Questões de Pedagogia do ano 2008

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A idéia central da pedagogia de projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A metodologia de ensino por projetos, proposta por Dewey, foi se incorporando no Brasil durante o movimento Escolanovista, por volta de 1930, e se aperfeiçoa nos últimos anos como prática pedagógica significativa

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Ubiratan D'Ambrósio, a avaliação deve ser

  • A.

    entendida como uma orientação para o professor na condução de sua prática pedagógica.

  • B.

    vista como um instrumento para reprovar ou reter alunos, o que garante a construção de seus esquemas de conhecimentos teóricos e práticos.

  • C.

    realizada com instrumentos externos disponibilizados ao professor, tais como provas ou testes padronizados.

  • D.

    aplicada como instrumento de seleção e classificação de alunos, de modo a garantir turmas homogêneas.

Assinale a opção correta acerca do currículo na concepção de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A.

    No sistema educacional brasileiro, um currículo obrigatório e unificado viabiliza a melhoria da qualidade da educação.

  • B.

    A mistificação de conhecimentos é uma estratégia fundamental para a elaboração de um currículo que possibilite a construção da autonomia pelo aluno.

  • C.

    Como é um instrumento a serviço da comunidade escolar, o currículo não deve ser acompanhado de elementos que propiciem sua avaliação.

  • D.

    Qualquer alteração curricular deve levar em conta os três componentes do currículo: objetivos, conteúdos e métodos.

Os estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 60 e 70 do século passado destacam a existência, nas escolas, de vários níveis de currículo: formal, real e oculto. Acerca dos níveis de currículo, abordados por Libâneo, assinale a opção correta.

  • A.

    O currículo formal é o que, de fato, acontece na sala de aula, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.

  • B.

    O currículo real é o currículo estabelecido pelos sistemas de ensino ou pela instituição educacional.

  • C.

    O currículo real é o currículo legal expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo.

  • D.

    O currículo oculto representa tudo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas que vigoram no meio social e escolar.

Assinale a opção correta em relação aos tipos de currículo abordados por José Carlos Libâneo.

  • A.

    Em uma perspectiva cognitiva, o currículo acentua o desenvolvimento das capacidades cognitivas, das estratégias de aprendizagem.

  • B.

    O currículo tecnicista corresponde a um conjunto de disciplinas a serem estudadas pelos alunos ao longo das séries escolares.

  • C.

    O currículo tradicional gera um formato de currículo baseado na tecnologia de elaboração e de aplicação de programas curriculares.

  • D.

    O currículo sócio-crítico corresponde melhor à idéia de plano de estudos, selecionando experiências de aprendizagem.

Com relação à pesquisa participante como instrumento de ensinar e aprender, julgue os itens de 72 a 78.

A pesquisa participante tem como objetivo a análise da realidade e sua transformação em benefício dos próprios participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para alguns teóricos críticos, o importante não é saber se o conhecimento é verdadeiro, mas as formas pelas quais os conhecimentos são tidos como legítimos ou ilegítimos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para o pós-estruturalismo, a diferença é uma característica natural e, portanto, absoluta, e assim deve ser tratada no currículo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir de acordo com as teorias tradicionais, críticas e pós-críticas de currículo.

Para Bobbitt, o currículo deveria ser organizado de acordo com os princípios da administração científica de Taylor.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...