Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.
A idéia central da pedagogia de projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.
Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.
A metodologia de ensino por projetos, proposta por Dewey, foi se incorporando no Brasil durante o movimento Escolanovista, por volta de 1930, e se aperfeiçoa nos últimos anos como prática pedagógica significativa
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com Ubiratan D'Ambrósio, a avaliação deve ser
entendida como uma orientação para o professor na condução de sua prática pedagógica.
vista como um instrumento para reprovar ou reter alunos, o que garante a construção de seus esquemas de conhecimentos teóricos e práticos.
realizada com instrumentos externos disponibilizados ao professor, tais como provas ou testes padronizados.
aplicada como instrumento de seleção e classificação de alunos, de modo a garantir turmas homogêneas.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.
No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.
A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.
Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.
Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.
O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.
O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.
O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.
Em uma perspectiva cognitiva, o currículo acentua o desenvolvimento das capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem.
O currículo tecnicista corresponde a um conjunto de disciplinas a serem estudadas pelos alunos ao longo das séries escolares.
O currículo tradicional gera um formato de currículo baseado na tecnologia de elaboração e de aplicação de programas curriculares.
O currículo sócio-crítico corresponde melhor à idéia de plano de estudos, selecionando experiências de aprendizagem.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.
A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.
Pedagogia - Currículo e Construção do Conhecimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.
Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...