Questões de Pedagogia do ano 2008

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A professora Ana, da 1ª série do Ensino Fundamental, recebeu em sua sala Vitor, portador de deficiên cia auditiva. A professora, comentando com suas colegas sua "má sorte" em receber um aluno de inclusão, argumentou que não era obrigada a agüentar esse tipo de aluno em sua sala de aula. Conforme a legislação pertinente, ao fazer esse tipo de comentário, Ana está

  • A.

    correta, tendo em vista não ter formação adequada para trabalhar com alunos portadores de necessidades especiais.

  • B.

    equivocada, pois a oferta de educação especial é dever constitucional do Estado e deve ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino.

  • C.

    certa, já que alunos portadores de necessidades especiais devem ser atendidos preferencialmente em instituições especializadas.

  • D.

    errada, uma vez que ela é obrigada a aceitar alunos deficientes, mesmo que não seja feito nenhum trabalho pedagógico com eles.

  • E.

    correta, uma vez que o aluno portador de necessidades especiais não conseguirá se beneficiar da inclusão em uma sala regular.

No dia 08 de maio, Camila registrou em seu diário que uma comissão de mães compareceu à escola, exigindo a presença do diretor, a fim de que pudessem expor sua reivindicação: a expulsão do aluno Flávio, matriculado na 1.ª série do Ensino Fundamental. A representante do grupo alegou que o menino era extremamente agressivo, provocava brigas e batia nos colegas freqüentemente e as outras crianças já estavam ficando com medo de freqüentar a escola. O diretor, nesse caso, deve

  • A.

    acatar a reivindicação do grupo e afastar o aluno da instituição.

  • B.

    explicar que a criança tem direito garantido por lei ao acesso e permanência na escola.

  • C.

    encaminhar o pequeno infrator à Vara da Criança e da Juventude.

  • D.

    chamar o aluno para conversar com o grupo de mães.

  • E.

    ouvir as reclamações, lavrar uma ocorrência e encaminhála aos órgãos superiores.

Uma das atribuições do auxiliar de educação é atender ao público na secretaria da escola e realizar atividades correlatas. Assim, Camila atendeu a mãe de Larissa, que estava procurando vaga para matricular sua filha na Educação Infantil. De imediato, ela percebeu que Larissa tinha deficiência visual.

Diante da situação e dos textos legais, a auxiliar de educação deve

  • A.

    solicitar os documentos de praxe a fim de efetivar a matrícula.

  • B.

    encaminhar mãe e filha ao diretor da creche, pois é o único funcionário da escola que pode atender esse tipo de caso.

  • C.

    indicar uma escola que possua classe especial.

  • D.

    informar que a creche não possui profissional habilitado para atender Larissa.

  • E.

    pedir que a mãe retorne mais tarde, para que outro funcionário verifique a existência de vagas.

Ao chegar à unidade escolar, Camila foi recebida pelo diretor que lhe explicou, que uma das atribuições do auxiliar de educação, dentre outras, é

  • A.

    executar as atribuições típicas do seu cargo e os trabalhos para os quais foi incumbida, de forma eficaz e eficiente.

  • B.

    atender, de acordo com sua disponibilidade, as requisições de documentos destinados à defesa da Fazenda Municipal.

  • C.

    executar atividades de suporte à gestão administrativa escolar, conforme procedimentos, normas e necessidades das diferentes áreas de atuação.

  • D.

    desenvolver atividades de controle interno e externo, incluindo situações que exijam conhecimento de natureza administrativa e organizacional.

  • E.

    prever, planejar, executar e avaliar ações educativas e de cuidados para as diversas faixas etárias, cumprindo o disposto na proposta pedagógica da escola.

Os sistemas municipais de ensino compreendem:

  • A.

    As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

  • B.

    As instituições do ensino médio e superior mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • C.

    As instituições do ensino médio mantidas pelo poder público municipal; as instituições de ensino médio e educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • D.

    A educação infantil mantida pelo poder público municipal; as instituições do ensino fundamental, médio e superior criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

  • E.

    As instituições do ensino fundamental, médio e de educação infantil mantidas pelo poder público municipal; as instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada; os órgãos municipais de educação.

Só aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

A Tendência Pedagógica expressa nas idéias acima representa a pedagogia

  • A.

    tecnicista.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    libertadora.

  • D.

    histórico-crítica.

  • E.

    realista.

Desde o início da década de 1990, algumas perspectivas de políticas sociais orientadas para as exigências do estágio atual do capitalismo para a América Latina têm sido delineadas por organismos internacionais. Na definição das políticas educativas na América Latina assume papel decisivo o Banco Mundial e sua posição de defesa explícita da vinculação entre educação e produtividade, numa visão claramente economicista.

 A influência do Banco Mundial gerou políticas educativas, na América Latina, que priorizaram:

  • A.

    melhoria da eficiência interna, qualidade, eqüidade, descentralização e privatização.

  • B.

    melhoria da qualidade do ensino, avaliação de competências e desenvolvimento da cidadania.

  • C.

    universalização da educação básica e centralização de projetos pedagógicos.

  • D.

    desenvolvimento integral do educando, formação de professores e qualidade social.

  • E.

    integração dos sistemas educacionais e financiamento específico para a educação dos excluídos.

Em relação à Educação Pública no Brasil, é correto afirmar que

I. o Manifesto dos Pioneiros da Educação, em 1932, teve grande importância na defesa pela educação obrigatória, pública, gratuita e laica como um dever do Estado.

 II. a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 4.024/61) atendeu também as escolas privadas, apesar das pressões para que o Estado destinasse recursos apenas para a educação pública.

 III. o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1970) é considerado o movimento mais competente em termos de qualidade para a alfabetização de jovens e adultos.

IV. historicamente a prática de pôr a Administração Pública a serviço de grupos particulares, sejam econômicos, religiosos ou político-partidários, garantiu um maior investimento financeiro na educação pública de qualidade.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    III e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I e II.

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

Durante a ditadura militar, foi instituída a reforma universitária, consumada pela Lei n.º 5.540, de 28/11/1968. Resumidamente, algumas das principais mudanças introduzidas foram: extinção das cátedras; integração de cursos, áreas e disciplinas; agregação das disciplinas afins nos departamentos; concentração do ensino superior em universidades e, excepcionalmente, em estabelecimentos isolados; composição curricular a partir de disciplinas obrigatórias e optativas; introdução do sistema de créditos, possibilitando a matrícula por disciplina; centralização da coordenação administrativa, didática e de pesquisa; cursos de níveis e duração variados (graduação, pós-graduação, extensão, aperfeiçoamento e especialização); introdução do ciclo básico na graduação; incentivo formal à pesquisa; ampliação da representação nos órgãos de direção das várias categorias de docentes; e unificação do vestibular, por universidade e por região.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, referentes ao setor educacional no Brasil.

O manifesto dos pioneiros da educação nova, publicado em 1932, defendia a tese de que, no regime político brasileiro, o Estado não poderia impedir que, graças à organização de escolas privadas de tipos diferentes, as classes mais privilegiadas assegurassem a seus filhos uma educação de classe determinada; mas estava no dever indeclinável de não admitir, dentro do sistema escolar do Estado, quaisquer classes ou escolas a que só tivesse acesso uma minoria, por privilégio exclusivamente econômico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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