, apresentando um plano de implantação e implementação da mudança.
promover um clima propício à participação, considerando a experiência de cada membro da sociedade e promovendo a gestão de recursos humanos.
traçar uma estratégia detalhada que preveja cada etapa da mudança e delimitar diferentes graus de socialização da mesma.
respeitar a vontade e a subjetividade dos profissionais da escola, contando com a possibilidade de rejeição da mudança.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:
interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.
flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.
exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.
valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.
identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.
Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.
Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.
Numa das escolas em que Marcelo trabalha, o modelo de gestão praticado é baseado numa concepção técnico-científica, ao passo que, na outra, é baseado na concepção democráticoparticipativa. Assinale a opção que contém, corretamente, características dessas duas concepções de gestão.
Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:
da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.
da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.
do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.
do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.
dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.
Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.
Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?
Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.
Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.
Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.
Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.
Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.
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