Questões de Pedagogia do ano 2007

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Ao mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir

I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo.

 II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional.

 III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica.

IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

A tarefa do educador não é, simplesmente, a de consumir desejos já existentes, mas de mostrar que vale a pena desejar, de tal modo que se crie novos desejos e se estimule novos interesses. Essa afirmação critica o papel do educador na concepção

  • A.

    sócio-construtivista.

  • B.

    espontaneísta.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    reprodutivista.

  • E.

    das inteligências múltiplas.

"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:

  • A.

    Conselho de Classe;

  • B.

    Conselho de Escola;

  • C.

    Grêmio Estudantil;

  • D.

    Círculo de Pais e Professores;

  • E.

    Serviço de Orientação Pedagógica.

São características de um bom gestor, EXCETO:

  • A.

    participar do planejamento e fazer o acompanhamento do trabalho docente;

  • B.

    estar sempre preocupado com os resultados da aprendizagem;

  • C.

    concentrar as decisões em sua figura;

  • D.

    manter as questões administrativas em dia.

Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:

  • A.

    referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.

  • B.

    elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.

  • C.

    habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.

  • D.

    saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.

  • E.

    conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.

"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:

  • A.

    alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.

  • B.

    respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.

  • C.

    avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.

  • D.

    diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.

  • E.

    envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.

"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.

Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.

  • A.

    A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.

  • B.

    O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.

  • C.

    Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.

  • D.

    O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.

  • E.

    Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.

Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?

  • A. Um teólogo com conhecimento das escrituras sagradas, consciente da importância de Deus na história e capaz de respeitar o posicionamento religioso de seus educandos.
  • B. Uma pessoa religiosa sensível às questões sociais, consciente do seu papel como cidadão e que seja capaz de educar na fé.
  • C. Um estudioso da cultura e de sua diversidade, consciente do papel relevante da religião e apto a questionar a fé.
  • D. Um cientista da religião, consciente da complexidade do fenômeno religioso e capaz de dialogar com as diversas áreas do saber.
  • E. Um profissional de educação sensível à pluralidade, consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa e que garanta a liberdade do educando sem proselitismo.

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.

( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.

( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.

( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.

( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.

A seqüência CORRETA das respostas é:

  • A. F, V, F, V, F
  • B. F, V, V, F, F
  • C. F, V, V, F, F
  • D. V, F, V, F, V
  • E. V, F, F, V, V
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...