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As transformações da cultura organizacional fundadas na implantação da aprendizagem provocaram mudanças nas estratégias didático-pedagógicas. Os métodos dos programas de desenvolvimento de pessoal tidos como os mais atuais no sentido de organizar espaços e circunstâncias de aprendizagem no contexto organizacional devem considerar:
a transmissão de conhecimentos técnicos aos profissionais iniciantes;
o desenvolvimento de competências e habilidades sociais, assim como as de caráter técnico, em toda comunidade organizacional;
a separação entre planejamento e execução;
a associação entre responsabilidade, autoridade clara e hierarquia evidente;
a divisão das atividades, de modo que planejamento e controle sejam de responsabilidade dos gerentes.
No planejamento de um programa de desenvolvimento de habilidades de comunicação foi estabelecido um conjunto de técnicas para o alcance dos objetivos propostos. As descrições das técnicas selecionadas encontram-se a seguir:
I - uso de um equipamento de vídeo que permite que pessoas participem de reuniões mesmo quando distantes;
II - exposição com auxílio audiovisual;
III - um tipo de simulação que trabalha o aspecto lúdico, envolvendo uma situação interpessoal;
IV - análise de uma situação-problema do cotidiano ou eventual.
A seqüência que apresenta corretamente a relação das descrições com as técnicas correspondentes é:
I - brainstorming; II - estudo de caso; III - dinâmica de grupo; IV - teleconferência.
I - estudo de caso; II - estudo de caso; III - dramatização; IV - teleconferência.
I - teleconferência; II - estudo de caso; III - preleção; IV - treinamento de sensitividade;
I - brainstorming; II – tempestade de idéias; III - roleplaying; IV - conferência;
I - teleconferência; II - preleção; III - dramatização; IV - estudo de caso.
No cenário organizacional contemporâneo, o êxito de um programa de treinamento exige que se leve em consideração alguns pontos decisivos no perfil do profissional responsável, tais como:
sólido conhecimento sobre planejamento; habilidades em comunicação e familiarização com o projeto estratégico da empresa;
domínio sobre os dados lógico-quantitativos na formulação das estratégias;
busca do desenvolvimento de habilidades técnicas;
ênfase na autonomia das ações de treinamento frente ao plano estratégico das organizações;
predomínio de uma visão utilitarista instrumental dentro de um paradigma racional e técnico.
Levando-se em conta que o treinamento é um processo educacional cíclico e contínuo, aplicado de forma sistemática, analise os itens a seguir:
I - mudança de métodos e processos de trabalho; produção e comercialização de novos produtos; comunicações deficientes;
II - a análise da estrutura dos cargos; identificação da missão e da visão organizacional;
III - elevado número de acidentes de trabalho; avarias freqüentes em equipamentos e instalações.
São considerados indicadores de necessidade de treinamento somente:
I;
II;
III,
I e III;
I, II e III.
O treinamento estratégico segue um desenho do programa, que é parte de uma cultura, em um esquema intencional (treinando todas as pessoas), uma atitude proativa (antecipando as necessidades) e uma visão de futuro (a longo prazo), baseado num consenso. Refere-se às técnicas de treinamento:
exame dos requisitos exigidos para os cargos, especificações e mudanças nos cargos;
intervenção: uma ação para alterar a situação atual; administração das atividades de mudança;
administração de conflitos; inovação no sistema de recompensas e do clima organizacional;
análise organizacional: a partir do diagnóstico e determinação da missão, da visão e dos objetivos organizacionais;
programa de indução ou de integração à empresa; desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder.
Os professores, via de regra, enfrentam o "problema da solidão", ou seja, a dificuldade de trocar idéias com seus colegas e de formar equipes de trabalho.
Considere as ações abaixo:
I- organizar grupos de estudo;
II- traçar os objetivos gerais do planejamento;
III- incentivar a atitude de pesquisa;
IV- acolher as experiências pessoais.
São consideradas ações compatíveis com uma prática de orientação pedagógica participativa:
somente I, III e IV
somente I e III
somente I, II e IV
somente II, III e IV
I, II, III e IV
O serviço de escrituração escolar é importantíssimo na dinâmica de uma escola. Analise as afirmativas abaixo, referentes à escrituração escolar:
I- Os documentos expedidos pelo estabelecimento são assinados exclusivamente pelo Diretor da Escola.
II- A transcrição de dados deve ser exata, de acordo com os documentos originais, a fim de proporcionar confiabilidade aos documentos escolares;
III- Os originais dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, Certidão de Nascimento e CPF não podem por norma legal, ficar retidos na escola. Deverão ser devolvidos após a conferência e anotação.
De acordo com análise feita, é possível concluir que:
A Secretaria Escolar é o órgão central de desempenho das atividades administrativas da escola; tendo como atividades-meio as diferentes áreas de responsabilidade, a saber:
I- atendimento;
II- expediente;
III- supervisão pedagógica;
IV- arquivo;
V- escrituração;
Assinale a alternativa:
Se I, II, III e IV completam corretamente a sentença.
Se I, II, IV e V completam corretamente a sentença.
Se I, II, III e V completam corretamente a sentença.
Se I, III, IV e V completam corretamente a sentença.
Se II, III, IV e V completam corretamente a sentença.
O grupo não pode abrir mão de ouvir os diferentes sujeitos. É necessário conhecer as pessoas, senti-las e compreendê-las, deixando emergir as divergências e os conflitos, não os negando, mas criando condições para que todos se sintam pertencendo ao grupo. Cabe à ação supervisora
participar coletivamente da construção de alternativas que articule a educação aos demais processos de desenvolvimento e consolidação de relações sociais democráticas.
organizar seu trabalho em cada instituição educacional por meio de criterioso acompanhamento administrativo junto à direção.
procurar não intervir no trabalho coletivo da instituição educacional, para que a Equipe Técnica conquiste sua autonomia.
organizar o trabalho de cada profissional da unidade educacional, para que todos possam atuar de forma harmoniosa e eficiente.
orientar a direção da instituição educacional na difícil tarefa de constituição de espaços grupais e de definir os papéis que cada funcionário deve desempenhar na escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:
centralização;
gestão democrática;
hierarquia;
descentralização;
amplitude pedagógica.
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