Questões de Pedagogia do ano 2007

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As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:

  • A.

    a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;

  • B.

    o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;

  • C.

    a separação entre planejamento e execução;

  • D.

    a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;

  • E.

    a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.

No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:

I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.

A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:

  • A.

    I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.

  • B.

    I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.

  • C.

    I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;

  • D.

    I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;

  • E.

    I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.

No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:

  • A.

    sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;

  • B.

    domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;

  • C.

    busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;

  • D.

    ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;

  • E.

    predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.

Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:

I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.

São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III,

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:

  • A.

    exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;

  • B.

    intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;

  • C.

    administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;

  • D.

    análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;

  • E.

    programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.

Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.

Considere as ações abaixo:

I- organizar grupos de estudo;

II- traçar os objetivos gerais do planejamento;

III- incentivar a atitude de pesquisa;

IV- acolher as experiências pessoais.

São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:

  • A.

    somente I, III e IV

  • B.

    somente I e III

  • C.

    somente I, II e IV

  • D.

    somente II, III e IV

  • E.

    I, II, III e IV

O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:

 I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.

II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;

III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.

De acordo com análise feita, é possível concluir que:

  • A. apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • B. apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  • C. apenas a afirmativa II está correta.
  • D. apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E. as três afirmativas estão corretas.

A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:

I- atendimento;

II- expediente;

III- supervisão pedagógica;

IV- arquivo;

V- escrituração;

Assinale a alternativa:

  • A.

    Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.

  • B.

    Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.

  • C.

    Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.

  • D.

    Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.

  • E.

    Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.

O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora

  • A.

    participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas.

  • B.

    organizar seu trabalho em cada instituição educacional por meio de criterioso acompanhamento administrativo junto à direção.

  • C.

    procurar não intervir no trabalho coletivo da instituição educacional, para que a Equipe Técnica conquiste sua autonomia.

  • D.

    organizar o trabalho de cada profissional da unidade educacional, para que todos possam atuar de forma harmoniosa e eficiente.

  • E.

    orientar a direção da instituição educacional na difícil tarefa de constituição de espaços grupais e de definir os papéis que cada funcionário deve desempenhar na escola.

A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:

  • A.

    centralização;

  • B.

    gestão democrática;

  • C.

    hierarquia;

  • D.

    descentralização;

  • E.

    amplitude pedagógica.

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