Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conceito de ciclos de aprendizagem admite definições muito diversas. Um deles considera que certa homogeneidade dos programas e dos professores não constitui um ciclo de aprendizagem, mas apenas um simples ciclo de estudos. Segundo esse conceito, só existem verdadeiros ciclos plurianuais de aprendizagem quando a escolaridade é dividida em etapas de mais de um ano, com um currículo cobrindo o conjunto do ciclo, que pode ter a duração de dois, três ou quatro anos de escolaridade. O papel dos professores é conduzir os alunos que estão entrando no ciclo ao domínio dos objetivos visados para o final do percurso. Desse modo, as condições para a aprendizagem são, EXCETO:
Segundo Libâneo (1999, p. 50), "o campo do conhecimento pedagógico corresponde ao estudo científico e filosófico da educação e aos conhecimentos teóricos e práticos de sua aplicação". Sendo assim, eles podem ser agrupados nas seguintes áreas, EXCETO:
Conhecimentos científicos e filosóficos da educação.
Conhecimentos científicos e econômicos da educação.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
De acordo com a concepção libertadora da educação de jovens e adultos, pode-se definir como finalidade essencial da educação a
formação da consciência dos educandos.
do saber formal, científico, técnico e artístico.
formação do homem como elemento transformador do seu mundo.
adaptação do indivíduo ao meio social, para que aprenda as respostas úteis aos desafios do ambiente.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Sabe-se que um dos papéis da escola é possibilitar às novas gerações a apropriação do conhecimento construído e acumulado pela humanidade. Sabe-se também que essa instituição é constituída por pessoas, seres que interagem e que buscam incessantemente novos conhecimentos. Por isso, a escola do século XXI deve adotar a seguinte premissa:
para que o professor acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e educacionais, promovendo uma educação de qualidade, deve-se oferecer-lhe um ambiente propício ao estudo e à pesquisa, instrumentos de formação continuada.
uma forma de obter o envolvimento do aluno no ensino matemático é explorar sua capacidade de entender o que o professor transmite e relacionar o conteúdo transmitido com o que ele conhece e domina, contextualizando esse conteúdo.
é na escola que o aluno adquire as habilidades de atribuir significados, estabelecer correspondências e fazer ordenações lógicas; daí a importância da escola no desenvolvimento da linguagem científica e matemática.
as brincadeiras e o trabalho com materiais pedagógicos devem ser explorados pelo professor como atividades motoras, mas pouco influem na aquisição da logicidade pelo indivíduo.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A escola, como uma organização social complexa, apresenta conexões com o nível local, o regional, o nacional e, em um contexto global, até mesmo com o planetário. Essas conexões fazem-se presentes no currículo expresso e no currículo oculto. O texto acima é uma expressão dos conteúdos componentes do currículo oculto.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Depreende-se do conteúdo do texto uma visão durkheimiana de educação, no qual o processo de educação não-formal civiliza o homem.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
O fenômeno da globalização poderia ser trabalhado, com o exemplo do texto em apreço, em conteúdos sobre as origens do processo de globalização, as conexões entre as esferas local e global, as mudanças sócio-político-ambientais ocorridas em virtude do contato intercultural.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
Na educação básica, a interdisciplinaridade pode ser contemplada, nesse caso, congregando conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, filosofia, sociologia, história, geografia, biologia, matemática e física — por intermédio de situações problematizadoras — e mesmo química, mediante da análise de elementos poluentes e não-poluentes.
Tendo em vista o texto acima e a análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta, julgue os itens subseqüentes.
A situação específica apresentada no texto pode ser contemporaneizada por intermédio das técnicas da comparação e da redução sociológica.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico-curricular é o instrumento de articulação entre fins e meios. Ele faz o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Com base nesse pressuposto, assinale a opção correta.
A garantia da qualidade social do ensino acarreta a crença na possibilidade de educar a todos como condição para igualdade e inclusão social.
A reorganização das escolas e as mudanças nas práticas de gestão elevam necessariamente a qualidade da educação e, por isso, garantem um bom desempenho dos alunos na vida.
A aferição do desempenho intelectual dos alunos por meio de provas e exames no âmbito das escolas é garantia da melhoria da qualidade da educação oferecida.
A qualidade da educação se pauta pela elaboração de um projeto pedagógico que seja fruto da articulação de idéias de um grupo específico apresentado à comunidade escolar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...