Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:

  • A.

    servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos

  • B.

    oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.

  • C.

    garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar

  • D.

    pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno

  • E.

    organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras

A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.

RCN, vol. I,1998.

Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:

  • A.

    devem ser guiados, em sua totalidade, pelos conhecimentos de puericultura.

  • B.

    são influenciados por crenças e valores em torno do desenvolvimento infantil.

  • C.

    são ligados aos aspectos biológicos e seguem as normas da Secretaria da Saúde.

  • D.

    independem do contexto sociocultural e são ligados às necessidades básicas.

  • E.

    independem de conhecimentos específicos, diferente das ações educacionais.

A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:

  • A.

    estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.

  • C.

    propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.

  • D.

    propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.

  • E.

    promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.

Analise as proposições, considerando a afirmativa acima acerca dos aspectos importantes da formação do professor:

I -..Qualificação: o professor deve adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.

II -Formação pedagógica: a atividade de ensinar deve superar os níveis do senso comum, tornando-se uma atividade sistematizada.

III - Formação ética e política: o professor deve educar a partir de valores e tendo em vista um mundo melhor.

Está (ão) correta (s) proposição (ões):

  • A.

    I apenas

  • B.

    I, II e III

  • C.

    III apenas

  • D.

    II apenas

  • E.

    II e III apenas

As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.

I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.

II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.

III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.

IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.

São corretas as afirmações:

  • A.

    I e II, somente.

  • B.

    I e IV, somente.

  • C.

    II e III, somente.

  • D.

    III e IV, somente.

  • E.

    I, II, III e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:

1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.

2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.

3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.

4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).

O correto está em:

  • A.

    1, 2 e 4, somente.

  • B.

    1 e 4, somente.

  • C.

    2 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações  da  educação  com  o  contexto  econômico  estão  se  processando  em  função  da  globalização  da  economia,  que  exige  modificações  no  sistema  educacional.  Sobre  a  educação  na  perspectiva  neoliberal é correto afirmar

1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo  para  a  transformação  social,  por  meio  de  uma  prática  criativa,  participativa,  dialógica  e  conscientizadora.

 
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume  a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao  sistema produtivo.

 
3-  A  escola  tem  a  função  política  de  democratizar  o  ensino,  com  vistas  a  uma  sociedade  democrática  e  igualitária,  cujo  projeto  político  visa  à  transformação  social  e  à  defesa  da  educação pública popular.

 
4-  A  concepção  de  autonomia  está  vinculada  à  da  livre  iniciativa,  livre  escolha  e  à  idéia  de  competitividade.

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:

1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.

2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".

3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.

4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.

São corretas as afirmativas:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente

  • D.

    2 e 3, somente.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:

1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.

2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.

3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.

4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.

O correto está em:

  • A.

    1, 2, 3 e 4.

  • B.

    2 e 4, somente.

  • C.

    1 e 3, somente.

  • D.

    2 e 3, somente.

"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente."  (LUCKESI,1991)

Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia

  • A.

    Liberal Renovada Progressivista

  • B.

    Progressista Libertadora

  • C.

    Progressista Libertária

  • D.

    Liberal renovada não–diretiva

  • E.

    Progressista Crítico-social dos Conteúdos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...