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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Atualmente, a democratização do uso de computadores por meio de programas sociais tem sido um dos principais instrumentos de disseminação da EAD.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Apesar de a EAD ser um direito previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esta lei exclui dessa estratégia de ensino a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).
A priorização do conceito de aprender e a interaprendizagem são ações fundamentais para um programa mediado pela EAD.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:
I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.
II. Encontros e palestras esporádicas.
III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.
IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.
V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.
Estão corretas apenas:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado
Família na Escola.
Escola, Família e Comunidade.
Parceiros do Futuro.
Escola da Família.
Amigos da Escola.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.
Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens
II, III e IV.
II, IV e V.
IV e V.
II e V.
I e II.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.
A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões.
A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores.
Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas.
Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais.
As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas.
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