Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma diretora envolveu a comunidade escolar na discussão e elaboração do projeto político-pedagógico da escola, promovendo reflexão acerca do papel dessa escola no contexto histórico e social em que estavam inseridos. Nessa situação, a gestão educacional, por coerência de ação, deve ser
democrática.
autocrática.
centralizada.
técnica.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A existência de uma coordenação para realizar o papel de liderança do grupo é dispensável em um planejamento participativo devido à dimensão democrática desse tipo de planejamento.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
Para a realização de um planejamento participativo, os grupos devem ser compostos da forma mais homogênea possível para se evitar a interferência de conflitos, proporcionando uma harmonia de idéias.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A visão fragmentada da organização do trabalho escolar é superada pela possibilidade de participação de diferentes segmentos no planejamento participativo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
O compromisso dos atores com as decisões tomadas é uma das características relevantes de um processo de planejamento participativo.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao planejamento participativo em educação.
A elaboração do planejamento participativo deve ser responsabilidade de um especialista externo ao grupo e, posteriormente, o projeto resultante deve ser analisado por todos os envolvidos.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As seguintes ações devem ser tomadas na organização e gestão da escola, exceto:
promover as condições e os recursos necessários ao funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula;
garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos;
promover a participação das pessoas no trabalho escolar, além de avaliar e acompanhar essa participação;
criar um ambiente propício à participação plena no processo social escolar dos profissionais, alunos e seus pais;
estimular os governantes a participar nas ações coletivas destinadas a atender aos alunos carentes das comunidades vizinhas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma das competências do gestor que atua de forma democrática e direcionada aos princípios e finalidades educacionais propostos no projeto pedagógico é a prestação de contas. No âmbito da gestão financeira no modelo de gestão participativa, o gestor deve
identificar as necessidades da escola, diagnosticar a origem dos recursos e aplicá-los de forma isolada, atendendo suas prioridades e prestando contas aos chefes imediatos.
fazer o levantamento de dados junto à comunidade escolar, registrar todas as etapas da gestão financeira, fazer uma prestação de contas transparente e consubstanciada.
contratar uma empresa terceirizada que possa elaborar o plano de gestão financeira, participar da execução do plano e fazer a prestação de contas documentada.
identificar a origem dos recursos, distribuí-los para que cada setor da instituição possa administrá-lo, coletar a documentação de gastos e fazer a prestação de contas.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
Um planejamento com caráter participativo não é adequado para organizações de grande porte ou com número elevado de atores em função das dificuldades operacionais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do planejamento participativo em educação, julgue os seguintes itens.
A priorização da questão orçamentária em um planejamento prejudica o sucesso da intervenção na realidade oriunda de um planejamento participativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...