Questões de Pedagogia do ano 2007

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O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que

  • A.

    considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.

  • B.

    compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação

  • C.

    trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho

  • D.

    deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve

  • E. reconheça na organização do trabalho educativo que desenvolve, a individualidade, a diversidade e a resolução de problemas como metodologia prioritária para facilitar a aprendizagem dos alunos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:

  • A.

    no período colonial, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova contribuiu para reorientar as práticas pedagógicas.

  • B.

    no Brasil Império, a escolarização era coordenada pelos jesuítas, com o objetivo de disseminar a religião católica pela fé e pela instrução, em todos os níveis de ensino.

  • C.

    no período imperial, liberais e cientificistas defendiam a reforma da educação, tendo em vista a interdisciplinaridade.

  • D.

    a colonização portuguesa investiu no ensino acadêmico e propedêutico, em detrimento da educação básica.

Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".

Abaixo estão listadas algumas tarefas:

I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.

II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.

III- Promover palestras e debates

IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.

V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.

VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.

São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:

  • A.

    II e IV

  • B.

    I e VI

  • C.

    III e VI

  • D.

    III e V

  • E.

    V e VI

Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:

I- traçar os objetivos gerais do planejamento;

II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;

III- incentivar as contribuições individuais;

IV- estabelecer relações entre teoria e prática.

Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:

  • A.

    se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.

  • B.

    se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.

  • C.

    se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.

  • D.

    se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas forem corretas.

O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que

  • A.

    possua idade adequada.

  • B.

    apresente histórico de risco social.

  • C.

    a sua progenitora seja arrimo de família.

  • D.

    a sua família apresente atestado de pobreza.

  • E.

    tenha irmãos que freqüentem a instituição.

Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.

O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:

  • A.

    apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.

  • B.

    comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.

  • C.

    desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.

  • D.

    possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

  • E.

    têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:

  • A.

    superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.

  • B.

    oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.

  • C.

    possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.

  • D.

    acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.

  • E.

    acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.

O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:

  • A.

    pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).

  • B.

    garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.

  • C.

    possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.

  • D.

    definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.

  • E.

    elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.

Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos − o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende − é considerada

  • A.

    inovadora.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    atual.

  • D.

    criativa.

  • E.

    inclusiva.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.

  • C. Certo
  • E. Errado
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