Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Atualmente, a democratização do uso de computadores por meio de programas sociais tem sido um dos principais instrumentos de disseminação da EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Apesar de a EAD ser um direito previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esta lei exclui dessa estratégia de ensino a educação de jovens e adultos e o ensino profissionalizante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

Como não deve haver transferência de estratégias do ensino presencial para programas de ensino a distância, apenas aulas mediadas pelo uso de tecnologias de comunicação a distância devem ser utilizadas no contato professor-aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens em relação à educação a distância (EAD).

A priorização do conceito de aprender e a interaprendizagem são ações fundamentais para um programa mediado pela EAD.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Pedagogia, sendo ciência da e para a educação, estuda a educação, a instrução e o ensino. Para tanto, compõe-se de ramos de estudos próprios, mas, ao mesmo tempo, busca em outras ciências os conhecimentos teóricos e práticos que concorrem para o esclarecimento do seu objeto, o fenômeno educativo. Nesse contexto, é correto afirmar que o estudo de importantes aspectos do processo de ensino e de aprendizagem, como implicação das fases do desenvolvimento dos alunos, e a organização das relações professor-aluno e dos alunos entre si caracterizam-se como contribuição da:

  • A. Sociologia da Educação
  • B. Filosofia da Educação
  • C. Antropologia Educacional
  • D. Psicologia da Educação
  • E. História da Educação

A formação continuada ganha hoje destaque, constituindo parte das condições de trabalho profissional. A esse respeito, pode-se considerar como formação continuada:

I. Prolongamento da formação inicial, visando ao aperfeiçoamento profissional teórico e prático, no próprio contexto de trabalho, e ao desenvolvimento de uma cultura geral mais ampla, para além do exercício profissional.

II. Encontros e palestras esporádicas.

III. Ações de formação dentro e fora da jornada de trabalho.

IV. Atividades realizadas fora do contexto social e escolar.

V. Formação feita na escola, a partir de situações trazidas de fora, independente dos saberes adquiridos pelos professores na situação de trabalho.

Estão corretas apenas:

  • A. I, II e V
  • B. I, II e IV
  • C. I e III
  • D. II, III e V
  • E. II, III e IV

Ao trabalhar na formação de lideranças com o objetivo de resgatar e/ou interferir nas relações sociais de cidadania, NÃO é função do educador:

  • A. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças apenas na dimensão do coletivo.
  • B. Dar subsídios àqueles que participam de seus cursos, para exercerem de forma consciente e participativa a própria cidadania.
  • C. Ter definição prévia acerca do conceito de cidadão e cidadania, relacionando-o ao conceito de democracia.
  • D. Conhecer técnicas e metodologias que poderão ser utilizadas para provocar mudanças nas relações sociais, na dimensão individual e coletiva.
  • E. Situar a visão de homem e de mundo.

O Governo do Estado de São Paulo vem desenvolvendo um projeto que abre a escola aos finais de semana, quando são desenvolvidas, para e pela comunidade, atividades recreativas e culturais. Esse projeto é denominado

  • A.

    Família na Escola.

  • B.

    Escola, Família e Comunidade.

  • C.

    Parceiros do Futuro.

  • D.

    Escola da Família.

  • E.

    Amigos da Escola.

Na Escola "Brasil Unido", localizada na periferia da Cidade de São Paulo, região de baixo nível de desenvolvimento humano, com altos índices de violência, tráfico e consumo de drogas, a comunidade apresenta problemas de saúde e os alunos têm apresentado baixo desempenho em termos de aprendizagem. Pensando que os professores não podem ficar alheios a essa realidade, e que existe necessidade de trabalhar em equipe para enfrentar tais problemas, leia as frases a respeito dessa competência específica do professor.
I. Demonstrar auto-suficiência em sua formação continuada.
II. Ser capaz de captar representações comuns e conduzir reuniões de trabalho.
III. Enfrentar e analisar, em conjunto, situações complexas e problemas profissionais.
IV. Administrar crises ou conflitos interpessoais.
V. Utilizar recursos de multimídia para inovar suas práticas pedagógicas.

Referem-se, corretamente, à competência do professor para trabalhar em equipe, apenas as frases contidas nos itens

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    IV e V.

  • D.

    II e V.

  • E.

    I e II.

A descentralização da escola e a implantação dos colegiados é algo recente, sendo comum que suas discussões estejam centradas em questões financeiras, administrativas e pedagógicas. Analisando as atas de reuniões desses grupos, Abranches (2003) detectou alguns problemas freqüentes que podem ser minorados com a participação efetiva dos professores e da comunidade. Pensando no melhor funcionamento e eficácia dos colegiados, assinale a alternativa que aponta um importante problema a ser sanado.

  • A.

    A pauta da reunião é elaborada pela comunidade, cabendo a ela muitas decisões.

  • B.

    A diretora dá muita abertura à comunidade, o que gera problemas com os professores.

  • C.

    Os pais centralizam as discussões em questões financeiras e administrativas, não dando importância às pedagógicas.

  • D.

    Há centralização das discussões sobre as questões financeiras e administrativas pelo grupo de pais.

  • E.

    As questões pedagógicas são monopolizadas pelos professores e diretores, mesmo sendo poucas vezes abordadas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...