Questões de Pedagogia do ano 2007

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Necessários ao processo ensino-aprendizagem, devem refletir os pontos de chegada de educação escolar, sendo definidos a partir das necessidades dos educandos e dos compromissos técnico-políticos dos educadores. Estamos falando de:

  • A. conteúdos programáticos.
  • B. objetivos escolares.
  • C. procedimentos metodológicos.
  • D. métodos de ensino.
  • E. projetos didáticos.

A atual legislação brasileira prevê o atendimento dos alunos portadores de deficiências, na perspectiva da educação inclusiva, recomendando

I. a utilização das classes especiais na preparação dos alunos para sua integração na classe comum.

II. a oferta extraordinária dos serviços de educação especial em classes especiais, escolas especiais, classes hospitalares e em ambiente domiciliar.

III. a inclusão dos alunos preferencialmente em classes comuns das escolas, em todos os níveis, etapas e modalidades de educação e ensino.

É CORRETO o que se expressa

  • A. na alternativa I apenas.
  • B. nas alternativas I e III apenas.
  • C. nas alternativas II e III apenas.
  • D. na alternativa III apenas.
  • E. nas alternativas I e II apenas.

O professor que se coloca como orientador / facilitador com sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos do ensino e as situações de aprendizagem, e que busca desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com aquilo que é observado, aplica um dos princípios pedagógicos do processo ensino-aprendizagem, denominado:

  • A. contextualização.
  • B. interdisciplinaridade.
  • C. identidade.
  • D. sensibilidade.
  • E. igualdade.

A noção de aprender a partir do conhecimento do sujeito, a noção de ensinar a partir de palavras e temas geradores, a educação como ato de conhecimento e de transformação social e a politicidade da educação são marcos característicos da:

  • A. pedagogia dos conteúdos socioculturais.
  • B. pedagogia libertária.
  • C. escola nova.
  • D. pedagogia tecnicista.
  • E. pedagogia libertadora.

“A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos”. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:

I. única via de acesso do conhecimento.

II. espaço de inclusão social.

III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.

É CORRETO o que se expressa em:

  • A. nas alternativas I, II e III.
  • B. apenas nas alternativas II e III.
  • C. apenas nas alternativas I e III.
  • D. apenas na alternativa III.
  • E. apenas na alternativa II.

Segundo os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil “Educar significa propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, ao conhecimento mais amplo da realidade social e cultural”. Dentro dessa perspectiva, examine os itens a seguir, julgue-os como verdadeiros (V) ou falsos (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) O cuidar e o educar são indissociáveis, quando o educador está cuidando e ao mesmo tempo ele está educando.

( ) A creche e a pré-escola são locais onde alguns elementos ambientais, culturais e humanos são organizados especificamente para apoiar o processo de desenvolvimento da criança.

( ) As condições que a educação infantil oferece para o desenvolvimento da criança deverão ser postas como complementação àquelas que a família lhe oferece.

  • A. F, V, F
  • B. V, F, F
  • C. F, V, V
  • D. V, V, V
  • E. V, F, V

Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:

  • A. intenção de acompanhamento permanente, de mediação, de intervenção pedagógica para a melhoria da aprendizagem.
  • B. constatação das capacidades dos alunos, quantificando seus saberes e apontando seus erros.
  • C. intenção prognóstica de explicação e apresentação de resultados.
  • D. instrumento de classificação e consolidação de resultados.
  • E. meio de obtenção e registro da aprendizagem do educando.

O currículo é a concretização, a viabilização das intenções e das orientações expressas no projeto pedagógico. Segundo alguns autores, há pelo menos três tipos de currículo: currículo real,currículo formal e currículo oculto. Por currículo real, entende-se

  • A. aquele que não se manifesta claramente, não é prescrito, não aparece no planejamento, embora constitua importante fator de aprendizagem.
  • B. as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos pelos alunos do seio social.
  • C. aquele estabelecido pelos sistemas de ensino.
  • D. aquele que, de fato, acontece na sala de aula em decorrência dos planos de ensino.
  • E. tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea com várias práticas, atitudes, comportamentos em vigor no meio.

A partir da leitura global do texto acima, marque a opção que contém o conjunto de afirmações CORRETAS.

I. A criança escreve segundo o princípio alfabético.

II. O aluno não compreende a função de segmentação dos espaços em branco.

III. O texto produzido proporciona ao leitor uma construção de significação.

IV. Há orientação e alinhamento da escrita de acordo com os padrões da Língua Portuguesa.

V. O texto apresenta lacunas semânticas que o tornam prolixo.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e V.
  • D. I, III e V.
  • E. II, IV e V.

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

  • A. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) revelam que a criança não compreende, ainda, a função da segmentação e dos espaços em branco.
  • B. Os dados (1) e (2) mostram que a criança não domina aspectos fonológicos da língua; enquanto (3) e (4) evidenciam que ela domina plenamente esses aspectos.
  • C. Todos os dados (1, 2, 3 e 4) evidenciam que a criança transfere marcas da oralidade para a escrita.
  • D. Os dados (1) e (2) evidenciam que a criança ainda não domina a ortografia; já (3) e (4) evidenciam a presença da oralidade na escrita.
  • E. As realizações (1), (2) e (4) evidenciam que a escrita da criança ainda apresenta marcas da oralidade.
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