Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a opção que apresente, corretamente, a tendência pedagógica que norteia cada um desses professores.
Ao mesmo tempo em que as pessoas se propõem a colaborar na constituição de grupos, reconhecendo o direito do outro e a necessidade de respeitá-lo, garantindo o espaço de todos, pode-se perceber que também há formas de agir
I. extremamente individualistas e/ou competitivas, que negam a participação de um ou mais integrante do grupo.
II. que se propõem a excluir pessoas do grupo, de forma inconsciente ou habilmente dissimulada e intencional.
III. preconceituosas e discriminadoras que favorecem comportamentos agressivos e utilizando-se, por vezes, de violência simbólica.
IV. que confirmam ser impossível a formação de grupos solidários, numa sociedade competitiva.
É correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A tarefa do educador não é, simplesmente, a de consumir desejos já existentes, mas de mostrar que vale a pena desejar, de tal modo que se crie novos desejos e se estimule novos interesses. Essa afirmação critica o papel do educador na concepção
sócio-construtivista.
espontaneísta.
libertadora.
reprodutivista.
das inteligências múltiplas.
"Um grupo tem a finalidade de representar os diversos setores da escola e conceber, planejar e controlar a organização do trabalho escolar". O trecho refere-se ao:
Conselho de Classe;
Conselho de Escola;
Grêmio Estudantil;
Círculo de Pais e Professores;
Serviço de Orientação Pedagógica.
São características de um bom gestor, EXCETO:
participar do planejamento e fazer o acompanhamento do trabalho docente;
estar sempre preocupado com os resultados da aprendizagem;
concentrar as decisões em sua figura;
manter as questões administrativas em dia.
Diante da necessidade de capacitação de gestores escolares, vem ganhando progressiva importância a formação continuada e em serviço, visando ao desenvolvimento de competências profissionais que, segundo Machado (2000), constituem- se de:
referências para a estruturação curricular e metodológica da formação e para a definição de objetivos.
elementos para a formação de profissionais qualificados, segundo critérios de racionalidade econômica e mercadológica.
habilidades técnicas que promovam a autonomia escolar diante das diretrizes das políticas educacionais.
saberes construídos na experiência pregressa no magistério, que são adicionados a práticas diretivas e monocráticas.
conhecimentos que foram adquiridos durante a formação acadêmica e que são compartilhados entre gestores.
"Uma escola reflexiva é uma comunidade de aprendizagem e é um local onde se produz conhecimento sobre educação." (Alarcão, 2003, p. 38). De acordo com o pensamento da autora, para que uma escola seja reflexiva, é papel do diretor:
alertar a comunidade escolar sobre os riscos do cidadão do século XXI ser condicionado pelas tecnologias.
respeitar a vontade dos atores da escola: professores, alunos, pais e toda a comunidade.
avaliar, junto com o grupo, a realidade da escola, delinear estratégias de ação, implementar e novamente avaliar.
diagnosticar possíveis falhas nos processos desenvolvidos na escola e identificar os responsáveis para que possam receber formação.
envolver os professores na construção do projeto da escola para que estes o transmitam aos alunos e aos pais.
"Manda quem pode, obedece quem tem juízo." Esta é uma frase que se refere às relações de poder. No entanto, mais do que uma frase, esse pensamento invadiu a escola durante muito tempo. Neste contexto, as relações de poder eram bem marcadas, e os processos de aprendizagem eram mais fortemente baseados em procedimentos individuais.
Dos preceitos a seguir, assinale aquele que corrobora essa postura.
A presença de um coordenador é importante, pois nele são centralizadas as informações, ficando sob sua responsabilidade encaminhamentos pertinentes, como estudos, debates, encontros entre professores e coordenadores.
O estímulo à autonomia do sujeito desenvolve o sentimento de segurança em relação às suas próprias capacidades, levando-o a interagir de modo orgânico e integrado num trabalho de equipe.
Ao elaborar seu projeto educativo, a escola discute e expõe valores coletivos, delimita prioridades, define os resultados desejados e incorpora a auto-avaliação ao seu trabalho, em função do conhecimento da comunidade em que atua.
O trabalho em grupo exige que os alunos considerem diferenças individuais, tragam contribuições, respeitem as regras estabelecidas e proponham outras, formando atitudes que propiciam o desenvolvimento da autonomia na dimensão grupal.
Atualmente cresce o consenso de que alguns direitos humanos são direitos essencialmente coletivos, como o direito à paz e a um ambiente saudável.
Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?
Pedagogia - Planejamento de Ensino - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) O planejamento de ensino implica o estabelecimento de objetivos, critérios de avaliação, técnicas de ensino, conteúdo programático, recursos didáticos e organização seqüencial dos conteúdos.
( ) As tendências pedagógicas Humanista, Progressista e Histórico-Crítica não expressam a superação de uma visão dicotomizada de Educação Física Escolar.
( ) Os perfis de habilitação do profissional de Educação Física são: Licenciado, Técnico- Desportivo e Bacharel.
( ) Estudos na área de Educação Física demonstram que há uma predominância avaliativa de tendência tecnicista e comportamentalista ao enfatizar os conteúdos motores.
( ) A prática de esportes nas escolas alcançou um desenvolvimento considerável devido ao crescimento industrial no pós-segunda guerra mundial, crescente urbanização e diversificação dos meios de comunicação de massa.
A seqüência CORRETA das respostas é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...