Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. Esse caráter polivalente demanda uma formação bastante ampla do profissional que
considere como ponto de partida e de chegada para sua ação educativa os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, afetivas e cognitivas a que estão expostas.
compreende que a construção de um projeto educativo é um processo inacabado e provisório, mas que precisa ser planejado pela equipe pedagógica da escola que é responsável por sua efetivação
trabalha com conteúdos diversos que abrangem cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas de conhecimento, independente do seu desempenho
deve ser um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática tanto individual como coletivamente, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A educação escolar pode ser considerada como uma necessidade que gera uma demanda capaz de determinar uma oferta. Contudo, o cenário político, e o sistema econômico atuam diretamente sobre as mesmas. Neste sentido, está correto afirmar sobre as instituições escolares que:
no período colonial, o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova contribuiu para reorientar as práticas pedagógicas.
no Brasil Império, a escolarização era coordenada pelos jesuítas, com o objetivo de disseminar a religião católica pela fé e pela instrução, em todos os níveis de ensino.
no período imperial, liberais e cientificistas defendiam a reforma da educação, tendo em vista a interdisciplinaridade.
a colonização portuguesa investiu no ensino acadêmico e propedêutico, em detrimento da educação básica.
Dentre as inúmeras atividades da orientação pedagógica, visando a dinamização da equipe pedagógica, destacamos a de " participar do desenvolvimento do currículo".
Abaixo estão listadas algumas tarefas:
I- Coordenar as atividades de planejamento, execução e avaliação.
II- Organizar e participar das reuniões do Conselho de Classe, juntamente com a Orientação Educacional e a Direção, providenciando os instrumentos necessários para sua efetivação.
III- Promover palestras e debates
IV- Analisar os resultados do rendimento escolar propondo reformulações, quando necessário.
V- Planejar, acompanhar e avaliar os processos de recuperação, adaptação e complementação de programas.
VI- Organizar a biblioteca de assuntos pedagógicos.
São tarefas referentes ao desenvolvimento curricular, EXCETO:
II e IV
I e VI
III e VI
III e V
V e VI
Considerando ser atribuição do Orientador Pedagógico (OP) coordenar e dinamizar os processos relativos ao planejamento participativo, analise as afirmativas abaixo:
I- traçar os objetivos gerais do planejamento;
II- construir uma relação afetiva e sincera com o grupo;
III- incentivar as contribuições individuais;
IV- estabelecer relações entre teoria e prática.
Identifique as ações adequadas a uma estratégia de planejamento participativo e assinale:
se somente as afirmativas I, II e III forem corretas.
se somente as afirmativas I, II e IV forem corretas.
se somente as afirmativas I, III e IV forem corretas.
se somente as afirmativas II, III e IV forem corretas.
se todas as afirmativas forem corretas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O atendimento em creche e pré-escola é um direito, previsto em Legislação, garantido à criança, desde que
possua idade adequada.
apresente histórico de risco social.
a sua progenitora seja arrimo de família.
a sua família apresente atestado de pobreza.
tenha irmãos que freqüentem a instituição.
Considere a tabela abaixo para responder às questões de nos 61 e 62.
O aumento da quantidade deve significar, também, o atendimento de qualidade. Para a inclusão de alunos com necessidades especiais, a legislação menciona "professores do ensino regular capacitados para integrar os educando em classes comuns". São considerados professores capacitados aqueles que:
apóiam o professor da classe comum para atuar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, desenvolvendo adaptações curriculares.
comprovam que, em sua formação, de nível médio ou superior, foram incluídos conteúdos ou disciplinas sobre educação especial e desenvolvidas competências específicas.
desenvolvem competência para diagnosticar as necessidades educacionais especiais e para definir e implementar respostas educativas a essas necessidades.
possuem formação em cursos de Licenciatura em Educação Especial ou em uma de suas áreas, preferencialmente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
têm realizado complementação de estudos ou pós-graduação em áreas específicas da educação especial, posterior à licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento.
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, com as Classes de Aceleração, pretende:
superar o problema da defasagem idade-série de alguns alunos, reintegrando-os ao percurso escolar.
oferecer, aos grupos sociais mais empobrecidos, instrumentos facilitadores da sua aprovação na série que cursam.
possibilitar a volta dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao ensino regular.
acabar com o problema de congestionamento do fluxo escolar causado pela evasão.
acabar com possíveis rótulos que as crianças e jovens com baixo desempenho escolar carreguem.
O objetivo principal do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é:
pesquisar a aprendizagem de uma amostragem matricial de conteúdos, conjugada a uma metodologia de construção de provas denominada "Blocos Incompletos Balanceados" (BIB).
garantir a comparabilidade das séries históricas pela manutenção de alguns blocos comuns ou itens já aplicados em anos anteriores.
possibilitar uma referência para auto-avaliação, a partir das competências e habilidades que o estruturam.
definir a distribuição de recursos orçamentários para as escolas, a partir do desempenho no Exame Nacional.
elaborar um sistema centralizado de orientações para a educação média no âmbito da federação.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Ainda da perspectiva crítica de educação, a concepção de papéis de aluno e professor bem definidos − o professor como aquele que ensina e o aluno como aquele que aprende − é considerada
inovadora.
tradicional.
atual.
criativa.
inclusiva.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O ato do general Figueiredo de que trata o texto representou o fortalecimento do governo militar e a reestruturação da educação nesse período da história brasileira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...