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Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
(...) ela colocou os pratos e as colher na mesa (...)
(...) eu vou comprar umas telha para conserta o telhado (...)
Os trechos acima, extraídos de uma redação de aluno da 4ª série do Ensino Fundamental, apresentam casos que fogem ao que prescreve a Gramática Normativa, no que concerne à concordância nominal de número. No entanto, o aluno contempla plenamente a idéia de pluralidade no nível:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Atentando para a abrangência do termo e para a importância dos recursos didáticos na Educação Infantil, julgue os itens apresentados abaixo como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.
( ) todo material didático usado pelo professor deve estar vinculado à proposta educativa que a escola pretende desenvolver e fazer parte do acervo escolar.
( ) as pessoas da comunidade, principalmente as mais idosas, quando vêm à escola compartilhar com as crianças os conhecimentos e informações que possuem sobre a comunidade local, podem ser consideradas recursos didáticos.
( ) os recursos didáticos não devem ser utilizados como centro da ação educativa e sim como instrumento de apoio com que podem contar professor e aluno no processo ensinoaprendizagem.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Na curta história da educação infantil no Brasil vem se observando o binômio também presente em outros níveis educacionais que deu origem às práticas educacionais: de um lado a orientação tradicional conservadora e de outro a orientação nova/liberal. Na tentativa de romper com esses modelos, pode-se dizer que uma escola ao adotar pressupostos para uma educação transformadora defende em seu projeto político-pedagógico, no tocante à formação pessoal e social da criança , que a infância:
I. é um tempo de preparação para a cidadania.
II. é um tempo de vivência de cidadania.
III. é um tempo que não tem identidade, um estágio de preparação para a vida adulta.
É CORRETO o que se expressa:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Entende-se que a Educação Infantil tem por função primeira socializar, inserir as crianças no mundo que as cerca de maneira criativa, compromissada e responsável, bem como perpetuar e criar conhecimentos e culturas. Nessa perspectiva, as práticas avaliativas na Educação Infantil
I. fazem parte do cotidiano das tarefas propostas, das observações atentas do professor, das práticas de sala de aula.
II. são partes inerentes do processo mas não desvinculadas da necessidade de indicadores numéricos ou de outra ordem, para fins de promoção ao ensino fundamental.
III. orientam as crianças para a realização dos seus trabalhos e de suas aprendizagens, redirecionando-as em seus percursos.
É CORRETO o que se expressa:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
35 As práticas de Artes Visuais na Educação Infantil nem sempre atentam para as contribuições mais recentes dos estudiosos sobre o assunto que enfatizam
I. a manifestação espontânea e auto-expressiva da criança na perspectiva de desenvolvimento do seu potencial criador, sem nenhuma intervenção do professor.
II. a necessidade de proporcionar inicialmente à criança, com o auxílio do professor, a vivência de experiências com materiais alusivos à construção de desenhos e pinturas por meio da exploração sensorial e de sua utilização em diversas brincadeiras .
III. o uso dos trabalhos infantis para ilustrar e enfeitar a escola em datas comemorativas, com a intervenção e auxílio do professor, como proposta de desenvolvimento artístico das crianças.
É CORRETO o que se diz apenas
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A música é uma das importantes formas de expressão humana o que justifica a sua presença no contexto da educação infantil como possibilidade de desenvolver a comunicação e expressão das crianças por meio dessa linguagem. Dentro dessa perspectiva, constituem-se orientações adequadas no trabalho com a música na pré-escola:
I. estabelecer relações diretas entre o gesto, o movimento corporal e os diferentes sons.
II. limitar o contato das crianças com o repertório musical infantil.
III. incluir na escuta musical, obras de música erudita, da música popular, do cancioneiro infantil e da música regional.
Pode-se afirmar que apenas
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Em relação ao conhecimento do mundo natural e social, as novas discussões levam a concluir que, no campo da educação infantil, os melhores procedimentos didáticos em termos de favorecer a construção desse conhecimento são aqueles que
I. transformam a curiosidade e as perguntas trazidas pelas crianças em conhecimentos a serem explorados.
II. ampliam a compreensão das crianças sobre a vida em sociedade, graduando sempre os conteúdos de acordo com a complexidade que apresentam.
III. priorizam um trabalho materialmente acessível, concreto e próximo da criança.
Sobre o contido nos itens, pode-se afirmar que apenas
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Os atuais estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem da matemática permitiram reorientar a prática docente no sentido de buscar novos caminhos no trabalho com a criança na educação infantil, dentro do entendimento de que aprender é construir significados e atribuir sentidos. À luz dessa nova concepção de trabalho com a matemática, é CORRETO afirmar:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Pesquisas na área da linguagem vêm demonstrando que grande parte das crianças inicia o processo de elaboração de hipóteses sobre a escrita, antes mesmo de sua aprendizagem formal, pelo contato cotidiano que mantém com a linguagem escrita a partir de diferentes e usuais portadores de texto: embalagens, cartazes, revistas, placas de ônibus etc. Tal constatação contribui para a defesa e entendimento da aprendizagem da linguagem escrita como esforço de compreensão de um sistema de representação, levando as instituições de educação infantil a priorizar práticas pedagógicas
I. voltadas para o treinamento das habilidades responsáveis pelos aspectos figurativos da escrita: coordenação motora, discriminação visual e organização espacial.
II. voltadas para a mediação entre a oralidade e a escrita envolvendo tanto a participação das crianças em conversas cotidianas como a participação em situações mais formais de uso da linguagem.
III. centradas unicamente no aprendizado da linguagem escrita culta e formal.
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O Projeto Político Pedagógico consolida-se num documento que detalha os objetivos e propósitos da escola, é a concretização da sua identidade. Segundo Gadotti, são pressupostos do Projeto Político Pedagógico:
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