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As empresas utilizam várias técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo atual. A modalidade na qual funcionários que aspiram subir a níveis mais elevados dentro da organização recebem assistência e advocacia de executivos da cúpula denomina-se:
aprendizagem prática;
jogos de empresas;
tutoria (coaching);
aconselhamento de funcionários;
atribuição de comissões.
A transformação corporativa freqüentemente implica mudanças que incluem alterações de estratégia, processo e estrutura, mas significa muito mais que isso: um reaquecimento da criatividade e das responsabilidades individuais, uma transformação nos relacionamentos internos e externos e uma modificação no comportamento em relação ao trabalho. Nesse caso, é INCORRETO afirmar que os profissionais devem:
acreditar que podem afetar o desempenho organizacional;
identificar-se com suas profissões, equipes de trabalho ou unidades funcionais e com a organização como um todo;
ser incorporados no processo de lidar com desafios enfrentados pelo empreendimento;
habilitar-se com um alto grau de especialização, voltados para a preservação da cultura organizacional;
apresentar maior tolerância ao erro.
As mudanças provocadas pelos processos de globalização e desenvolvimento tecnológico vertiginoso requerem das organizações a habilidade para mudar de uma forma planejada. Os novos tempos exigem novas organizações e uma nova postura das pessoas no sentido de superar o modelo mecanicista. Considere as afirmativas abaixo relativas às organizações orgânicas:
I - Fornecem um clima de evitação aos riscos.
II - A tolerância ao erro parece ser hoje uma das mais importantes responsabilidades gerenciais.
III - Estimulam um sistema de recompensa para a inovação e criatividade.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
II e III;
I, II e III.
As teorias das organizacões se configuraram numa evolução do pensamento administrativo e são produtos sociais influenciadas por forças culturais e econômicas. A teoria que gerou uma crítica ao ideário taylorista da Administração Científica do Trabalho, ressaltando que os sentimentos das pessoas participavam de modo significativo do sucesso do trabalho, é conhecida como:
teoria da aprendizagem social;
teoria da contingência;
teoria dos sistemas;
escola estruturalista;
escola das relações humanas.
Muitas organizações estão transformando a sua estrutura baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização. A técnica de desenvolvimento de equipe refere-se a:
reunir grupos orientados por um líder para aumentar a sensibilidade quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal;
autodiagnóstico das relações interpessoais; o objetivo é reduzir hábitos destrutivos de comunicação;
movimentar pessoas em várias posições no esforço de expandir suas habilidades, conhecimentos e capacidades;
partir do princípio de que quanto mais feedback de dados cognitivos o grupo receber maior será a possibilidade de se organizar e agir criativamente;
desenvolver um sentimento de liderança, definindo a lista de metas e objetivos a serem alcançados.
A mudança de paradigma na gestão de pessoas da administração taylorista para a gestão estratégica tem um impacto significativo no comportamento organizacional. Em relação à gestão estratégica, considere os seguintes aspectos:
I - Participação de todos os níveis da organização; refere-se a um mecanismo de aprendizagem organizacional através do qual a empresa aprende com a retroação decorrente dos erros e acertos nas suas decisões e ações;
II - Cultura voltada para resultados; tecnologia com automatização rígida inserida numa rotina de trabalho; necessidade de adaptação; adoção de estruturas híbridas;
III - Estruturas horizontalizadas e amplamente descentralizadas cedem espaço a estruturas verticalizadas e centralizadas.
São aspectos fundamentais de gestão estratégica somente:
I;
II;
III;
I e III;
I, II e III.
O programa de desenvolvimento de habilidades gerenciais é considerado um dos pilares de sustentação da empresa, contribuindo para a Qualidade Total. Essa capacitação, no entanto, deve ser estruturada e planejada de tal sorte que todos, a empresa e os gerentes, saibam a que lugar pretendem chegar. São desafios de um gerente eficaz:
mensurar resultados, trabalhar em parceria, assumir riscos, ser agente de mudança;
conhecer as suas idiossincrasias, preferências e limitações;
adotar métodos de desenvolvimento de habilidades cognitivas;
habilitar-se com um alto grau de especialização, voltado para a preservação da cultura organizacional;
priorizar o instrumental e o previsível na abordagem do comportamento humano.
Um dos pontos cruciais para a busca de excelência na cultura organizacional contemporânea foi a idéia de Organização Qualificante. Assim, a organização qualificante, além de apresentar as dimensões da organização qualificada como: autonomia delegada às células, diminuição dos níveis hierárquicos e integração das funções da empresa, deve:
intensificar a redução das hierarquias e da cultura do controle;
focar-se no aproveitamento de competências individuais;
basear-se em uma gestão participativa, proporcionando o envolvimento das pessoas;
implementar a política de remuneração por desempenho individual;
centrar-se na inteligência e no domínio de situações de imprevisto.
As transformações sócio-econômico-tecnológicas fomentaram o que é denominado Total Quality Control System - Programa de Qualidade Total - que consiste numa filosofia de gestão com características especiais. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I - A QT visa à satisfação do cliente; princípios de gestão participativa trabalhando, sobretudo com grupos dentro das organizações.
II - A qualidade deixa de ser uma preocupação restrita ao produto e ao processo de produção para permear todo o tecido organizacional, com ênfase nas pessoas.
III - A QT se caracteriza por: abertura permanente ao exterior e às inovações tecnológicas; mobilização da inteligência de todos; valorização das habilidades técnicas.
A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:
I;
II;
III;
I e II;
I, II e III.
A partir das constantes mudanças no mundo contemporâneo, as organizações precisam se colocar em permanente processo de aprendizagem. A avaliação do treinamento nas empresas implica a identificação das categorias de benefícios organizacionais obtidos e a determinação dos indicadores associados a esses tipos de benefícios. Assinale a opção que apresenta indicadores relacionados à melhora de qualidade:
volume de envolvimento do funcionário na tomada de decisões e número de soluções inovadoras ou produtos desenvolvidos;
freqüência de comunicação dentro da empresa e tempo parado de equipamentos;
quantidade de tempo de adaptação de novos funcionários e quantidade de horas extras;
número de acidentes e número de violação de regras ou procedimentos;
número de processos concluídos e quantidade de trabalho em carteira.
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