Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:
servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos
oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.
garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar
pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno
organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.
RCN, vol. I,1998.
Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:
devem ser guiados, em sua totalidade, pelos conhecimentos de puericultura.
são influenciados por crenças e valores em torno do desenvolvimento infantil.
são ligados aos aspectos biológicos e seguem as normas da Secretaria da Saúde.
independem do contexto sociocultural e são ligados às necessidades básicas.
independem de conhecimentos específicos, diferente das ações educacionais.
A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:
estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.
preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.
propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.
propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.
promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Analise as proposições, considerando a afirmativa acima acerca dos aspectos importantes da formação do professor:
I -..Qualificação: o professor deve adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.
II -Formação pedagógica: a atividade de ensinar deve superar os níveis do senso comum, tornando-se uma atividade sistematizada.
III - Formação ética e política: o professor deve educar a partir de valores e tendo em vista um mundo melhor.
Está (ão) correta (s) proposição (ões):
I apenas
I, II e III
III apenas
II apenas
II e III apenas
As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.
I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.
II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.
III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.
IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.
São corretas as afirmações:
I e II, somente.
I e IV, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
I, II, III e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Com relação às novas políticas educacionais, no tocante à diversidade cultural, é correto afirmar:
1- Sua gênese fora discutida no âmbito da sociedade civil organizada.
2- Representam o resultado de lutas históricas encaminhadas pelo Movimento Negro, desde a década de 1930.
3- A aplicação e exeqüibilidade dessas políticas somente dependem da qualificação de professores.
4- As etapas de implementação dessas políticas ficam sob a responsabilidade dos organismos de educação (secretarias, universidades e escolas privadas).
O correto está em:
1, 2 e 4, somente.
1 e 4, somente.
2 e 3, somente
2 e 3, somente
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A sociedade brasileira atual recebe influência das idéias políticas e sociais neoliberais. As relações da educação com o contexto econômico estão se processando em função da globalização da economia, que exige modificações no sistema educacional. Sobre a educação na perspectiva neoliberal é correto afirmar
1- A função da escola é preparar criticamente o indivíduo, integrando-o à sociedade, contribuindo para a transformação social, por meio de uma prática criativa, participativa, dialógica e conscientizadora.
2- Emerge nova racionalidade fundamentada na autonomia e na subjetividade; o educador assume a responsabilidade pelos resultados de seu trabalho e o aluno é o capital humano necessário ao sistema produtivo.
3- A escola tem a função política de democratizar o ensino, com vistas a uma sociedade democrática e igualitária, cujo projeto político visa à transformação social e à defesa da educação pública popular.
4- A concepção de autonomia está vinculada à da livre iniciativa, livre escolha e à idéia de competitividade.
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Quanto à pedagogia libertária é correto afirmar:
1- O eixo principal é o social, o coletivo. Propõe uma prática educativa fundamentada na autogestão, na autonomia e liberdade de grupo.
2- Há valorização da tecnologia educacional e o método se constitui pela "instrução programada", o "tele e micro-ensino" e o "sistema modular de ensino".
3- A escola é vista como fator de transformação social e o método é o da vivência grupal na forma de autogestão.
4- A função política é ajustar ou adaptar psicologicamente os indivíduos à sociedade.
São corretas as afirmativas:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente
2 e 3, somente.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O pensamento pedagógico brasileiro começa a ter autonomia com o desenvolvimento das teorias da Escola Nova. Quase até o final do século XIX, nosso pensamento pedagógico reproduzia o pensamento religioso medieval. Entretanto, no pensamento pedagógico contemporâneo, muitos brasileiros deram contribuições decisivas e enriquecedoras à educação brasileira. Desta forma, está correto afirmar:
1- Inserindo a teoria e a prática do combate libertador, numa perspectiva revolucionária de transformação global da sociedade, AMILCAR CABRAL deixou-nos uma contribuição dinâmica ao aprofundamento dos debates ideológicos que caracterizam nossa época.
2- As idéias de ANÍSIO TEIXEIRA influenciaram todos os setores da educação no Brasil e mesmo o sistema educacional da América Latina. Entre suas contribuições pode-se citar a primeira experiência no Brasil de promover a educação cultural e profissional de jovens.
3- PAULO FREIRE destacou-se com a sua Pedagogia do Oprimido, cuja obra é voltada para uma teoria do conhecimento aplicada à educação, sustentada por uma concepção dialética em que educador e educando aprendem juntos numa relação dinâmica na qual a prática, orientada pela teoria, reorienta essa teoria, num processo de constante aperfeiçoamento.
4- WALTER BENJAMIN criticou o ensino nas universidades, onde predominava a informação ao invés da formação, o ensino profissionalizante ao invés da preocupação com a totalidade e a individualidade de cada ser humano, o espírito burocrático do dever ao invés do espírito de pesquisa.
O correto está em:
1, 2, 3 e 4.
2 e 4, somente.
1 e 3, somente.
2 e 3, somente.
"A finalidade da escola é adequar as necessidades ao meio social e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida. (...) À escola cabe suprir as experiências que permitam ao aluno educar-se, num processo ativo de construção e reconstrução do objeto, numa interação entre estruturas cognitivas e estruturas do ambiente." (LUCKESI,1991)
Esta visão do papel da escola é característica da Pedagogia
Liberal Renovada Progressivista
Progressista Libertadora
Progressista Libertária
Liberal renovada não–diretiva
Progressista Crítico-social dos Conteúdos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...