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Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Quando se refere à "tecnocracia", o autor alude à classe burguesa que apoiava as ações militares.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Ao utilizar a expressão "de uma penada", o autor do texto refere-se à Lei n.º 7.044, que retirou do 2.º grau a obrigatoriedade da qualificação para o trabalho.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2007
A educação tem um papel crucial na chamada "sociedade da informática", pois é um dos meios pelos quais os indivíduos serão capazes de compreender e de se situar na contemporaneidade. Assim, é correto afirmar que o educador deverá compreender e utilizar as novas tecnologias (computador e internet) como:
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na atualidade, somente a formação inicial não é suficiente para a atuação profissional do professor, porque o mundo está em constante mudança, colaborando para que surjam novas exigências relativas ao trabalho escolar.
A formação continuada do professor deve promover
o desenvolvimento estrito dos aspectos pedagógicos, incluindo o domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
uma formação que extrapole os conhecimentos pedagógicos, promovendo reflexão sobre a própria prática e a troca de experiências.
a formação focada na troca de experiências estritamente relacionadas ao domínio das novas tecnologias e recursos didáticos.
o desenvolvimento pedagógico, bem como o domínio das novas tecnologias e da legislação educacional.
a formação política, informando sobre as novas tecnologias e procedimentos didáticos utilizados em outros países.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
As metodologias das diversas áreas do conhecimento são decorrentes de uma concepção pedagógica denominada Pedagogia Histórico-Crítica, sistematizada no Brasil por Dermeval Saviani. Essa pedagogia propõe que o ensino seja baseado em 5 passos fundamentais:
atividade problema coleta de dados hipóteses experimentação.
preparação apresentação assimilação generalização aplicação.
prática social problematização instrumentalização catarse prática social.
vivência temas geradores problematização conscientização ação política.
apresentação de problemas vida cotidiana discussão narrativas ação cultural, social e política.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta.
Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista.
Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior.
Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial.
Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios.
"O avanço do Capitalismo monopolista já oferece condições à política educacional de acionar um novo mecanismo de recomposição de hegemonia: os meios de comunicação de massa e as tecnologias de ensino".
A partir da Leitura do trecho acima, a que tendência pedagógica se refere:
concepção humanista tradicional;
concepção humanista moderna;
concepção dialética;
concepção analítica.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Numa perspectiva histórica, as funções da Educação Infantil passaram por diferentes momentos e, ainda hoje, alguns deles subsistem numa espécie de inconsciente coletivo em certas instituições. Em algumas delas identificamse, por exemplo, propostas puramente assistencialistas que impregnam muitos dos profissionais que lá atuam, acabando por gerar um(a):
trabalho voltado para a estimulação da criatividade da criança.
visão negativa do cuidar, sendo este considerado como tarefa menor.
preocupação com a preparação para o Ensino Fundamental.
preocupação com o desenvolvimento motor da criança.
ação política e abrangente voltada para a construção da cidadania.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As questões relativas ao ensino da arte no Brasil estiveram presentes em todos os momentos de crise de revisão dos parâmetros educacionais, sendo usadas como uma alavanca para ajudar a definir mudanças. Completando essa afirmação, Barbosa explica que "isso se dá porque a arte foi o nosso primeiro elemento de auto-identificação nacional." (Ana Mae Barbosa, 1985, p.41). A partir dessa proposição, pode-se afirmar:
1- O ensino de arte tem incorporado, por meio de suas representações no tocante à identidade nacional, as confluências sócio-político-culturais de cada época.
2- Os parâmetros educacionais estão em estreita harmonia com a pesquisa e o ensino de arte no Brasil.
3- As mudanças havidas nos parâmetros educacionais, nas duas últimas décadas, têm trazido uma influência positiva, mais efetivamente, da articulação advinda dos estudiosos e movimentos organizados no que concerne à arte no Brasil.
4- As mudanças estruturais nas políticas educacionais têm atendido totalmente as demandas dos novos paradigmas no ensino de arte no Brasil.
O correto está em:
1 e 4, somente.
2 e 3, somente.
1 e 3, somente.
1, 2, 3 e 4.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Universidade da Amazônia (UNAMA) - 2007
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental. A prática e a reflexão sobre a prática levaram a incorporar outra categoria não menos importante: a da organização. Paulo Freire e Adriano Nogueira (1989) afirmaram-na:
"Como o esforço de mobilização, organização e capacitação das classes populares; capacitação científica e técnica. Entendo que esse esforço não se esquece, que é preciso poder, ou seja, é preciso transformar essa organização do poder burguês que está aí, para que se possa fazer escola de outro jeito." (Freire & Nogueira, 1989, p. 19).
Sobre Educação Popular, é correto afirmar:
1- A educação popular surgiu na margem da sociedade, muitas vezes francamente contra a educação formal. Nas discussões das décadas de 1970 e 1980 era muito corriqueiro depararmo- nos com argumentos contra e a favor da possibilidade de uma autêntica educação popular dentro do sistema escolar, uma vez que o caráter controlador era visto como inerente à ordem institucional da qual a escola faz parte.
2- Talvez uma característica definidora da educação popular seja exatamente a busca de alternativas, a partir de lugares sociais e espaços pedagógicos distintos, que têm em comum a existência de necessidades que levam a querer mudanças na sociedade.
3- Defender para a educação popular uma ortodoxia que ela jamais teve, ou pretendia ter, não seria tão sensato. Pelo contrário, uma de suas especificidades estava exatamente no seu caráter iconoclasta e, em conseqüência, na quase impossibilidade de enquadrar as práticas em algum tipo de definição que lhes fizesse jus.
4- De início pela polissemia do conceito popular, que incorpora conotações muito distintas entre si, tais como: classe social, classes subaltern
1, 2 e 4, somente.
1 e 2, somente.
3 e 4, somente.
1, 2, 3 e 4.
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