Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.
I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.
II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.
III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.
Pode-se afirmar que
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:
I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.
II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.
III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.
IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.
É CORRETO o que se diz apenas em
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:
Pedagogia - Projeto Político-Pedagógico - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:
Pedagogia - Teorias do Ensino e da Aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:
Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.
As estratégias e os recursos didáticos não devem manter uma relação de interdependência com a competência ou a habilidade a ser desenvolvida.
Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.
Aprender a lidar na prática com os conceitos internalizados é uma das etapas de um procedimento de aprendizagem significativa.
Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.
A metodologia investigativa do conteúdo possibilita ao aluno desenvolver o seu pensamento teórico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...