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Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o contexto atual brasileiro e o papel da universidade, assinale a opção correta.
A universidade deve estar comprometida com o desenvolvimento social e a formação de cidadãos socialmente responsáveis.
Para que a universidade seja um centro de excelência na produção de conhecimento científico e tecnológico é importante restringir o acesso de alunos de escolas públicas e com baixo rendimento escolar.
O acesso de pessoas com necessidades especiais à educação superior deve ser assegurado desde que não comprometa os objetivos da universidade.
A universidade deve centrar sua atenção no desenvolvimento científico e tecnológico geral, desconsiderando o contexto socioeconômico da região em que está localizada para não haver prejuízos.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2008
A educação escolar compõe-se de:
Educação básica, formada pela educação infantil e superior.
Educação superior, formada pelo ensino fundamental e ensino médio.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Como modalidade da educação básica, mas com identidade própria, a educação de jovens e adultos (EJA) deve considerar as situações, os perfis e as faixas etárias dos estudantes. Além disso, a EJA deve pautar-se pelos princípios de eqüidade, diferença e proporcionalidade na apropriação e contextualização das DCN e na proposição de um modelo pedagógico próprio. À luz dessas idéias, assinale a opção correta.
As diretrizes da EJA se reduzem a orientações sobre iniciativas de alfabetização de adultos da sociedade civil.
São estabelecidas nas DCN para a EJA estrutura e duração fixa dos cursos em nível nacional.
É permitida, em cursos de EJA, a matrícula de crianças e de adolescentes da faixa etária de sete a quatorze anos completos.
A EJA incorpora as diretrizes do ensino fundamental e as do ensino médio.
A Educação de Jovens e Adultos, como modalidade da educação básica, tem as funções de:
equalizar, finalizar e qualificar;
reparar, equalizar e qualificar;
continuar, qualificar e equalizar;
continuar, terminar e qualificar;
reparar, qualificar e continuar.
Para a manutenção financeira da educação, conta-se, entre outros tributos, com a seguinte contribuição social:
Salário Educação;
FUNDEB;
Imposto Predial e Territorial Urbano;
Imposto de Renda;
Imposto sobre Grandes Fortunas.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O Ministério da Educação é o órgão responsável pela avaliação global do sistema escolar brasileiro, e as avaliações de cada segmento desse sistema são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Assinale a opção que apresenta as avaliações destinadas ao desempenho dos alunos da educação básica.
ENADE e ENC
SAEB e ENEM
ENEM e ENADE
SAEB e ENC
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O Plano Nacional de Educação (PNE) foi criado no ano de 2001 e tem validade de dez anos para atingir as suas metas. Constitui o objetivo do PNE
promover recursos financeiros para a realização dos programas de atendimento educacional às crianças de baixa renda.
fazer valer os direitos das crianças e adolescentes na aprendizagem escolar.
promover o envolvimento das pessoas no trabalho por meio da participação na gestão compartilhada da educação.
elevar o nível de escolaridade, por meio da melhoria da qualidade de ensino e da democratização da gestão do ensino público.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Carlos, servidor público estadual, efetivo na área administrativa, prestou concurso público para ingresso como auxiliar de educação na prefeitura Municipal de Sorocaba e foi aprovado. Ao ser chamado para tomar posse, Carlos deverá
declarar acúmulo de funções, desde que haja compatibilidade de horário.
se exonerar do cargo anterior para poder assumir o novo.
trabalhar nos dois cargos, sem declarar acúmulo.
entrar em exercício no novo cargo e licenciar-se, com proventos, da atividade anterior.
declarar acúmulo de cargos, mesmo com horários conflitantes.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Ainda é recorrente crianças e adolescentes que saem do interior ou de lugares pouco privilegiados para cuidar de outras crianças ou fazer trabalhos domésticos em casas de família. São, muitas vezes, tirados de suas casas, do convívio com suas famílias, com a promessa de receberem educação e uma vida melhor.
Essa situação é configurada como
uma forma de garantir uma sobrevivência digna.
uma oportunidade de aprendizagem para crianças e jovens carentes.
trabalho doméstico, previsto em lei e, portanto, legal.
transgressão dos direitos da criança e do adolescente.
um incentivo da sociedade civil para a melhoria das condições de vida dos menos privilegiados.
Pedagogia - Estrutura Educacional Brasileira - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2008
Uma creche municipal funciona dentro de containers sem qualquer revestimento em suas divisórias, além de tinta a óleo. Em dias de sol, a temperatura atingida pelas paredes chega a impedir que se toque nelas; a ventilação (natural e/ou artificial) mostra-se insuficiente para combater o calor excessivo; existe infiltração de água e goteiras em vários locais (inclusive berçários); a creche costuma ser freqüentada por anfíbios (sapos e pererecas) e animais peçonhentos (cobras e aranhas). As pererecas costumam entrar pelo ralo da cuba onde se banham os bebês.
Essa situação denota a
observância dos direitos das crianças, garantindo-lhes o bem estar e a segurança necessária para seu pleno desenvolvimento.
salvaguarda dos direitos da criança, inegavelmente contemplados no oferecimento de vagas na Educação Infantil, mesmo que em container.
violação dos direitos fundamentais das crianças na medida em que a Prefeitura oferece uma creche sem as mínimas condições de abrigo e proteção.
efetivação de políticas sociais públicas que permitem o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
adoção de medidas urgentes e prioritárias para garantir a sobrevivência digna dos menores, em consonância com a legislação em vigor e em especial com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
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