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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.
A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos.
A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar.
A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina.
Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado
O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se
delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.
apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.
realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.
desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.
fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.
Uma educação de qualidade é aquela que promove para todos o domínio de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais necessários ao atendimento das necessidades dos alunos. Nesse sentido, é correto afirmar que a qualidade social do ensino diz respeito à(ao):
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A cidadania é o eixo vertebrador da educação escolar brasileira, o que implica a flexibilização e abertura do currículo escolar. Dessa forma, os temas sociais deverão receber o mesmo tratamento das áreas convencionais, sendo abordados didaticamente de acordo com a contextualização das diferentes realidades locais e regionais e, ainda, de forma a possibilitar a aprendizagem e reflexão dos alunos sobre os temas transversais. Considerando que cabe à escola e ao professor a elaboração e desenvolvimento de seu projeto educativo, ao trabalhar o tema Pluralidade Cultural, devem ter em mente que os aspectos jurídicos, histórico-geográficos, sociológicos e antropológicos devem abordar, respectivamente,
de forma disciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações de direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social no Brasil; diferenças étnicas e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma interdisciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura e etnia.
de forma interdisciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Observe a charge e leia o texto a seguir:
Com base na charge, no texto, nos conhecimentos sobre a educação de crianças e adolescentes e na Lei Orgânica do Município de Matinhos, é correto afirmar:
Preencher o tempo livre e o tempo das crianças e dos adolescentes na escola com os conteúdos programáticos das áreas de conhecimento é o que basta para evitar o comportamento desviante e violento dos jovens.
Crianças e adolescentes devem ser percebidos como sujeitos e agentes nas ações e políticas escolares, visando incorporar práticas e valores que estimulem a cidadania.
A educação deve ser um atributo pensado e proporcionado exclusivamente pela escola pública, garantindo assim a preparação da criança e do adolescente para o ingresso futuro no mundo do trabalho.
Os currículos escolares municipais devem se adequar às peculiaridades nacionais e ao Plano Nacional de Educação, em detrimento da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental local.
As crianças e os adolescentes devem ser objetos de políticas educacionais que introduzam uma visão de mundo definida pelo Poder Executivo Municipal, evitando assim a dispersão em atividades que desenvolvem identidades e projetos de vida específicos.
Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser
ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira.
centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir.
motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil.
local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade.
Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.
A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo.
Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do aluno-cidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia.
Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo.
Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista.
Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.
Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.
É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.
É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.
O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.
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