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Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A prática de gestão e da direção participativas converge para a elaboração e execução do projeto pedagógico-curricular e a assunção de responsabilidades de forma cooperativa e solidária. Acerca desse tema, assinale o opção correta.
A gestão democrática fica restrita ao discurso da participação e às suas formas externas, como eleições, assembléias e reuniões. Dessa forma, ela está livre de servir à manipulação e ao controle do comportamento das pessoas.
A autonomia é a razão de ser do projeto pedagógicocurricular; por meio dela, existe a independência relativa do poder central. Com isso, a escola pode traçar seu próprio caminho, envolvendo toda a comunidade escolar como coresponsável pelo êxito da instituição.
As relações autoritárias proporcionarão o andamento do processo e o cumprimento dos objetivos e prazos estabelecidos no projeto pedagógico da escola.
No espaço escolar; o desenvolvimento da profissionalidade deve estar acima da organização e da gestão do trabalho coletivo, pois dirigir uma escola significa conhecer bem seu estado real.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Uma instituição educacional, ao construir seu projeto político-pedagógico, na perspectiva da participação coletiva e da gestão democrática, deve pautar-se como pressuposto a:
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com uma concepção democrática, o projeto políticopedagógico
é o agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas, e deve ser construído separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.
busca uma direção, por meio de ações não-intencionais, com objetivos implícitos definidos separadamente pelos diferentes segmentos da comunidade escolar e deve ser encaminhado às autoridades educacionais para ser avaliado.
instaura uma forma de organização do trabalho pedagógico que supera conflitos, buscando eliminar a competição e as práticas autoritárias, hierárquicas e fragmentadas que permeiam as relações no interior da escola.
visa simplesmente um arranjo formal da escola, construído pela direção escolar, permitindo-se a participação do corpo docente e do corpo discente da escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação à gestão e à organização do trabalho pedagógico em uma perspectiva emancipadora da educação, assinale a opção correta.
Cabe à escola a construção do projeto político-pedagógico, coletivamente, fundamentado em uma concepção de sociedade, educação e escola que vise à libertação humana.
A escola, como instituição histórica e socialmente construída, não tem a função de propiciar uma organização de trabalho pedagógico fundamentada nos princípios democráticos.
Cabe à escola propiciar a estruturação de novas formas de organização de trabalho por meio do projeto políticopedagógico, construído de forma individual pelos diversos segmentos.
A escola deve propiciar a construção do projeto políticopedagógico de acordo com os conteúdos curriculares preestabelecidos pelo sistema de ensino e as necessidades da direção escolar.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O planejamento educacional constitui um processo que se realiza do nível macro — a elaboração e realização de políticas de educação — ao microcosmo — o plano de aula. A respeito desse processo, julgue os itens que se seguem.
O planejamento de ensino apresenta três fases que se justapõem, do mais abrangente ao mais específico: plano de curso; plano de unidade; e plano de aula.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As diferentes funções do conselho escolar incluem a função
mobilizadora, quando o conselho promove a participação, de forma integrada, dos segmentos representativos da escola e da comunidade local.
deliberativa, quando o conselho tem caráter de assessoramento às unidades escolares.
fiscal, quando o conselho elabora as normas internas da escola em seus aspectos pedagógico, administrativo e financeiro.
consultiva, quando o conselho acompanha a execução das ações e garante o cumprimento das normas da escola.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
São muitos os desafios atuais da educação brasileira, entre eles a realização da cidadania, a oferta de educação de qualidade e a superação das desigualdades. Nesse sentido, as responsabilidades da educação escolar contemporânea incluem
a atuação como agente de mudanças, o trabalho com a tradição e os valores e a preparação de cidadãos capazes de transformar a sociedade.
o estabelecimento de relações entre pessoas e idéias, o desenvolvimento do cumprimento de regras e o trabalho com o respeito às tradições.
a formação de indivíduos competitivos, que sigam as regras do mercado de trabalho, e o fortalecimento do liberalismo.
o incentivo à formação individualista e a capacitação para o exercício profissional e para a transformação da sociedade.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir, relativos aos níveis de planejamento estratégico, tático e operacional.
As decisões estabelecidas no nível operacional são eminentemente de dimensão técnica, enquanto, no nível estratégico, elas são de cunho político-social.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
A variação no comportamento resultante de mudanças se dá pelo fator humano. Os dois principais diferenciais são a conscientização e a intensidade de resposta às mudanças.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os constantes avanços tecnológicos e sua aplicabilidade às técnicas de gestão vêm sendo observados em estudos acadêmicos e como prática de mercado. Muitos estudiosos focam seus trabalhos em como implementar as técnicas desenvolvidas e suas melhorias, enquanto evidências mostram que se acaba menosprezando o aspecto humano das transformações. Acerca da análise de dificuldades, problemas e potencialidades na execução de atividades de desenvolvimento de recursos humanos, julgue os itens que se seguem.
As mudanças propostas nas organizações não alteram nem restringem a capacidade dessas organizações reagirem a novas condições.
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