Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A tendência progressista crítico-social dos conteúdos difunde a idéia de que a escola deve garantir a aquisição de conteúdos e a socialização para propiciar aos alunos uma participação organizada e ativa na democratização da sociedade. Como principal representante dessa tendência tem-se
Paulo Freire.
Dermeval Saviani.
Maria Montessori.
Carl Rogers.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca da função da escola na tendência liberal renovada progressivista.
A escola deve priorizar a formação de atitudes, por meio do trabalho, com os aspectos psicológicos acima dos pedagógicos ou sociais.
A transformação das relações de opressão do homem com a natureza e do homem com outros homens é a tarefa principal do processo educativo.
A busca da autogestão individual e coletiva é o papel fundamental da escola, estabelecendo, assim, um sentido político para o trabalho pedagógico.
Cabe à escola organizar-se de forma a retratar a vida, proporcionando experiências que satisfaçam aos interesses dos alunos e às exigências sociais.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
O confronto entre a experiência do aluno e os saberes historicamente sistematizados caracteriza a concepção investigada especialmente por Dermeval Saviani.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
Freinet desenvolveu um trabalho significativo em relação à concretização da concepção progressista libertária.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
Os processos autogestionários e a vivência grupal para a construção do conhecimento são traços marcantes da concepção progressista libertadora.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
A concepção liberal renovada não-diretiva tem em Maria Montessori uma de suas principais representantes e baseia-se no trabalho de estimulação da resolução de problemas.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 91 de acordo com as concepções pedagógicas.
A escola que adota uma orientação humanística clássica e trata os conteúdos como verdades absolutas repassadas de uma geração a outra está assentada nos pressupostos da concepção liberal tradicional.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Referindo-se a educação não-formal, a nova escola deve reconhecer a existência de demandas individuais e coletivas, orientar-se para a liberdade do sujeito pessoal, para a comunicação intercultural e para a gestão democrática da sociedade e suas mudanças. Para tanto, essa escola deve se estruturar a partir dos seguintes princípios, EXCETO:
ter a vontade de corrigir a desigualdade das situações e das oportunidades.
unir motivação, objetivos estratégicos e memória cultural para participar do mundo técnico e mercantil.
unir a formação para a cidadania e a transmissão competente de conhecimentos básicos e preparar os indivíduos para os vestibulares.
atribuir importância central à diversidade histórica e cultural e ao reconhecimento do outro e a todas as formas de comunicação intercultural.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2008
Um novo paradigma do conhecimento está surgindo das interfaces e das novas conexões que se formam entre saberes outrora isolados e partidos e dos encontros da subjetividade humana como o cotidiano, o social, o cultural. Assim, os sistemas escolares também estão montados a partir de um pensamento que recorta a realidade, que permite dividir os alunos em normais e deficientes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. A lógica dessa organização é marcada por uma visão:
determinista, mecanicista, maiêutica, reducionista.
determinista, mecanicista, formalista, reducionista.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.
Os professores necessitam desenvolver a capacidade de interação e comunicação entre si e com os outros membros da comunidade escolar, participando ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão.
A reflexão isolada por meio do domínio da informação e dos conteúdos necessários a sua ação pedagógica é uma das qualidades necessárias para a prática da gestão democráticoparticipativa.
A prática de gestão democrático-participativa requer o desenvolvimento de capacidades e habilidades de liderança.
Aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula é um dos requisitos para o exercício da gestão democráticoparticipativa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...