Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O estudo da evolução das idéias pedagógicas no Brasil e de suas influências nas políticas e legislação educacional permite caracterizar os diversos momentos que marcaram a história da educação brasileira. Assim, é CORRETO afirmar que a década de 30 teve como um dos marcos característicos:

  • A. a consolidação da Pedagogia Tradicional.
  • B. a elaboração do manifesto dos Pioneiros da Educação.
  • C. a elaboração do Plano Nacional de Alfabetização.
  • D. a consolidação da Pedagogia Libertadora.
  • E. a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Cuidar e Educar constituem-se as funções da Educação Infantil. Considerando-se essas funções, analise os itens a seguir.

I. A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especialmente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

II. As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhes oferece.

 III. É tarefa exclusiva da creche e da pré-escola, promover o desenvolvimento integral da criança.

Pode-se afirmar que

  • A. apenas II e III estão corretos.
  • B. I, II e III estão corretos.
  • C. apenas I e III estão corretos.
  • D. apenas I está correto.
  • E. apenas I e II estão corretos.

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e II.

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:

  • A. Tensão, conflitos e crise são encarados como problemas a serem evitados e reprimidos.
  • B. O ambiente de trabalho e o comportamento humano são previsíveis, podendo ser controlados por normas que garantam a uniformidade de ação.
  • C. A responsabilidade maior do dirigente é a obtenção e a garantia de recursos necessários para o bom funcionamento da escola.
  • D. Boas experiências realizadas em outro contexto servem apenas como referência e não como modelos, não podendo ser transferidas, tendo em vista a peculiaridade de cada ambiente escolar.
  • E. A melhor maneira de administrar é fragmentar o trabalho em funções e tarefas atribuídas a diferentes pessoas de acordo com suas especialidades.

O professor dificilmente poderá prever com antecedência o que acontecerá na sala de aula, considerando a complexidade da prática educativa, entretanto, não pode utilizar-se da improvisação. É preciso planejar sua ação docente na escola, tendo como principal elemento norteador:

  • A. o Plano Nacional de Educação.
  • B. os Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C. o Projeto Político Pedagógico.
  • D. o Plano Estadual de Educação.
  • E. as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Segundo alguns autores, três são as modalidades de avaliação presentes no processo de ensino e aprendizagem e o critério que as distingue é o lugar que elas ocupam em relação à ação docente. Assinale a alternativa que contempla uma função da avaliação somativa:

  • A. analisar o desempenho e condições evidenciadas pelo aluno ao final de uma etapa escolar.
  • B. auxiliar o aluno a aprender e a se desenvolver, colaborando para a regulação da aprendizagem.
  • C. fornecer aos professores e especialistas os elementos que permitem identificar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • D. identificar características do aluno e fazer a análise da situação em relação ao que se espera dele no decorrer do período de formação.
  • E. identificar os esquemas existentes para partir da situação do aluno ou relacionar novos conhecimentos com os já existentes para construir novos saberes.

O professor, ao considerar que os conteúdos de ensino são apenas informações, princípios científicos e leis, estabelecidas e ordenadas numa seqüência lógica e psicológica, revela que os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam a sua prática estão baseados na tendência pedagógica:

  • A. libertária.
  • B. dos conteúdos socioculturais.
  • C. libertadora.
  • D. tecnicista.
  • E. renovada não-diretiva.

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

As estratégias e os recursos didáticos não devem manter uma relação de interdependência com a competência ou a habilidade a ser desenvolvida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

Aprender a lidar na prática com os conceitos internalizados é uma das etapas de um procedimento de aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, de acordo com os aspectos pedagógicos e didáticos do treinamento.

A metodologia investigativa do conteúdo possibilita ao aluno desenvolver o seu pensamento teórico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...